SEO on page x SEO off page: entenda as diferenças

Provavelmente você já ouviu falar em seo on page e seo off page, mas se não compreende ainda as diferenças entre essas duas estratégias de marketing digital e gostaria de investir em ações online para alcançar o sucesso, continue a leitura deste material.

Vamos começar falando pelo SEO, que é o Search Engine Optimization, uma técnica importante para a melhora no ranqueamento durante pesquisas.

Pense no seguinte cenário: ao acessar alguma ferramenta de busca e realizar uma pesquisa, aparecem diversos sites e resultados na primeira página. 

Esses links que aparecem primeiro geralmente apresentam características muito valorizadas pelos usuários e algoritmos, como uma boa experiência de navegação. 

Para além desses critérios, é preciso considerar que mesmo que a pessoa busque vários conteúdos nas páginas, selecionando diversos links, de modo geral o costume é que cliquem nos três primeiros resultados que aparecem, que tendem a ser os mais relevantes para aquela pesquisa.

Ou seja, as empresas disputam uma melhora no ranqueamento no Google ou de outras ferramentas de busca porque isso traz como consequência o aumento da visibilidade da empresa. Para que isso seja possível, as ferramentas de otimização – como o SEO – são utilizadas.

Entendendo e aplicando o SEO

Basicamente, o SEO é uma das estratégias que pode ser aplicada para que ocorra a melhora no posicionamento dos buscadores. 

Essa técnica pode ser aplicada em aspectos que vão desde a programação da página até conteúdos criados e publicados na plataformas e em redes parceiras, que são as chamadas ações on e off page.

Na prática o SEO on-page está inserido no contexto de ajustes que são realizados dentro da página da sua empresa. 

Dessa forma, ele é composto pela palavra-chave, o alt text, a meta descrição, a velocidade de carregamento da página e estruturas de programação e URLs.

Ou seja, são elementos que podem ser organizados dentro da página por meio de um planejamento prévio. 

Além disso, é possível otimizar cada uma das ferramentas, levando em conta a facilidade no acesso e a boa navegação.

Em contrapartida, os elementos que compõem o SEO Off-Page consistem em estratégias externas ao site. Ou seja, representam as menções realizadas diante da marca, sua autoridade de domínio e até mesmo os backlinks criados. 

Se você deseja conhecer melhor como essa estratégia funciona e como ela pode ser aplicada em sua empresa, seja uma empresa de Consultoria em ti ou de outro segmento, continue a leitura deste artigo. Discutiremos a seguir sobre o funcionamento de cada estratégia.

Como funciona a estratégia de SEO on-page?

Primeiro, precisamos falar sobre a relevância que as palavras-chaves possuem em um cenário de otimização de busca e melhora no ranqueamento da empresa, principalmente durante a pesquisa do cliente e a produção de materiais.

Isso porque as palavras-chaves consistem em ferramentas relacionadas ao segmento da marca e direcionamento de conteúdos, estando relacionada ao que o cliente busca.

Por exemplo, o cliente realizou a seguinte pesquisa no Google: “Manutenção industrial”, dessa forma, sem acentos. Essas, portanto, são as palavras-chaves que foram selecionadas pelo cliente e o buscador irá buscar sites que se relacionam a ela. 

Dessa forma, se o seu texto e a programação das páginas contiverem essa palavra-chave, conforme as estratégias adotadas, isso servirá como uma diretriz que fará seu texto melhorar o posicionamento no ranking por responder essa dúvida do usuário.

Para saber as melhores palavras-chaves é fundamental conhecer seu público-alvo e apostar no uso de ferramentas que indicam os principais temas e pesquisas que vêm sendo utilizados pelos clientes.

Outra questão importante diz respeito à utilização de imagens nos conteúdos, o que melhora não só a leitura do material, como contribui para que haja a melhora do ranqueamento e o aparecimento entre os resultados de busca por imagem. 

Nesse caso, se a empresa deseja publicar uma imagem de Manutenção em notebook para divulgar seus serviços ou explicar melhor como é feito o serviço, é importante seguir algumas recomendações antes de publicar, como:

  • Nomear o arquivo com a palavra-chave escolhida;
  • Configurar o alt text adequadamente (descrição da imagem);
  • Identificar qual é o melhor tamanho para as imagens;
  • Inserir legendas de valor;
  • Não plagiar.

Por fim, quando falamos sobre SEO on page, precisamos falar sobre boas URLs, assim como a preocupação com aspectos técnicos que envolvem o site, como:

  • Velocidade do carregamento da página;
  • Adaptação a diferentes telas – responsividade;
  • Segurança, como instalação de antivírus e certificados;
  • Layout interativo, claro e intuitivo;
  • Página acessível para pessoas com deficiência.

Isso representa dizer que sites com URLs gigantes, assim como sites sem muita estrutura, que travam, demoram para carregar e não carregam elementos de segurança vão repelir o cliente. 

Isso afeta, inclusive, o ranqueamento da empresa no buscador, isso porque a permanência e relevância para o usuário (bem como os aspectos mencionados de forma individual) são elementos fundamentais para agregar destaque e visibilidade à empresa.

Dessa forma, para garantir a estrutura de um site, é crucial contar com o suporte de profissionais qualificados, como ocorre ao verificar por empresa de suporte em ti (tecnologia da informação) que pode ser contratada para desenvolvimento e monitoramento do sistema, adequação da segurança e verificação do site, podendo implementar o Pabx em nuvem, assim como para a correção de problemas técnicos.

