Como aumentar as vendas através do inbound marketing

Você já ouviu falar no termo “Inbound Marketing”? Para compreender o que esse termo significa, é importante falarmos sobre o marketing bem como seu impacto no desenvolvimento de um negócio.

Não é de hoje que propagandas são utilizadas como uma forma de atrair clientes. Diariamente, as pessoas são expostas a anúncios nos semáforos, em outdoors, assim como recebem panfletos na rua e ligações da equipe de telemarketing. 

Ou seja, o marketing se apropria de técnicas que podem estar presentes na comunicação visual, assim como na divulgação em mídia externa, para propagar uma mensagem da empresa ao cliente.

Essa mensagem geralmente tem a intenção de captar a atenção da pessoa, visando atraí-la para a compra de um produto ou serviço. 

Neste aspecto, o inbound marketing pode ser compreendido como o marketing de atração, só que voltado para o cenário do ambiente digital.

Vendas, pesquisas de produtos e serviços, assim como a busca por marcas são ações frequentes nas redes sociais e nos mecanismos de busca. 

Além disso, com o aumento da concorrência, as empresas precisam desenvolver estratégias que sejam direcionadas para atração do público, para a geração de leads e possíveis conversões em vendas. 

Por isso, o inbound marketing apresenta técnicas importantes que podem ajudar a empresa a aumentar o número de vendas e é sobre isso que falaremos neste artigo.

Como o inbound marketing pode ajudar o seu negócio?

Para contextualizar sobre o assunto, primeiro vamos destacar que essas estratégias podem ser aplicadas em vários negócios. 

Por exemplo, um Veterinário 24 horas pode realizar anúncios nas redes sociais ou em um site, bem como pode produzir materiais informativos diversos para se mostrar relevante ao público. O mesmo processo se dá para uma clínica de estética, uma loja de roupas, um escritório contábil, dentre outros segmentos. 

Isso representa dizer que não há limites para a utilização dessas estratégias, desde que sejam utilizadas com planejamento e sejam adequadas aos objetivos da marca. 

Com as estratégias do inbound marketing sendo aplicadas em sua empresa, alguns benefícios podem ser sentidos, e devem ser levados em consideração. São eles:

  • Aumentar as vendas do seu negócio;
  • Agregar mais visibilidade para sua empresa;
  • Atrair leads, que são clientes em potencial;
  • Reduzir o custo no processo de aquisição de clientes;
  • Tornar os processos de venda otimizados.

Ou seja, as empresas, seja uma Financiadora de carros, ou uma representante de vendas no mercado de cosméticos, pode desfrutar dos benefícios e vantagens em investir no inbound marketing. 

Além disso, investir nessa ação pode representar um passo à frente dos concorrentes, agregando diferencial competitivo ao seu negócio. 

Como o inbound marketing funciona?

Conhecendo quais são os benefícios de investir no inbound marketing para escritórios de arquitetura ou de outro segmento no mercado, vamos explicar as etapas dessa técnica.  

Basicamente, o inbound marketing se divide em 5 etapas. São processos:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Vendas;
  • Análise dos resultados. 

Essas etapas podem se completar, sendo que explicaremos sobre cada uma delas a seguir. 

Primeiro, é fundamental atrair os clientes e, para que isso ocorra, existem algumas técnicas de marketing que precisam ser aplicadas, como o marketing de conteúdo, a escolha correta de palavras-chaves, o uso de links patrocinados e o investimento em redes sociais. 

Para que o processo de compra possa avançar, o cliente precisa demonstrar interesse pelo negócio ou iniciar uma jornada de atração junto à marca, o que é possível a partir desses materiais atrativos e uma navegação intuitiva no site.

Já o processo de conversão funciona com o cadastro do cliente em um site da Empresa de engenharia civil, por exemplo, para receber informações em seu email ou via celular, de como funciona esse serviço, evoluindo nesse interesse e nas formas de contato com o negócio. 

Para isso as empresas criam landing pages, que podem ser preenchidas pelos visitantes com alguns dados pessoais em troca dos conteúdos mais aprofundados. 

O processo de relacionamento com o cliente é essencial para trazer mais confiança e interesse. Assim, a empresa precisa manter o contato, até porque a pessoa preencheu um formulário para ter esse contato com a marca.

Neste caso existem algumas ações, como o envio de email marketing e de newsletter semanal, que pode ser realizada como forma de manter esse bom relacionamento. 

Neste aspecto, a empresa também pode enviar um artigo sobre Projeto elétrico residencial, um infográfico informativo ou, até mesmo, um vídeo rápido. Não há limites para a criatividade. 

Contudo, é preciso considerar a etapa do relacionamento e o objetivo a ser alcançado com cada material.

Esse trabalho é conhecido como nutrição de leads e costuma ser aplicado com o objetivo de melhorar o relacionamento e ampliar as vendas, com base na confiança e fidelização desses usuários. 

Ou seja, a empresa mantém o contato com o cliente e quando ele está “pronto” para a fase da compra, realiza a venda. 

