Como monetizar o Instagram

Com mais de um bilhão de usuários ativos, o Instagram alcançou enorme popularidade. A razão disso não está em seu número bruto de usuários, mas em seu grande engajamento. Basicamente, grande parte das fotos e vídeos postados recebe um grande número de comentários, curtidas e likes. Isso mostra que, em termos de visibilidade, o Instagram é excelente.

Como o Instagram possui vários modos de interação, é possível criar um laço mais sólido entre os consumidores (seguidores) e as marcas (influenciadores). Isso pode ser visto nas curtidas, respostas, compartilhamentos, reels e postagens do feed.

Em resumo, o Instagram é visto como uma grande máquina de engajamento. Por isso, se uma página entregar bons conteúdos, ela terá uma boa chance de crescer e gerar alguma renda para seu adm.

Ou seja, mesmo não pagando diretamente como o YouTube faz, o Instagram pode ser uma boa ferramenta de monetização. Contudo, para que isso aconteça, é necessário aplicar as estratégias certas. Ademais, é preciso ser muito persistente. Nos próximos parágrafos, você saberá o que fazer para monetizar o Instagram.

O que é a monetização do Instagram?

Antes de falar sobre como monetizar o Instagram, é preciso explicar como isso funciona. Em suma, o conceito de monetizar o Instagram é simplesmente ganhar dinheiro por causa da plataforma.

Por exemplo, é possível fazer campanhas de publicidade em sua página ou ganhar dinheiro com os anúncios do IGTV. Além disso, você pode vender produtos em seu perfil ou até mesmo comprar visualizações no reels.

Aliás, a compra de visualizações fará mais pessoas conhecerem a sua página. Assim, você terá uma boa chance de fazer boas vendas ou, simplesmente, divulgar seu conteúdo.

Em suma, monetizar é usar as interações e o alcance gerado pelo Instagram para, de algum modo, ganhar dinheiro. Para isso, é necessário conquistar um bom número de seguidores e ter um grande engajamento em suas postagens.

É crucial que as pessoas curtam, comentem e compartilhem os seus posts. Assim, o algoritmo do Instagram o recomendou para mais pessoas. Sem essa recomendação, dificilmente o Instagram renderá algum ganho para você. A seguir, conheça alguns modos de monetizar o Instagram.

Programas de afiliados

O número de plataformas de afiliados não para de aumentar. Nos dias de hoje, plataformas famosas como Hotmart, Monetizze e Awin fazem muito sucesso em nosso país. Nesses sites, é possível encontrar praticamente qualquer coisa para vender como afiliado.

Para usar algum programa de afiliados em seu Instagram, a estratégia mais simples é gerar conteúdo sobre algum produto. Por exemplo, se você se cadastrou na Hotmart, escolha algum produto da plataforma e faça posts sobre ele em seu Instagram.

A partir daí, insira o link de afiliado em sua bio e, em cada post, peça para as pessoas o acessem. Se tudo der certo, as pessoas entrarão no link, comprarão o seu produto e você receberá uma comissão em cima dele.

Ser um afiliado não exige um grande investimento financeiro. Portanto, você pode trabalhar nisso mesmo que não tenha um grande poder aquisitivo. Porém, caso sua página tenha poucas visualizações e seguidores, será preciso comprar visualizações no reels. Afinal de contas, não há como vender nada se ninguém conhecer o que você posta.

Criar uma loja online

Outro modo de monetizar o Instagram é montar uma loja online em seu perfil. Atualmente, essa plataforma oferece vários recursos para quem pretende fazer isso. Vale lembrar que, criar uma loja online é bem mais complicado do que trabalhar como afiliado. Aliás, para montar uma loja desse tipo, é necessário fazer uma série de ações, tais como:

  • Criar uma Fan Page no Facebook;
  • Fazer a conexão da Fan Page com a página do Instagram;
  • Criar uma loja virtual no Instagram;
  • Cadastrar os produtos no Catálogo;
  • Criar posts no Instagram e marcar os produtos que serão vendidos.

Para os donos de lojas online, seguir os passos acima é fundamental. Dessa forma, será possível vender os produtos usando o Instagram Shopping. Afinal, usar as redes sociais é o básico em qualquer plano de marketing digital. Do contrário, dificilmente haverá crescimento naquela loja online.  

Aliás, alguns sites utilizam o Instagram Shopping sempre que podem. Dessa forma, eles ganham mais uma opção para vender seus itens. Para monetizar o Instagram, o mais importante é criar boas estratégias de venda. Assim, seu perfil ganhará mais seguidores e, com o passar do tempo, renderá bons lucros.

Vender nas redes sociais

Ainda dentro do assunto “loja online”, é possível utilizar outras redes sociais para vender produtos. Aliás, é possível fazer um collab entre todas elas para fazer uma ampla divulgação de sua loja. Nesse caso, a ideia seria criar uma loja virtual no Instagram e criar páginas sobre ela em outras redes sociais, como o Facebook, o TikTok e até mesmo o YouTube.

Além disso, se você não souber nada sobre criar uma loja no Instagram, existem apps que podem ajudar. Por exemplo, uma boa alternativa é o Bagy, aplicativo que ajuda a criar uma loja online no Instagram. Inclusive, esse app é um dos mais adequados nesse sentido.

Para que a loja virtual traga bons frutos para você, é necessário aplicar boas estratégias de marketing. Dessa forma, seu público-alvo terá interesse em sua página e haverá um grande aumento em suas vendas.

Marketing de influência

Monetizar o Instagram está muito ligado ao trabalho feito com o poder de sua audiência. Atualmente, o engajamento dos posts é um grande ativo nas redes sociais. Aliás, é exatamente isso que gera crescimento nas páginas. Por isso, é muito importante utilizar o marketing de influência, pois é um modo eficiente de obter engajamento.

Se o conteúdo do seu perfil é relevante, o marketing de influência ajudará muito a sua página. Aliás, essa estratégia é ótima para as pessoas que possuem um bom número de seguidores.

O modo mais comum de aplicar o marketing de influência é fazer parcerias com influenciadores digitais. Ao fazer isso, sua página terá um grande aumento na audiência, pois, o público do influenciador buscará o teu perfil.

Nessa parceria, o objetivo é atrair parte do engajamento do influenciador para a sua página. Assim, será possível elevar as vendas de sua loja do Instagram e conseguir uma boa monetização.

Poder dos influenciadores

Devido a sua autoridade, um bom influenciador consegue direcionar as atitudes de seu público. Ele pode criar desafios, pedir curtidas em posts e vídeos, chamar seus fãs para eventos, entre outros. Em suma, esse profissional consegue guiar o seu público e tirar vantagem disso. Portanto, para quem pretende monetizar o Instagram, é essencial ter um grande influenciador como parceiro. Vale lembrar que, normalmente, um influenciador famoso costuma cobrar caro para divulgar alguém. Por isso, é importante se programar financeiramente antes de buscar essa parceria. Afinal, dificilmente uma pessoa famosa aceitará divulgar a sua página sem receber nada em troca.

Considerações finais

Esse texto foi originalmente desenvolvido por André Marques para o Blog Gauchaweb.

Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...