Como funciona a estratégia de SEO off page?

Agora que já falamos sobre algumas estratégias que são importantes para melhorar o ranqueamento da sua empresa no Google e que podem ser controladas na página, ou seja internamente, chegou o momento de falarmos sobre o SEO off page.

Quando falamos sobre esse tema, precisamos explicar sobre a Autoridade de Domínio. Esse tipo de métrica verifica a importância que um site/página, ou seja o domínio, tem para as pessoas e a rede como um todo.

Para isso, há uma avaliação que considera a variação de nota de 0 a 100 na qualidade da navegação, utilizando parâmetros de base como identificar a idade do domínio, se o site possui reputação, a qualidade do conteúdo e dos links presentes, dentre outros aspectos que afetam os buscadores.

Outro aspecto importante que precisamos ressaltar sobre o planejamento de uma estratégia de SEO para um Centro de usinagem, ou qualquer outro segmento, que deseje trabalhar com off page são os Backlinks. 

Esse tipo de elemento é essencial porque agrega o link de outros sites em sua página e vice-versa. Isso é importante porque os mecanismos de busca entendem essa ação como de relevância, visto que as marcas estão “indicando” a outra como referência em determinado assunto/segmento.

É importante ressaltar que essa ação não se refere sobre você ter muitos links em uma página, mas sim ao valor de tais linkagens. O que ocorre é uma relação entre esses links e a Autoridade de Domínio que esses sites têm, valorizando todos os sites envolvidos.

Além dessas estratégias, precisamos destacar a relação de parcerias, com a divulgação do seu negócio sendo realizado por outras empresas e influencer, o que traz mais valor frente aos usuários e as ferramentas, tendo ação semelhante às linkagens.

Do mesmo modo, é preciso considerar a relevância das redes sociais dentro de uma estratégia de marketing digital. Basicamente, esses canais agregam benefícios como:

  • Aumentar a visibilidade da marca;
  • Alcançar novos seguidores;
  • Reforçar a autoridade da marca;
  • Obter um diferencial diante da concorrência;
  • Aumentar o número de vendas de produtos ou serviços.

Com isso, é possível referenciar a página nas redes, que também servem como um importante mecanismo de divulgação, que pode ser utilizado para atrair as pessoas para um link específico.

Link building ou link juice?

Outra questão importante nas estratégias de SEO é o uso do Link Building e link juice, que se relacionam aos processos de linkagens feitos na página, ou seja, no seu site ou blog. 

De modo geral, em ambas as estratégias a empresa recomenda outros materiais e artigos que estão relacionados ao tema abordado no conteúdo.

No entanto, a diferença está em quais são os conteúdos de destino. Isso porque, no linkbuilding há uma construção da rede de links, que pode ocorrer no próprio blog ou em sites parceiros.

Enquanto isso, o link juice consiste no espalhamento e criação de uma linha clara de materiais complementares dentro do próprio blog, mantendo o usuário mais tempo na própria plataforma e conquistando ainda mais confiança e relevância.

Esse elemento é importante não somente para melhorar o ranking da sua página durante uma pesquisa no Google, mas também para aumentar o engajamento das pessoas que visitam o seu site, que passam a obter melhores resultados e experiências, potencializando a atração e a conversão. 

Isso sem mencionar o tempo que o cliente passa na página, na construção de linkagens internas.

Agora, é fundamental que as informações descritas no link tenham conexão e relevância para o leitor e ao tema abordado.

Por exemplo, nem sempre dá para linkar um texto que fala sobre culinária com Conexão remota, afinal, são assuntos diferentes e para públicos diferentes. Por isso, invista na linkagem, mas pensando também na relação entre os temas.

É possível integrar as estratégias de SEO on e off page?

Quando falamos sobre marketing digital, seja para a venda de um Gerador silenciado ou de um produto, é fundamental pensar nas ações de forma planejada e integrada. 

Ou seja, um bom SEO, com a escolha de palavras-chaves corretas, por exemplo, vai depender de um texto bem escrito com as estratégias do marketing de conteúdo, dependendo da relevância que o material traz para o cliente também.

Somente com relevância, periodicidade e a experiência do usuário, além da segurança e velocidade no carregamento da página, é possível obter credibilidade diante da concorrência e dos mecanismos de busca.

Dessa forma, se você deseja promover a venda de um serviço, como o Manutenção de elevadores, ou um outro tipo de atividade, é essencial utilizar as estratégias que apontamos neste artigo, referentes ao uso de seo on page e seo off page, de forma integrada, para obter melhores resultados no posicionamento. 

São estratégias que, apesar de serem utilizadas de forma diferentes, possuem objetivos em comum: melhorar o posicionamento da marca e atrair mais clientes para um negócio.

Dessa forma, para contar com esse tipo de serviço estratégia de forma ainda mais qualificada, é crucial contar com uma empresa ou equipe de marketing digital. 

Garantir o sucesso do seu negócio no digital, promovendo o aumento das vendas e a boa imagem institucional, pode estar ao alcance da sua empresa com a prática desse tipo de atividade. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou do nosso conteúdo sobre Seo On Page x Seo Off Page? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...