Programador deve ter atenção às tecnologias do momento

Ser detalhista e ter uma visão sistêmica do ofício são características importantes.

Com a competição no mercado, o avanço das linguagens de programação e a evolução tecnológica, os programadores precisam estar atentos às inovações emergentes que prometem transformar esse universo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2020, os serviços de tecnologia da informação (TI) cresceram 95,6%.

A carreira de programador é uma das diferentes possibilidades de atuação no mercado que integram a área da tecnologia da informação. Esse profissional exerce a função de projetar, fazer a manutenção e construir softwares. Como lida com diversos problemas e questões, é importante que o profissional seja detalhista e tenha uma visão sistêmica de seu ofício.

Desde a operação em aplicativos de celulares, passando por computação estatística, renderização e até pelo mundo dos jogos, tanto os profissionais que querem dar o primeiro passo na carreira quanto os veteranos devem estar atualizados sobre as novas tecnologias, as possibilidades de linguagens e as tendências do setor.

Habilidades importantes para o mercado

De acordo com pesquisa global feita pela empresa de recrutamento Robert Half sobre as tendências digitais que prometem alavancar áreas profissionais, o setor de tecnologia está entre as carreiras mais promissoras nas empresas.

Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia (Brasscom), faltam profissionais de TI qualificados para preencherem vagas disponíveis. Os dados revelam que houve um aumento de 1,2% nas oportunidades durante a pandemia e que a expectativa é de que a área abra 70 mil posições a cada ano.

Os cursos de programação são opções para quem deseja se orientar e se organizar no aprendizado da área. As linguagens diferem umas das outras e ter em mente qual é a funcionalidade de cada uma faz a diferença ao longo do processo.

A linguagem de programação open-source Python, por exemplo, foi criada em 1991 e continua a crescer. Considerada de fácil aprendizado, ela pode ser aplicada em diversos campos, como a criação de softwares, a análise de dados e o desenvolvimento de páginas de internet, além de várias outras aplicações.

Principais linguagens de programação do momento

No caso de atividades ligadas ao desenvolvimento web, por exemplo, as linguagens mais requisitadas pelas empresas que contratam são Node.js, Golang, Python, PHP, Ruby, Java e C#. Na indústria de jogos, que também cresce a cada ano, a linguagem C# é muito utilizada e profissionais com esse conhecimento são procurados.

Princípios de programação básicos devem pertencer ao repertório do programador, como as boas práticas de programação e os padrões de arquitetura de software. Em cada vaga há uma série de especificações de competências a serem cumpridas.

As atividades de front-end, por exemplo, exigem que o profissional cuide da etapa visual do sistema e da interface do usuário. Já as habilidades de back-end requerem que o programador domine o funcionamento daquilo que acontece por trás do sistema visual.

Considerações finais

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Experta Media para o Blog Gauchaweb.

Gostou do nosso conteúdo sobre o trabalho de programador? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário