Como organizar sua agenda semanal de forma inteligente? – Confira 5 dicas!

Como organizar sua agenda semanal de forma inteligente? Quais são os assuntos aos quais devemos dar prioridade e quais devemos deixar por último? Organizar uma rotina não é uma tarefa fácil, mas pode ser mais simples se soubermos por qual caminho iniciar.

No conteúdo de hoje, vamos lhe ensinar como organizar sua agenda semanal de forma inteligente. Vamos lá!

Como organizar sua agenda semanal de forma inteligente?

1. Crie um Vision Board

A primeira coisa que você deve fazer para organizar uma agenda semanal é ter uma visão geral. Se você não tiver clareza sobre o estilo de vida e a direção a seguir, o que fará é apenas uma longa e cansativa jornada sem destino.

Para esclarecer suas ideias, o que você pode fazer é criar um “Vision Board”, termo em inglês que quando é traduzido significa “Quadro de visão”. Trata-se de uma colagem de imagens que evocam e representam os objetivos que você deseja alcançar, as atividades e hábitos que deseja implementar ou introduzir em sua vida.

Depois de criar seu Vision Board, mantenha-o sempre à vista, imprima-o ou defina-o como plano de fundo do seu PC ou smartphone, para que você possa se inspirar e sempre ter seus objetivos em mente.

Depois de criar seu Vision Board, não deixe que ele permaneça apenas uma bela colagem de imagens.

Para tornar real essa imagem que você criou e não apenas uma intenção, o que você deve fazer é identificar ações muito concretas que gradualmente o aproximem dessa visão de si mesmo e de sua vida. Escreva-os, em preto e branco, criando uma lista o mais concreta e realista possível.

2. Crie uma lista principal de tarefas

O segundo conselho que queremos lhe dar de como organizar sua agenda semanal de forma inteligente, é criar um uma lista dividida por categorias (ex: casa, pessoal, família, trabalho e assim por diante) onde você pode anotar tudo que entra em sua mente sobre coisas que você deveria ou gostaria de fazer.

E não se esqueça de incluir também todas as atividades, ações e pequenos passos que você identificou a partir de seu Vision Board na direção de seus objetivos.

3. Crie uma lista semanal de tarefas

Uma vez que você tenha criado sua lista, então o que você deve fazer é criar uma lista semanal, contendo todas as atividades que têm prioridade absoluta sobre tudo, porque são urgências, prazos ou tarefas da maior importância.

Mas tenha cuidado, para evitar o esgotamento, certifique-se de que em sua lista de tarefas semanal haja sempre um equilíbrio entre as atividades que exigem sua energia e as atividades que, em vez disso, o regeneram e o recarregam com energia.

Ler, cozinhar, praticar esportes, sair com os amigos, são obviamente gostos e inclinações pessoais. Quaisquer que sejam essas atividades, certifique-se de colocá-las emsua lista de tarefas, caso contrário, o risco é esquecê-las completamente.

4. Projete uma rotina de organização

Para tornar a organização de uma agenda semanal um hábito e não apenas uma correria do momento, certifique-se de criar uma rotina sob medida para você. E para isso você deve se fazer essas perguntas.

  • Primeiro pergunte a si mesmo: quanto tempo eu quero e posso realmente dedicar ao design da semana?

Se passar duas horas no domingo de manhã planejando a semana parece um pesadelo real e um nível muito alto de compromisso, forçar-se a fazê-lo seria apenas um inútil desperdício de energia.

Em vez disso, reserve um pouco de tempo ou faça isso na sexta-feira antes de fechar a semana. Talvez você vá descobrindo aos poucos que tem gosto pela organização e que isso pode até se tornar um momento divertido dedicado apenas a si mesmo.

  • Então pergunte a si mesmo que tipo de ferramenta de planejamento você prefere? Papel ou digital?

Para alguns essa preferência é muito clara, ou você pode optar por um híbrido. Que consiste em fazer uma lista com papel e caneta e depois relatar tudo em um sistema digital.

  • Por fim, pergunte-se: que margem de responsabilidade tenho?

Por exemplo, você pode achar que pode ser útil para você verificar o progresso do seu programa com alguém, pode ser o parceiro com quem você compartilha tarefas domésticas e familiares ou projetos de casal. Pode ser o empregador ou um parceiro ou colaborador.

5. Agende uma verificação no meio da semana

Por fim, uma coisa que realmente vai te ajudar a organizar uma agenda semanal é fazer uma checagem no meio da semana. Como muitas vezes acontece com as boas intenções que você se propõe a fazer a cada novo ano, se você não as revisar e não interagir com elas, elas acabarão se cristalizando até que você as esqueça completamente.

O mesmo vale para sua programação semanal. Se você criar um belo programa em um domingo, mas nunca assisti-lo pelo resto da semana, será apenas uma perda de tempo e esforço. Em vez disso, configure uma verificação no meio da semana de até 10 minutos e a aproveite como uma oportunidade para marcar tudo o que você concluiu, eliminar atividades desnecessárias ou extensíveis e assim por diante. Até a próxima

Considerações finais

Esta publicação foi originalmente produzida pela equipe Forbiz Business Software para o Blog Gauchaweb.

Gostou dessa publicação sobre como organizar sua agenda semanal? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.

Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...