Marketing Digital: saiba como ingressar nesse mercado em 2022

Veja como você pode iniciar no mercado de Marketing Digital em 2022 com 10 dicas interessantes

O ano de 2022 recém começou, mas o Marketing Digital já se consolida como um dos segmentos mais promissores e procurados por profissionais e empreendedores nesse novo ano.

Segundo a SalesForce Research, à medida que a tecnologia leva as expectativas dos clientes a novos patamares, os profissionais de marketing emergiram não apenas como mensageiros, mas também como engajadores que promovem relacionamentos significativos com os clientes muito além da primeira compra.

A inovação fundamentalmente significa adaptação à mudança, e ela se tornou ainda mais essencial nas circunstâncias atuais. Mesmo antes da pandemia de COVID-19, os profissionais de marketing reconheceram a inovação como sua principal prioridade. É o que diz o relatório State of Marketing 2020 da SalesForce.


Principais tendências para os profissionais de marketing em 2022

inovação Marketing Digital saiba como ingressar nesse mercado em 2022

O último estudo realizado pela SalesForce, obteve dados coletados com cerca de 7 mil líderes de marketing ao redor do mundo e apontou as 5 prioridades para os profissionais de marketing da atualidade.

  1. Inovação
  2. Engajamento com os clientes em tempo real
  3. Conformidade com as normas de privacidade
  4. Uso aprimorado de ferramentas e tecnologia
  5. Ferramentas e tecnologia modernizadas

O estudo também apontou os principais desafios que os profissionais de marketing enfrentarão.

  1. Engajamento com os clientes em tempo rea
  2. Inovação
  3. Jornadas criativas e coesas dos clientes entre canais e dispositivos
  4. Unificação das fontes de dados dos clientes
  5. Compartilhamento de uma visão unificada dos dados do cliente
    entre unidades de negócios

Dito isso, se você está a par das prioridades e desafios que um profissional de marketing deve enfrentar nesse mercado em 2022, siga essa leitura. Compartilho com você algumas opções que podem de colocar nesse mercado em 2022. Lembre-se que esse mercado, assim como qualquer outro, possui suas peculiaridades, dificuldades e não será da noite para o dia que seus resultados virão.

Mas se você está pronto, já decidiu que quer atuar no marketing digital em 2022 e precisa de algumas dicas, vou compartilhar abaixo algumas formas de botar sua nova atividade em prática.

10 maneiras de ingressar no Marketing Digital em 2022

1. Use as ferramentas de vídeos nas redes sociais

Os vídeos nunca foram tão importantes na formação de uma boa presença digital. Ferramentas como TikTok, Reels do Instagram, Facebook Watch e Shorts do Youtube estão em alta. Dê uma atenção especial para essas ferramentas se quiser engajar rapidamente com o seu público e dos seus clientes.

2. Dê muita atenção à experiência do usuário

De acordo com o Google, os usuários mostram que preferem sites com uma ótima experiência de página. Ao priorizar a experiência do usuário (UX), os visitantes são mais propensos a permanecer engajados em seu site do que em seus concorrentes.

3. Atualize seu conteúdo

Ter um site, blog ou e-commerce não é apenas criar o conteúdo inicial e deixá-lo lá “a espera de um milagre”. Não comece o ano novo com um site desatualizado ou de baixo desempenho. Isso fica ainda mais importante se o site é do seu cliente.

Leva 0,05 segundos para os usuários formarem uma opinião sobre esse site, portanto, se ele tem uma experiência ruim de usuário, não é otimizado para dispositivos móveis, tem um tempo de carga alto, está desatualizado ou não está sendo encontrado no Google, então pode ser hora de uma reformulação.

Isso vale também para os perfis dos seus clientes nas redes sociais. Eles precisam de “vida”, e esse termo no marketing digital, tem tudo a ver com conteúdo dinâmico.

