SEO 2022: tendências consideram tecnologia, experiência do usuário e conteúdo especializado

Profissionais e empresas que atuam na internet precisam estar atentos às novidades que impactam o sucesso da otimização para mecanismos de busca.

Ranquear nas páginas de resultados do Google é o objetivo número um da Search Engine Optimization (SEO). Estar entre as primeiras posições no buscador para determinadas palavras-chave significa mais tráfego e mais oportunidades de conversão para quem divulga produtos e serviços na internet.

De acordo com a pesquisa SEO Trends realizada pela Rock Content, 55,8% das empresas brasileiras realizam otimizações nos sites, considerando que a prática traz resultados a médio e longo prazo.

Mas acompanhar o algoritmo do mecanismo de busca é uma verdadeira aventura. Diversas atualizações acontecem de tempo em tempo e desenhar uma estratégia de SEO para sites requer estar antenado.

Para 2022, cinco tendências devem se firmar ou se fortalecer, seguindo o avanço tecnológico, considerando a experiência do usuário e valorizando conteúdos qualificados. Empresas e profissionais de otimização para mecanismos de busca devem estar atentos a essas projeções, a fim de competir em mercado tão desafiador.

Pesquisa por voz

Após a popularização de dispositivos como Siri e Alexa, a pesquisa de voz tornou-se uma tecnologia recorrente, mostrando que os métodos usados pelos consumidores para buscar serviços e produtos estão cada vez mais avançados.

Além de garantir agilidade, a tecnologia amplia o meio de acesso ao buscador para além do texto. Sem digitar, é possível acessar mecanismos de busca e obter as respostas procuradas.

Sites e blogs que intencionam ranquear em pesquisas por voz precisam se adequar a essa nova forma de consumo e preparar estratégias de otimização. A tarefa começa pela análise de palavras-chave e tendências em pesquisa por voz, assim como a criação de conteúdo otimizado para featured snippets, conteúdos destacados pelo Google lidos por assistentes de voz.

Otimização de imagens

As imagens também são itens determinantes para as estratégias de SEO em um site terem sucesso. Por esse motivo, é importante que elas estejam adequadas e bem categorizadas, para que possam ser encontradas no Google Imagens e em outros mecanismos de busca.

Nos últimos tempos, devido às redes sociais, as imagens tornaram-se pontos cruciais para a aquisição de tráfego orgânico. Em 2022, essa força deve se intensificar, aumentando a necessidade e importância da otimização de imagens, com uso apropriado de nome do arquivo, título e texto alternativo (alt).

Core Web Vitals

O Core Web Vitals é uma atualização dos algoritmos do Google que inclui três novas métricas focadas na qualidade da experiência do usuário para apurar o rastreamento de websites. São elas: velocidade de carregamento, interatividade da página e estabilidade visual do site.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Neil Patel Brasil, aproximadamente, 98% dos sites de profissionais brasileiros terão problemas de perda de tráfego por conta da nova atualização.

Intenção de busca

Outra forte tendência para as estratégias de SEO em 2022 é o refinamento das intenções de busca. Com base na experiência do usuário, o Google vai passar a ranquear melhor conteúdos que usem palavras-chave análogas, demonstrando profundidade de abordagem.

Sites mais especializados – direcionados a uma audiência qualificada – tendem a ter vantagem sobre materiais genéricos. A orientação é aprimorar os conteúdos, de forma que eles abranjam variadas intenções de busca.

Princípio EAT

Outro fator que deve aparecer em alta é o princípio EAT – acrônimo para especialização, autoridade e confiança (trustness, em inglês). De modo geral, o conceito considera que todo conteúdo deve ser baseado nessas três características para obter melhor ranqueamento.

Nesse cenário, os sites deverão mostrar cada vez mais conhecimento nos assuntos que abordam e passar confiança não somente para o leitor, como também para o algoritmo.

Considerações finais

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Experta Media para o Blog Gauchaweb.

Gostou do nosso conteúdo sobre tendências de SEO para 2022? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...