Crédito ou Débito: qual opção escolher na hora das compras?

Muitas vezes, um mesmo cartão pode servir para o crédito e débito nas compras do cliente.

Na dúvida se é melhor usar o cartão de crédito ou de débito para as suas compras? Pois saiba que ambos têm suas vantagens, e tudo depende dos seus objetivos e perfil.

Por exemplo: quem tem dificuldade de controlar o orçamento se sai melhor com o cartão de débito. Assim, não ficarão dívidas em aberto para depois.

A seguir, contamos tudo que você precisa saber sobre essas duas opções de cartão. Acompanhe!


Qual a diferença entre cartão de crédito e débito

Os cartões de crédito e de débito podem facilitar muito o dia a dia, não é mesmo? Afinal, eles permitem a compra sem que você precise ter dinheiro na carteira. Mas há uma grande diferença entre os dois: o momento de pagamento.

Quando você usa um cartão de crédito, a compra é feita a prazo. Ou seja, você adquire agora, mas vai pagar só no dia do vencimento da fatura do cartão. Para a compra, você só precisa ter crédito no cartão.

Já no caso do cartão de débito, a compra é paga imediatamente. Usando o cartão, o dinheiro é descontado da conta corrente do usuário. Assim, é preciso ter dinheiro em conta, ou então a compra pode usar parte do cheque especial.


Cartão de crédito: como funciona

Com um cartão de crédito, quem paga pela sua compra é a operadora do cartão. Então, depois, quando sua fatura vencer, você vai pagar à operadora, e não ao lojista de quem você comprou.

É por isso até que as lojas aceitam cartão de crédito. Já pensou se elas tivessem que esperar o seu pagamento para receberem? Isso poderia prejudicar o caixa desses negócios, mas não afeta também a operadora de cartão, que é uma empresa maior e com mais crédito.

Então, usar o cartão de crédito pode ser vantajoso tanto para você, quanto para as lojas de que você compra.

Benefícios do parcelamento

Sem dúvida, uma das principais vantagens de comprar com o cartão de crédito é o parcelamento que ele permite.

Ou seja, você vai pagar pelo que comprou aos poucos, em parcelas ao longo dos meses. Muitas vezes, esse parcelamento é sem juros, então você não vai pagar a mais por dividir os valores.

Pagar aos poucos por uma compra pode ajudar bastante a controlar o orçamento. Você só precisa escolher um valor de parcela que cabe na sua renda mensal. Ou seja, que você vai conseguir pagar com tranquilidade, sem comprometer outras contas de casa.

Porém, o parcelamento também merece cuidado. A cada nova compra, você deve anotar seu gasto e planejar seu pagamento nos próximos meses. Acumular parcelas de várias compras, sem ter controle sobre elas, pode fazer você precisar de mais dinheiro do que tem para manter as contas em dia.

Se isso acontecer, você pode enfrentar aperto nas finanças e deixar as dívidas em aberto. Ter dívidas no cartão é uma grande dor de cabeça, pois seus juros são alguns dos mais altos do mercado.

Vantagens e benefícios

Usar o cartão de crédito para fazer compras traz facilidades para o dia a dia. Por exemplo, você pode comprar mesmo não tendo dinheiro no momento, porque só vai fazer o pagamento no futuro.

Outra coisa importante é que ele torna mais simples comprar pela internet. Assim, você pode aproveitar boas ofertas online, comprando a prazo.

Além disso, um cartão de crédito também oferece vantagens como programas de milhas. Neste caso, a cada gasto no cartão, o consumidor acumula pontos. Depois, pode trocar esses pontos por produtos e serviços, como passagens áreas.

Para aproveitar as milhas, é importante conferir o que sua operadora de cartão oferece. Não são todas as empresas que têm esses programas, e elas também pontuam e têm produtos diferentes.

Ainda vale dizer que, com um cartão de crédito, é possível aproveitar de programas de cashback. Ou seja, em determinadas compras, você receberá de volta parte do dinheiro que pagou.


Cartão de débito: o que é?

Comprar com o cartão de débito pode ser uma ótima opção para quem não gosta de andar com dinheiro na carteira, mas também prefere pagar na hora pelas compras.

O dinheiro para débito fica disponível na conta do usuário. É importante ter atenção a isso pois, se não tiverem valores disponíveis, o débito pode descontar do cheque especial.

O cheque especial é um empréstimo automático que os bancos oferecem, mas só deve ser usado em emergências. Afinal, eles têm altos juros, e essas taxas são cobradas diariamente. Usar o cheque especial e não “repor” o dinheiro na conta rapidamente vai criar uma dívida que você pode ter dificuldade de pagar.

Vantagens de pagar no débito

A maior vantagem de pagar no débito é que você acaba usando só o dinheiro que tem. Claro, há a opção pelo cheque especial, mas sabendo dos seus juros, você vai acabar por não usá-lo.

Ou seja, você só vai contar com o dinheiro que tem em conta. Depois que ele acabar, não vai comprar mais. É algo que pode ajudar a manter o controle do orçamento em dia.

Além disso, o cartão de débito é amplamente aceito. Diferente do crédito, que muitas lojas ainda não usam para o pagamento pelo consumidor.


Quando usar cada opção?

Na hora escolher entre o débito e o crédito, você pode considerar as informações da tabela abaixo.

Tenho bom controle do orçamentoPrefiro pagar agora em vez de fazer dívidasCompra de alto valorDesconto à vista?
SIMNÃOSIMNÃOSIMNÃOSIMNÃO
CréditoDébitoDébitoCréditoCréditoDébitoDébitoCrédito

Escolhendo o cartão ideal para seu perfil

Existem várias opções de cartão no mercado. Alguns têm anuidade, outros não. A bandeira dos cartões, limites de crédito etc. também variam.

Por isso, na hora de escolher o melhor, vale a pena usar um simulador de cartão. Assim, você vai apresentar o que deseja, e vai receber várias opções para comparar.


Considerações finais

Na hora de comprar, a dica é avaliar seu orçamento. Tenha a certeza de que você pode pagar, seja agora, no débito, ou depois, no crédito.

Esse cuidado vai evitar que você gaste mais do que suas finanças permitem. Se isso acontecer, você pode acumular dívidas e ter várias dores de cabeça.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Experta Media para o Blog Gauchaweb.

Gostou do nosso conteúdo sobre crédito e débito? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ISSO:

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...