A importância do marketing digital para pequenas empresas

a importância do marketing digital para as pequenas empresas

Saiba como o marketing digital pode ser benéfico (e barato) para um novo negócio

Quando as pequenas empresas começam, seu foco muitas vezes é em como obter os primeiros clientes de forma presencial, e muitas vezes eles nem conhecem o potencial do marketing digital. Eles podem contar com formas tradicionais de publicidade, como anúncios impressos, cupons de desconto ou até mesmo publicidade em outdoors e faixas. As empresas podem acreditar que, uma vez que oferecem um bom produto ou serviço, é apenas uma questão de tempo até que os clientes encontrem o caminho para eles.

Embora essa estratégia possa trazer algum sucesso nos negócios, há uma maneira melhor, mais barata e mais fácil. As pequenas empresas devem considerar o mercado global de perspectivas on-line e se beneficiar da convergência de seu marketing tradicional e digital. Isso pode ser tão importante quanto ter a melhor maquininha de cartão, com as melhores taxas, ou estar no ponto comercial mais movimentado da sua região. Nenhuma pequena empresa, por mais nova que seja, deve ignorar os canais digitais como uma forma de gerar leads e converter interesse em clientes.

Vejamos os benefícios do marketing digital e as formas como as plataformas online podem ser usadas para ajudar a crescer seu negócio.

Benefícios do Marketing Digital

Os potenciais clientes que você pode encontrar online é um grupo muito maior do que você jamais será capaz de atrair apenas localmente. Usando técnicas de marketing digital, você pode alcançar um público global de uma forma econômica, escalável e mensurável. Dessa forma, a sua empresa local pode se tornar uma revendedora de produtos e serviços regional ou até nacional.

7 principais benefícios que marketing digital oferece às pequenas empresas:

  1. Capacidade de interagir com seus consumidores e aprender exatamente o que eles estão procurando, ou seja, conhecer melhor seus clientes!
  2. Capacidade de alcançar qualquer um e qualquer lugar, pois não há fronteiras geográficas com o digital.
  3. Direcionar o público certo na hora certa.
  4. Comunique-se com seu público em cada etapa do processo de compra.
  5. Economize dinheiro e alcance mais clientes por menos investimento financeiro.
  6. Conheça seu público e crie engajamento para criar lealdade à marca. Inspire-se no poder dos esquemas de fidelização de clientes.
  7. Rastreie e monitore as respostas aos seus esforços de marketing de forma fácil e instantânea com ferramentas de análise e avaliação.

Iniciando o marketing digital de uma pequena empresa

Com infinitas oportunidades, o marketing digital pode parecer intimidante se você nunca o usou para um negócio antes. Há uma variedade de plataformas e termos de marketing digital que podem fazer parecer um projeto maior do que é.

As pequenas empresas podem acreditar que não têm tempo ou dinheiro para competir online. Como resultado, muitos preferem levar as coisas gradativamente e ficar com uma ou duas formas de publicidade tradicional, assumindo que seus negócios evoluirão com o passar do tempo.

O fato é que o mercado é competitivo e, embora as recomendações do boca a boca e do cliente possam ajudar a impulsionar o tráfego, os clientes vão se esforçar para encontrar o seu negócio a menos que você apareça nos lugares que passam o tempo. Afinal, 4,6 bilhões de pessoas usam a internet por muitas razões. Isso é 60% de penetração global na internet segundo o Digital 2021: Global Overview Report.

Portanto, atrasar a construção de uma presença on-line não é uma abordagem eficaz. A melhor maneira de garantir o sucesso é promover seu negócio em escala global e usar o direcionamento para atrair clientes interessados em seu serviço ou produto.

Veja se seus clientes estão online

Quando alguém está interessado no seu negócio, seja no seu nicho ou curioso sobre sua marca, a primeira coisa que fará é pesquisar online e ver o que pode descobrir sobre você.

Na era digital atual, os clientes esperam encontrar um site e presença nas redes sociais. Eles podem estar procurando por comentários para que possam aprender o que outras pessoas estão dizendo sobre sua empresa e se é um bom lugar para fazer negócios. 

Então, se um cliente em potencial não pode encontrá-lo on-line, ele pode concluir que seu negócio pode não ser legítimo ou bom o bastante para ele.

Conheça a presença online da concorrência

Para que seu negócio seja bem sucedido, você precisa prestar atenção no que seus concorrentes estão fazendo e aprender com eles. Não pense em seus concorrentes como alguém para vencer, mas como pessoas que têm algo para te ensinar.

Quando você olha para o que seus concorrentes estão fazendo na web, você terá uma ideia do que não está funcionando. Provavelmente, seja qual for o tipo de negócio em que você está, seus concorrentes estabeleceram uma presença na web. Que tipo de conteúdo eles usam, há um blog ou promovem conteúdo visual, como vídeos? Como eles comunicam sua marca e o que os torna únicos? Quão bem eles se envolvem com o público? Você pode fazer melhor? O que os clientes dizem sobre eles?

Uma ótima maneira de descobrir o que seus concorrentes estão fazendo é realizar pesquisas. Descubra quais plataformas eles usam, eles se concentram em palavras-chave, existem influenciadores que eles usam para impulsionar o tráfego? Felizmente existem algumas ótimas ferramentas online que podem ajudá-lo a fazer isso. Estas são as minhas três preferidas:

  • Neil Patel – ótimo para classificação de palavras-chave e tráfego de palavras-chave
  • Woorank – útil para descobrir backlinks e otimização dos concorrentes
  • Moz – outra plataforma para classificação de palavras-chave

Considerações finais

Pense no marketing digital como uma forma de se tornar acessível às pessoas que você está tentando atingir. O alcance do seu negócio pode ir muito além da sua localidade e a escalabilidade se torna realidade.

Através de uma presença online, seu negócio está aberto para negócios mesmo quando você não está! Você pode criar um ambiente onde seus clientes podem entrar em contato com você durante as 24h do dia. Você está procurando desenvolver um site que possa gerar essa presença online? Veio ao local certo!

Gostou do nosso conteúdo sobre marketing digital para pequenas empresas? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa de ajuda para cria um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *