Vantagens de uma ficha no Google Meu Negócio

vantagens de criar uma ficha no google meu negócio

Saiba como essa ferramenta incrível pode ajudar a alavancar seu negócio na web

Se você possui um negócio com ou sem site na internet, e ainda não criou uma conta no Google Meu Negócio, você está perdendo vendas e oportunidades locais importantes. Se há uma ferramenta de marketing digital subestimada que provou beneficiar seu negócio (independentemente do seu tamanho ou nicho) é o Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio foi criado para conectar empresas com consumidores locais com a crescente necessidade de um diretório com uma melhor experiência para o usuário, ajudando assim a impulsionar o marketing digital e a cultura de compras em seu negócio.

O melhor de tudo isso é que essa ferramenta é totalmente gratuita para qualquer pessoa, podendo ser configurada com diversos detalhes do seu negócio como fone, endereço, serviços, horário de atendimento, site da empresa, fotos e outras informações pertinentes. Além disso, o serviço irá expor seu negócio em duas frentes: na pesquisa Google e no Google Maps.

Conheça agora as principais vantagens de ter uma ficha do Google Meu Negócio na sua empresa

1. Google Meu Negócio é Grátis

Uma das melhores características do Google meu Negócio é que trata-se de um serviço grátis! Basta clicar aqui para se inscrever e preencher seu perfil com todas as informações necessárias, como números de contato, um site, fotos, localização, etc. Se você está iniciando um negócio, obter uma ficha em uma ferramenta grátis como essa pode ser tão importante quanto comprar uma maquininha de cartão sem aluguel para vender parcelado.

2. Google Meu Negócio aumenta sua visibilidade

Google meu Negócio é uma ferramenta que aumenta incrivelmente a sua visibilidade local. O Google é um dos maiores mecanismos de busca do mundo e recebe mais de 63.000 pesquisas por segundo em qualquer dia, sem mencionar que as pesquisas do Google “perto de mim” aumentaram duas vezes no último ano.

Um dado importante:

Cerca de 90% dos pesquisadores ainda não se decidiu sobre uma marca antes de iniciar sua pesquisa. Isso significa que sua empresa tem que ser visível para a pesquisa online para obter atenção desse usuário e se destacar de sua concorrência.

Sem o Google Meu Negócio, você estará perdendo a chance de ser mais visível, independentemente de quão fortemente você pratica técnicas de SEO em seu site. As listagens Google meu Negócio têm prioridade na primeira página de pesquisas locais do Google e consultas do Maps, então elas ficam sempre acima dos resultados orgânicos.

Por exemplo, quando procuramos por Desentupidora em Porto Alegre no Google, você notará que uma seção da lista Google Meu Negócio aparece antes de classificar sites. Ela só estará abaixo dos resultados patrocinados, ou seja, pagos através do Google Ads.

visão ampliada no google meu negócio

3. Consistência da sua presença online

À medida que seu negócio cresce ou sofre mudanças, você precisa ser capaz de manter seus clientes informados e educados simultaneamente, e a ferramenta auxilia você nessa tarefa.

Mantenha seus clientes informados atualizando sua ficha no Google Meu Negócio, como números de telefone, endereços, sites e postagens atuais. Então, se você mudar sua localização ou estiver usando um novo telefone, seus clientes podem entrar em contato sem esforço e encontrá-lo sem dificuldades.

Uma das coisas que podem fazer os clientes odiarem o seu negócio é procurar seus dados de contato e precisarem pular várias etapas para conseguir essa informação. um exemplo: se você possui uma loja de equipamentos de pesca e trocou seu telefone, ou inseriu um e-commerce em seu site, publique essas alterações na sua ficha e mantenha seus clientes atualizados sobre suas melhorias.

4. Imagens que fornecem uma ótima “primeira impressão”

O Google Meu Negócio permite que você também ajude a cativar os clientes visualmente, enviando fotos e vídeos de sua loja, serviço ou produto. Você será capaz de definir expectativas do que os clientes podem esperar de você. Além disso, clientes com uma conta Google também poderão fotografar o interior do seu negócio e postar essas fotos na ficha, aumentando ainda mais a interatividade e o engajamento com a sua ficha. Se você for uma maquiadora de sucesso, por exemplo, e quiser compartilhar imagens de um novo produto ou equipamento, poderá utilizar a ferramenta para isso, mantendo suas clientes sempre ligadas ao seu crescimento.

5. Melhore se SEO com Google Meu Negócio

Sua ficha no Google pode ser uma de suas ferramentas de SEO mais poderosas. Mas não adianta apenas adicionar alguns detalhes de contato. Você terá que otimizar seu Google Meu Negócio para ver os melhores resultados.

Aqui abaixo você confere um gráfico mostrando a lista de itens essenciais que você deve otimizar para que o seu Google Meu Negócio trabalhe em favor do seu SEO.

lista de itens para preencher e otimizar uma ficha no google meu negócio e sua importância
Fonte: Databox

6. Receba avaliações dos seus clientes

A ferramenta permite que os clientes deixem classificações, avaliações e imagens em sua listagem.  Isso é ótimo porque clientes felizes podem compartilhar sua experiência com clientes interessados. Mas também é uma plataforma que clientes chateados e descontentes podem deixar comentários ruins e imagens de sua experiência.

Essa ferramenta pode ser útil ao seu favor, já que você poderá enviar um link de avaliação aos seus clientes, e essas experiências poderão ser conhecidas por todos, aumentando sua credibilidade na plataforma.

As melhores marcas e empresas do Brasil e do Mundo utilizam essa ferramenta para conhecer sua reputação com seus clientes.

7. Você poderá obter insights dos clientes

Os insights da sua ficha se concentram em como os clientes encontram sua listagem nas buscas e o que fazem depois de encontrá-la. Esses dados incluem informações como:

  • Quantas visualizações sua lista tem.
  • Como e onde os clientes encontram suas listagens.
  • Ações que os clientes assumem em suas listagens como pedido de rota, ligação ou ida ao site.

Com os dados desses insights, você poderá conhecer melhor o seu público e entender como ele está chegando até você, podendo então reforçar essas formas de contato com melhorias.

Por exemplo: se você trabalha com decoração de bolos e fornece várias formas de contato, é através desses insights que poderá saber se estão te ligando, visitando ou indo ao seu site mais vezes. Dessa forma, poderá investir mais tempo melhorando os outros atendimentos e até mesmo aperfeiçoando a forma de contato mais popular entre os seus clientes.

8. Google te oferece um site grátis se você não pode pagar por um

Falamos sobre SEO e avaliações de clientes, mas você sabia que essa ferramenta também tem um recurso de criação de sites?

Depois de criar sua ficha no Google Meu Negócio, o sistema irá gerar informações automaticamente a partir do seu perfil, além disso, você poderá personalizá-la com temas de texto, fotos e design.

Você poderá utilizar um link personalizado grátis do próprio google ou comprar um domínio e conectar em sua conta.

Considerações finais

O Google está constantemente expandindo e crescendo em dados e recursos on-line para consumidores e empresas. Essa ferramenta de marketing é um pequeno passo para você ter um futuro mais brilhante nos negócios. Mas no fim, Google Meu Negócio é apenas uma ferramenta até você otimizá-lo. Lembre-se de otimizar e atualizar sua ficha no Google meu Negócio de forma semanal, mensal ou trimestral. Cuide da sua listagem do Google Meu Negócio e ele cuidará de você.

Gostou do nosso conteúdo sobre o Google meu Negócio? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa de ajuda para criar sua ficha nesta plataforma incrível ou iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *