Marketing Verde: entenda como funciona a interação com o meio ambiente

Os problemas ambientais que tem acontecido nos últimos anos é um assunto importante e diz respeito a todos, sejam pessoas físicas ou empresas. Com esta preocupação, algumas empresas passaram a investir em Marketing Verde, conceito que visa ações que mostram o quanto a companhia é preocupada com o meio ambiente e sustentabilidade.

Assim, entender o conceito de marketing verde, a sua relevância e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa a se diferenciar no mercado é bastante importante, considerando soluções práticas e que contribuem positivamente para o meio ambiente e para a imagem da empresa.

Nunca se falou tanto em sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente como atualmente.

Essa preocupação tem boas razões para acontecer, pois mostra o quanto as empresas estão atentas ao seu crescimento sustentável e de menor impacto, possibilitando aliar a causas e se desenvolver.

Além disso, é um detalhe importante para o público, que passa a se identificar com o negócio. Afinal, a responsabilidade ambiental é um fator que as pessoas têm observado no momento de escolher produtos e serviços das empresas.

O que é marketing verde?

O marketing verde, conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing, é uma estratégia de marketing com foco nos benefícios ou (ausência de malefícios) dos modos de produção, dos produtos e postura da empresa em relação ao meio ambiente.

Basicamente, são ações de marketing com apelo ambiental, ou seja, que consiste em vender a imagem de que a organização tem uma consciência ecológica e responsabilidade ambiental.

Ter conscientização em relação ao meio ambiente é um imperativo nos últimos tempos. 

Deste modo, para as empresas, não basta mostrar uma imagem de consciência, é preciso ter uma atitude de transformação e de responsabilidade não apenas ambiental, mas cultural, econômica e social.

Esta postura é importante para empresas de diversas áreas, desde empresas de segurança patrimonial até marcas varejistas.

Como surgiu o marketing verde?

O conceito de marketing ambiental surgiu nos Estados Unidos e na Europa a partir de uma vontade de despertar a consciência ecológica nas pessoas, devido aos riscos envolvidos ao desmatamento e impactos ambientais. 

A ideia de gerar conscientização começou na década de 60, mas no mercado, isso só foi percebido realmente na década de 90.

As pessoas começaram a se preocupar com a preservação dos recursos naturais e passou a pressionar as empresas para desenvolverem uma responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica.

A ideia de consciência deixou de ser apenas das pessoas físicas e começou a se estender para pessoas jurídicas. No Brasil, o conceito chegou com as empresas multinacionais e a partir dos anos 90 essa estratégia passou a ganhar força.

Princípios do marketing verde

Quando se pensa em marketing verde é importante saber que existem alguns princípios que as empresas precisam seguir para que as ações fiquem conforme o conceito. Estes princípios são:

  • Culturalmente aceito;
  • Ecologicamente correto;
  • Economicamente viável;
  • Socialmente justo.

Esses fatores mostram que a responsabilidade precisa ir além do ambiental e deve considerar outros pontos importantes como a parte econômica, a cultura e o social.

Outro ponto importante é se atentar a algumas letras que exercem um peso importante no conceito de marketing verde, que são os 3 Rs (Reduzir, reutilizar e reciclar) e os 4Ss (Sustentabilidade, Segurança, Satisfação do cliente e Social Acceptance, em português Aceitação Social).

Estes e outros aspectos têm um papel importante e devem ser considerados no momento de desenvolver produtos e serviços, seja a cirurgia de catarata preço ou um novo cosmético, principalmente em empreendimentos focados na redução dos impactos ambientais e outras causas sociais, como a causa animal.

Considerando estes fatores de marketing verde, as empresas podem potencializar suas ações de publicidade, o faturamento, identificação com o público, seus valores e causas, além de construir uma imagem positiva.

O que é greenwashing?

Vender o discurso e uma imagem de empresa preocupada e consciente, mas não ter atitudes coerentes com o discurso pode ser extremamente prejudicial. Fingir ser uma marca amiga do meio ambiente e ao mesmo tempo jogar lixo nos rios e mares, por exemplo, é uma prática que visa enganar os consumidores. Essa atitude é chamada de greenwashing.

O greenwashing, em português lavagem verde, consiste em informações que enganam os consumidores, mascarando uma postura contraditória enquanto se faz uso do discurso de marketing verde.

Devido ao risco, os produtos nomeados “verdes” precisam provar que são verdadeiramente “produtos verdes” e certificar a sua sustentabilidade e suas boas práticas. 

Este ponto é importante e vale para uma empresa de conexão remota e para companhias de diferentes áreas.

Sendo assim, é importante ter uma conduta correta com relação ao meio ambiente porque isso evita problemas para a imagem da empresa, além de evitar enganos para os consumidores e sociedade, bem como potenciais sanções.

Por que investir em marketing verde?

O marketing verde é uma excelente ideia para estratégias autênticas, quando a prática está alinhada a conduta e valores da marca.

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e preferem comprar em empresas sustentáveis, bem como negociar com empreendimentos com os quais se identifiquem e defendem as mesmas causas.

A procura por marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente e a preocupação com as práticas sustentáveis no momento de comprar um produto são fatores que as pessoas consideram.

Deste modo, o marketing verde é uma técnica interessante para diversas empresas, seja para uma de filtros a vácuo ou uma de vestuário. Inclusive, é uma prática que possibilita um crescimento mais sustentável e a atuação a longo prazo.

Quanto mais as organizações se preocuparem com o meio ambiente e mostram isso aos seus clientes, melhores serão os resultados.

Já empresas que não se preocupam em adequar as ações e estratégias a este conceito de marketing podem ter prejuízos, não só relacionados à imagem, como é o caso das adequações exigidas para o funcionamento do negócio, conforme segmento de atuação.

