Atendimento ao cliente – dicas

Antigamente, o atendimento ao cliente tinha um papel único: oferecer suporte ao consumidor. Ou seja, o trabalho desse setor era lidar com os problemas apresentados pelos clientes. Na verdade, o real objetivo do atendimento ao cliente era proteger a empresa de processos e prejuízos financeiros. Por isso, não havia qualquer empatia ou humanização nos atendimentos.

No entanto, esse modelo de atendimento caiu em desuso. Atualmente, as centrais de atendimento vão muito além do suporte, pois oferecem apoio e orientação ao consumidor. Aliás, uma boa central de atendimento acompanha o cliente durante toda sua jornada de compras. A seguir, você verá algumas dicas importantes sobre o atendimento ao cliente.

Não deixe de ter empatia

Em qualquer trabalho de atendimento, é importante se colocar no lugar do cliente. Aliás, a empatia é necessária não só nos atendimentos, mas na vida como um todo. É muito importante se colocar no lugar dos outros, pois, todo mundo pode ter um momento ruim. Ou seja, da mesma forma que seu colega pode ter um problema hoje, esse mesmo problema pode ser seu amanhã.

Por isso, ao atender uma pessoa, é crucial demonstrar respeito por ela e por seu problema. Dessa forma, ela perceberá que está sendo levada a sério. Sempre que um atendimento é feito, é importante tratar o cliente da maneira que você gostaria de ser tratado. Assim, o serviço será feito com eficiência e seriedade.

Ofereça um ambiente confortável

Tanto nos ambientes digitais quanto em espaços físicos, é importante trazer conforto aos clientes. Dessa forma, eles se sentirão mais seguros ao interagirem com a sua empresa.

O atendimento ao cliente se inicia assim que ele entra na loja. Se, nesse instante, ele perceber que a empresa não é confiável, o atendimento será prejudicado. Por isso, é muito importante ser gentil e respeitoso com o cliente desde o primeiro contato com ele. Isso vale para o atendimento presencial e também para o atendimento online.

Fale a verdade para o cliente

Outra dica importante é falar a verdade aos clientes.Afinal, ser transparente é crucial para um atendimento bem feito. Ao atender uma pessoa, é preciso explicar para ela o que pode e o que não pode ser feito. Assim, não haverá falsas expectativas e nem decepções com seu atendimento.

Adote um atendimento humanizado

O atendimento humanizado busca tratar aos seus clientes com o máximo de respeito possível. Sem preconceitos, esse atendimento usa uma linguagem clara, empática e compreensível. Assim, ele consegue se aproximar de qualquer tipo de cliente, independentemente de raça, religião, classe social ou sexualidade.

No atendimento humanizado, a ideia é se conectar ao máximo com o cliente. Assim, será possível criar uma abertura para que ele fale sobre seu problema. Nesse tipo de atendimento, fica mais fácil lidar com clientes negativos e desesperançosos. Por isso, elepode melhorar muito a reputação de uma empresa.

Não deixe o cliente esperando

Um ponto essencial do atendimento ao cliente é estar sempre disponível. Ou seja, quando o atendimento personalizado começar, não deixe o cliente esperando eternamente. É muito importante atender ao cliente com eficiência e agilidade, pois ele não é obrigado a esperar ninguém.

Seja no chat, nas redes sociais ou no teleatendimento, deixar o cliente esperando é péssimo. Aliás, esse é o modo mais fácil de perder o cliente para a concorrência.

Considerações finais

Esse texto foi originalmente desenvolvido por Alessanderson Dubecker para o Blog Gauchaweb.

Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...