4. Aproveite os benefícios dos Chatbots

chatbots Marketing Digital saiba como ingressar nesse mercado em 2022

Os chatbots permitem que os visitantes abram conversas de bate-papo ao vivo online com representantes de negócios no seu site e no do seu cliente. As empresas podem fornecer suporte, fazer perguntas de liderança qualificadas e até converter leads através de um chatbot online ao vivo.

Os consumidores de hoje são todos interessados em soluções instantâneas. E com a mudança de comportamento do consumidor após a COVID, os consumidores esperam que tudo seja tratado online.

5. Autoatendimento

Você vai precisar atender clientes simultaneamente, e seus clientes também, então crie ferramentas de autoatendimento eficientes. Mais uma vez, as pessoas de hoje querem solução instantânea. Crie uma ótima experiência com o cliente, fornecendo recursos e respondendo perguntas enquanto clientes e potenciais clientes estão engajados. Uma base de conhecimento e vídeos de treinamento podem ser boas opções.

6. Olho vivo na “Geração Z”

A Geração Z está rapidamente se tornando uma das gerações mais influentes da economia atual. A Geração Z representa 20% da força de trabalho, 40% de todos os consumidores, e é a maior, mais demograficamente diversificada e a geração mais dependente tecnologicamente.

geração z

A Geração Z é a definição sociológica para a geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010.

Aqueles incluídos nesta geração realmente nunca conheceram um mundo sem internet ou tecnologia sem fio, e, portanto, estão mudando a experiência digital e redefinindo as expectativas dos negócios.

7. Especialize-se em mídia paga

Com mais pessoas ficando e trabalhando em casa devido à pandemia, o digital tornou-se o meio de publicidade menos afetado, em comparação com anúncios de rádio, anúncios impressos e outdoors.

As empresas continuam cortando seus gastos em marketing tradicional e estão alocando seu orçamento de marketing para publicidade de mídia paga para adquirir mais clientes e competir com outras empresas que agora compartilham as mesmas plataformas digitais.

Recomendo que invista em conhecimento sobre Facebook Ads e Google Ads se quiser prestar esse tipo de consultoria com eficiência aos seus clientes em 2022.

8. Atualize-se sobre ferramentas de marketing

Tente usar várias ferramentas de marketing para ajudar a simplificar e otimizar seus esforços de marketing e vendas. Aqui estão algumas plataformas para considerar a utilização em 2022: CRM, CMS, software de automação de marketing, software de análise e relatórios e software de otimização de SEO para citar alguns.

Analisar e utilizar os resultados da análise para melhorar o desempenho do seu marketing digital será o divisor de águas que o deixará do lado dos diferenciados.

9. Automatize tarefas

Com todas essas novas estratégias é importante automatizar o máximo possível para ajudar a economizar tempo e focar em projetos de maior prioridade. Aqui estão algumas tarefas úteis para automatizar:

  • Postagens nas redes sociais
  • E-mails de marketing
  • Relatórios de análise do Google Analytics direto no seu CRM
  • Respostas automáticas do Whatsapp Business e do Messenger

10. Personalize sua comunicação com o cliente

personalize a comunicação Marketing Digital saiba como ingressar nesse mercado em 2022

Envolva-se com as perspectivas dos seus clientes enviando-os mensagens relevantes direcionadas com base nos dados que você reuniu deles. Você pode personalizar suas mensagens usando as seguintes informações coletadas em seu CRM: informações de contato e demográficas, quais páginas da web eles visitaram, quais e-mails eles clicaram, quais recursos eles baixaram, etc.

Mais de 80% das empresas que atendo viram melhorias em seus esforços de negócios devido a estratégias de personalização entre 2019 e 2021.


Considerações finais

Espero que essas dicas possam lhe auxiliar em seu início de carreira no Marketing Digital e que 2022 seja realmente um ano de sucesso para você.

Gostou dessa publicação? Então compartilhe ela com seus amigos em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...