Como utilizar as estratégias de marketing verde na sua empresa?

Uma notícia interessante é que pequenas, médias e grandes empresas podem incorporar as estratégias de marketing verde.

As pequenas e médias, por exemplo, podem ter mais facilidade em adotar as práticas do marketing verde, devido à capacidade de controlar as atividades e postura dos funcionários, além da possibilidade de inserir novos hábitos. 

Contudo, nada impede que as grandes empresas façam isso, mas o processo costuma ser diferente, demandando adequação de processos e até o fomento de novas práticas para além da comunidade.

Como fazer?

O primeiro passo é pensar a respeito das atividades da empresa e como reduzir os impactos ambientais que elas causam. 

A partir do momento que você consegue identificar e diminuir os impactos, a companhia de câmara fria já está contribuindo para o cuidado ambiental.

A mudança de comportamento e mentalidade funciona muito bem com exemplos positivos. Isto posto, é importante que os gestores mostrem atitudes positivas e comportamentos ambientais corretos aos colaboradores. 

Mas as ações não devem parar por aí, é necessário ter um processo e protocolos relacionados ao cuidado ambiental.

Vale ressaltar ainda que os principais representantes da empresa também são influenciadores, por isso, ações positivas ajudam a implementar o marketing verde dentro e fora da esfera institucional.

Com todos os colaboradores habituados à nova filosofia, os gestores podem definir o momento certo de explicitá-las aos clientes e público.

Iniciativas de marketing verde para incorporar no seu negócio

Na parte prática do marketing verde, as empresas de elevadores de cargas e de diversas áreas podem começar a estabelecer algumas ações e princípios que envolvem ações mais sustentáveis e sua devida divulgação.

Nesse sentido, é importante encontrar hábitos que, mesmo pequenos, impactam na gestão, como dedicar-se a separar e descartar os resíduos corretamente.

Investir em reaproveitamento de materiais e reciclagem é uma ideia socialmente e ambientalmente correta, e que não demanda grandes investimentos e trazem impactos reais à rotina e a imagem da marca. 

Um ponto positivo desta ação é a economia que gera em médio a longo prazo, além de aumentar a admiração dos consumidores pela marca.

A economia de água é outro ponto importante e que deve se tornar uma cultura. Para isso, realize o uso consciente e o racionamento em determinadas atividades. 

Também é possível substituir ou eliminar os produtos poluentes por outros que sejam menos poluentes ou biodegradáveis, evitando o descarte incorreto e prejudicial.

A empresa pode criar programas que colaboram com a redução da degradação ambiental, ou incentivar programas que já existem na empresa e/ou comunidade.

Outra ação é desenvolver estratégias para aumentar a durabilidade dos produtos, como cortinas blackout, e que otimizem a linha de produção, reduzindo desperdícios e a fabricação de lixos.

Essas são apenas algumas dicas que as empresas podem colocar em prática para melhorar a rotina de atividades e os hábitos diários da companhia. Entretanto, praticar essas dicas por si só não significa que já esteja fazendo marketing verde.

É importante ser criativo e reconsiderar os processos de produção, mas estar disposto a mudar. Mais ainda, é preciso saber como comunicar essas práticas e as ações que demandam investimento e voz da empresa no decorrer das campanhas.

Dicas para implementar o marketing verde nos negócios

Após repensar sobre os processos produtivos da sua empresa e sobre o que pode ser transformado, os empreendedores podem colocar outras dicas em prática:

  • Trabalhe com fornecedores que sejam ecologicamente corretos;
  • Não se esqueça dos 3Rs: reduzir, reciclar e reutilizar;
  • Empenhe-se em reduzir a emissão de poluentes;
  • Baseie o marketing verde em atitudes, não apenas em um discurso amigável;
  • Incentive o consumo consciente;
  • Aplique os 4Ss.

Estas dicas podem ajudar a reforçar o marketing verde da sua empresa de gerador silenciado, tornando a companhia uma referência quando o assunto é cuidado com o meio ambiente.

Mas lembre-se, a campanha, por si só, não deve ser apenas baseada nas práticas sustentáveis, mas é preciso ter posicionamentos acerca dessa causa e disponibilizar discussões e informativos para que os clientes conheçam mais das medidas adotadas pela marca, como o fomento de produtores e ações sociais que se relacionam com a preservação ambiental.

Para isso, adotar estratégias de marketing digital, apostar em campos no site voltados para as ações e valores da marca e criar conteúdos informativos se faz determinante para posicionar a empresa frente ao marketing verde e o consumidor.

Além disso, é preciso estar atento aos calendários e campanhas criadas pela comunidade envolvida, verificando aqueles que é importante se posicionar e incentivar.

Vantagens do marketing verde

Investir em ações de marketing verde é uma decisão positiva para a empresa e proporciona diversos benefícios, como pode ser percebido ao longo do material. Mas, de forma a deixá-los mais claro, é possível ressaltar os seguintes benefícios:

  • Agrega valor à marca;
  • Traz oportunidades de crescimento;
  • Aumenta a credibilidade da marca;
  • Traz vantagem competitiva no endomarketing;
  • Melhora o posicionamento de mercado;
  • Alcança buyer Personas com consciência ecológica.

Portanto, o marketing verde é uma excelente estratégia para se consolidar no mercado como uma empresa amiga do meio ambiente e com ótima atuação com relação à responsabilidade ambiental, algo que ajuda a conquistar novos clientes e se consolidar junto às causas e valores que são importantes para o negócio e para seu público-ideal. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou do nosso conteúdo sobre Marketing Verde? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...