Já o processo final consiste na análise dos resultados e representa o monitoramento das ações que foram feitas. 

Essa etapa é essencial porque serve como uma resposta para a empresa se a ação investida realmente deu certo ou se é necessário realizar ajustes.

Conheça 5 estratégias que podem ser aplicadas nesse mercado 

Agora que você conhece quais são os benefícios e as estratégias de marketing que podem ser aplicadas em sua empresa, falaremos sobre 5 ações que podem ser feitas a partir das etapas que falamos acima (atração, conversão, relacionamento, vendas e análise dos resultados). 

  1. Conheça seu público-alvo

A primeira dica diz respeito a um conhecimento prévio que sua empresa deve ter acerca do público-alvo do negócio. 

Conhecer o público não pode ser uma ação superficial e, por isso, existem pesquisas de mercado que são realizadas com o objetivo de conhecer as preferências, interesses e gostos do cliente.

Esse conhecimento também envolve o entendimento sobre gênero, classe social, onde essa pessoa vive, quais são seus hobbies, o que ela não gosta, seus valores, dentre outros aspectos, e servem para humanizar a marca e gerar uma aproximação saudável com o cliente (não somente foca em um aspecto de venda). 

A partir do conhecimento sobre o público-alvo, algumas empresas desenvolvem uma persona (que é um personagem fictício), que serve para fazer a representação da marca, reforçando aspectos da identidade visual do negócio e contribui para a criação de materiais mais direcionados e efetivos.

  1. Invista no marketing de conteúdo para sua empresa

Quando falamos sobre marketing de conteúdo, podemos entender como estratégias de SEO (otimização para os motores de busca).

Tal processo envolve o uso de palavras-chave e o entendimento de uma boa escrita e da produção de materiais para a internet, pensando na experiência do usuário e leitura dos algoritmos. 

De forma prática, imagine que o cliente faz a seguinte pesquisa no Google: “Cursos profissionalizantes

Provavelmente, os três primeiros links que aparecem contam com a palavra-chave que o cliente pesquisou e apresentam um material que traz informações importantes sobre o serviço. Isso é marketing de conteúdo! 

Ou seja, conhecer quais são as palavras-chaves que mais importam para o seu cliente é fundamental para que seu conteúdo seja direcionado para esse assunto, evidenciando para os buscadores o tópico principal do texto. 

Dessa forma, podemos afirmar que o marketing de conteúdo trabalha com a escolha das palavras-chave, assim como faz a identificação do que é relevante para o cliente. 

Outras técnicas podem ser aplicadas para melhorar ainda mais a relevância do conteúdo, como inserir legendas nas imagens, hiperlinks e intertítulos no texto. 

Uma observação sobre as palavras-chaves é que elas devem ser escritas exatamente como o cliente busca, e isso pode ser desde um “serviços de contabilidade preços”, ou palavras invertidas e sem acentuação correta.

  1. Esteja presente nas redes sociais 

Uma dica muito importante  para quem tem uma empresa e deseja investir em inbound marketing é não se esquecer das redes sociais. 

Atualmente, temos milhões de usuários conectados no Brasil, o que torna ainda mais importante a presença das empresas em redes sociais, como:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Linkedin;
  • Twitter.

Neste ponto, é preciso citar também sobre a importância do Youtube, por meio do consumo de vídeos. 

Nessas redes é possível criar campanhas pagas para atingir um número ainda maior de pessoas, favorecendo a promoção do seu negócio, bem como criar uma rede de materiais orgânicos e que favorecem o alcance da marca frente aos potenciais clientes. 

  1. Realize a integração do setor de vendas com a equipe de marketing

Digamos que a equipe de vendas deseja promover o aumento das vendas das Caixa de presente personalizada 

Para isso, é fundamental que ocorra a integração com a equipe de marketing para que ela possa intensificar a campanha nas redes sociais sobre esse assunto, assim como disparar conteúdo via email marketing e newsletter.

Esses setores precisam caminhar de mãos dadas porque é fundamental para que as vendas ocorram de forma assertiva e os resultados almejados pela empresa sejam alcançados com qualidade. 

Ou seja, se sua empresa quer promover um produto ou serviço, a equipe de marketing precisa saber! Toda essa estratégia, inclusive, precisa ser planejada e estar dentro de um relatório e cronograma pré-estabelecidos.

  1. Invista em tecnologia para analisar os resultados 

Por fim, destacamos a necessidade de investir em tecnologia para analisar os resultados obtidos com a campanha. 

Sem mensurar os dados, a empresa só tem a perder. Afinal, não se pode identificar quais ações estão trazendo resultados e quais precisam ser aperfeiçoadas.

Por isso, é fundamental acompanhar as métricas dos materiais desenvolvidos, assim como investir na automação do envio de emails marketing e de newsletter. 

A mensuração dos resultados contribui para que a empresa realize possíveis ajustes, além de promover melhores resultados sobre seu desempenho, sendo parte crucial de uma estratégia de inbound. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou do nosso conteúdo sobre Inbound Marketing? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...