Metaverso, mas afinal, o que é isso?

Saiba o que é o Metaverso e do que se trata essa nova tendência tecnológica

CEOs de tecnologia como Mark Zuckerberg ou Satya Nadella falam sobre isso, o metaverso é o futuro da internet. Ou é um jogo digital? Ou talvez seja uma versão profundamente desconfortável e pior do Zoom? É difícil dizer.

Metaverso é a palavra de ordem mais recente facilmente descartada ou uma nova plataforma que você pode ter que entender? Essa é a pergunta mais importante agora.

Até certo ponto, falar sobre o que significa “metaverso” é um pouco como ter uma discussão sobre o que significa “internet” na década de 1970. A criação de uma nova forma de comunicação estava em processo de construção, mas ninguém poderia realmente saber como seria a realidade. Então, enquanto era verdade, na época, que “a internet” estava chegando, nem toda ideia de como isso seria é verdade. Na real, a maioria de nós não tinha ideia do que se tratava e os mais entendidos da época até riram da coisa toda.


Mas afinal, o que é esse tal de “metaverso”?

O metaverso é uma visão para um novo lugar para interagir com outros humanos e bots para jogar jogos, realizar negócios, socializar e fazer compras. Esse é o metaverso do futuro. Neste momento, o metaverso é um saco de hardware, software e experiências não relacionadas. Você provavelmente já viu um pedaço do metaverso de uma forma autônoma, como um jogo ou talvez uma sessão de treinamento. Não há tecido conjuntivo para unir todos esses componentes, ainda.

Se você jogou Pokemon Go e pegou uma criatura que você só pode ver através do seu telefone, isso é realidade aumentada (ou entretenimento baseado em localização, se você quiser ficar exigente sobre isso).

As Salas de Trabalho Horizon do Facebook são um exemplo de realidade mista. Você usa o Oculus Quest 2 para se juntar a um espaço de escritório virtual, mas também pode ver suas mãos e seu teclado. Além disso, os colegas que não participarem da reunião através de um fone de ouvido VR podem participar através de um feed de vídeo que aparece no mundo virtual, assim como seria em uma sala de conferência ao vivo.

Com a plataforma de escritório virtual Virbela, você navega em um escritório na nuvem com um avatar de corpo inteiro através do teclado. A plataforma usa som direcional, o que significa que a voz de uma pessoa muda à medida que ela se aproxima do seu avatar ou mais longe. A experiência não é exatamente como um videogame, mas definitivamente parece um novo espaço para interagir com os colegas.

Se você já jogou Animal Crossing ou Fortnite, esses mundos online dão uma dica de como o metaverso poderia ser. Você será capaz de construir seu próprio mundo ou visitar alguém em sua forma de vida real ou em uma forma completamente nova.

O Facebook anunciou em setembro de 2021 um investimento de US$ 50 milhões projetado para evitar os erros do passado durante a construção do metaverso. A empresa trabalhará com a Howard University, a Universidade Nacional de Seul e a Universidade de Hong Kong para estudar conceitos de segurança, ética, equidade e design para o metaverso.


Quais são os principais termos tecnológicos que preciso saber para entender o metaverso?

Realidade assistida: Isso se refere a qualquer tecnologia que permita que uma pessoa visualize uma tela e use controles de mãos livres para interagir com ela. Dispositivos de realwear se encaixam nesta categoria.

Realidade aumentada: Essa tecnologia usa o mundo real como configuração e adiciona imagens geradas por computador a essa visão. Os varejistas usam isso para mostrar como um novo sofá ficaria na sala de estar de um cliente.

Espaço para carnes: Este é o mundo físico onde a maioria de nós passa a maior parte do tempo.

Realidade mista: Este termo descreve uma visão do mundo real com a adição de objetos virtuais que parecem e agem como objetos reais. Os usuários podem interagir com objetos virtuais e reais.

Multiverso: A definição geral deste termo geralmente se refere a muitos universos distintos que operam independentemente uns dos outros. Em um contexto de tecnologia/internet/mídia social, este é o Facebook, Minecraft, Instagram, Twitch, Roblox, Fortnite, Discord e todos os outros sites virtuais de mídia social e jogos onde as pessoas socializam, jogam e compram. Em teoria, o metaverso poderia trazer todos esses multiversos em um só lugar

Realidade virtual: Esta é uma experiência imersiva que requer um fone de ouvido. Existem jogos vr que levam os usuários para diferentes mundos, bem como sessões de treinamento que são definidas no mundo real.


O metaverso é relevante para o meu trabalho?

Se você é responsável pelo treinamento ou se trabalha no setor de manufatura, você será um dos primeiros a trabalhar com os blocos de construção do metaverso. Nathan Pettyjohn, líder comercial AR/VR do grupo de dispositivos inteligentes Lenovo, disse que a fabricação é a vertical número um para a linha de produtos AR/VR da Lenovo, particularmente empresas que querem que seus trabalhadores de campo ou pessoas no armazém tenham assistência gratuita por meio da realidade aumentada.

“Para um trabalhador industrial que precisa de suas mãos livres, eles podem usar comandos de voz para puxar esquemas e plantas sem tocar no dispositivo”, disse ele.


Que empresas estão investindo nisso?

  1. Nvidia Corporation
  2. Microsoft Corp.
  3. Roblox Corp.
  4. Facebook Inc.
  5. Unity Software Inc.
  6. Snap, Inc.
  7. Autodesk Inc.
  8. Amazon Com Inc.
  9. Tencent HLDGS LTD
  10. Sea LTD

Fontes de informações: Tech Republic | Wired


Considerações finais

Ainda é cedo para sabermos a essência do metaverso mas já estamos vivendo tempos de mudanças nas formas como interagimos com as tecnologias e o metaverso está tomando forma.

Gostou do nosso conteúdo sobre metaverso? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...