Copywriting no marketing digital: textos que vendem mais

Convencer o público online a comprar um produto ou serviço é parte fundamental das ações de marketing e podem se mostrar um desafio. Um jeito de chamar atenção e realizar a evolução dos leads na jornada de compra é investindo em copywriting no marketing digital.

Essa é uma técnica que instiga os consumidores a continuarem na jornada pelo funil, direcionando-os à próxima ação de forma criativa e dinâmica, criando interesse e curiosidade sobre os materiais abordados e o texto desenvolvido.

O que é copywriting?

O copywriting é uma técnica que consiste em produzir textos persuasivos, visando envolver o leitor e despertar o interesse em adquirir produtos e serviços, aumentando as conversões de vendas.

O termo é muito utilizado no marketing e na publicidade e envolve a criação de textos persuasivos que possuem o poder de convencer as pessoas a realizar uma determinada ação, como fazer uma compra no site, baixar um material ou mesmo concluir a leitura do texto.

Deste modo, o copywriting pode ser utilizado em:

  • Anúncios;
  • Artes;
  • Notícias e descrições;
  • Landing pages;
  • Conteúdos em geral.

Estes são apenas alguns exemplos sobre os materiais em que o copywriting pode ser introduzido para contar algo de maneira atrativa e interessante, sempre focado na finalidade de conversão. 

Sendo assim, a técnica pode ser utilizada, por exemplo, em uma assessoria contábil para explicar mais sobre os serviços de forma envolvente, evidenciando os benefícios e levando os leitores a interagirem e contatarem a empresa.

Para isso, a estratégia se divide em alguns conceitos e técnicas, sendo a copy o nome dado ao texto, enquanto está sendo produzido com as técnicas de copywriting

O segredo deste método não é sobre escrever e sim saber como escrever, fazendo da forma mais correta para atrair o público em específico.

O que é Copywriter?

O Copywriter é o profissional que atua na produção de textos focados em conversão (as copies), guiando o leitor para executar uma ação específica e usando técnicas adequadas para a escrita persuasiva.

Pense em quantas vezes você já clicou em um texto por conta do título ter lhe chamado atenção. 

Essa é a função do copywriter, criar conteúdos que geram este tipo de resultado, o de despertar a curiosidade do público.

Objetivos do copywriting no marketing digital

O copywriting é uma técnica que ajuda muito nas estratégias de venda direcionadas. Quando aplicada ao conceito de marketing digital, permite atrair o usuário de forma ainda mais qualificada no ambiente online, levando-os a executar uma ação.

Ou seja, permite cativar potenciais clientes em um canal com um fluxo de informação mais rápido, o que é uma importante vantagem.

Neste caso, o copywriting é usado para conduzir o público em cada etapa no funil de vendas, incentivando os usuários a evoluírem na jornada, realizando ações até chegar na etapa final do funil: a compra.

Enquanto as estratégias de inbound e conteúdo são colocadas em prática para atrair novos leads (potenciais clientes), o copywriting pode ser incluído na fórmula para potencializar as estratégias, sendo responsável por levar os leads a concluírem a compra.

No entanto, ninguém começa escrever textos que vendem mais aventais descartáveis e diversos outros produtos e serviços de uma hora para a outra.

É necessário habilidade e prática para utilizar as palavras certas em cada canal e estágio do funil. 

Para obter resultados, é importante saber que há alguns pontos que você precisa se atentar antes de iniciar a produção de conteúdos persuasivos e que a prática é fundamental para melhorar os resultados.

Copywriting e marketing de conteúdo são iguais?

Embora o copywriting e o marketing de conteúdo sejam parecidos e usados em conjunto, na verdade tratam de estratégias diferentes.

O copy visa converter, ou seja, gerar vendas. Já o marketing de conteúdo tem o objetivo de educar, encantar, entreter e informar.

Os dois são utilizados como grandes aliados no marketing digital, mas é importante ter em mente que as técnicas têm diferenças e, geralmente, são melhor aplicados em estágios distintos do funil de venda, sendo o conteúdo puro na fase inicial e a copy nos momentos de conversão e fundo de funil.

Isso significa que o copywriting ajuda a guiar o lead pelo funil, enquanto o marketing de conteúdo ajuda no relacionamento entre marca e consumidor.

É como se o inbound marketing representasse uma casa, o marketing de conteúdo, os tijolos e copywriting as portas que levam as pessoas aos cômodos da casa.

Todas essas técnicas são utilizadas em prol do mesmo objetivo, geralmente relacionados à venda final, mas que podem ser os mais diversos possíveis – visto que cada segmento/empreendimento tem uma meta.

Outra maneira de compreender as diferenças é analisando os profissionais de copywriter e redator web.

O copywriter, ou mesmo o redator publicitário, domina a escrita persuasiva e consegue tomar decisões estratégicas que ajudam no crescimento do negócio corrimão de inox para escada, por exemplo.

Já um redator web ou redator SEO precisa dominar algumas técnicas de escrita mais técnicas como: coerência, coesão, clareza, formatação, ortografia e principalmente a parte de otimização para os mecanismos de busca.

Ambas as áreas exigem criatividade e boa capacidade analítica para realizar a mensuração dos resultados e otimizar as produções.

Contudo, isso não significa que um profissional não possa atuar nas duas frentes. Na verdade, com o conhecimento apropriado, é possível aplicar cada técnica na proposta mais adequada de uma estratégia completa.

Copywriting e marketing digital 

O copy pode ser utilizado em anúncios, e-mail marketing e até finalizar posts em blogs e redes sociais, deixando-os mais completos e iniciando o processo de conversão.

Isto posto, o copywriting pode ser usado em qualquer canal, desde que seja bem executado e se adeque à estratégia.

Com o crescimento do marketing digital, as empresas começaram a perceber que não é só uma publicidade que chama a atenção do público.

Ou seja, informações claras e objetivas sobre produtos/serviços, como torres de resfriamento de água para empreendimento, abordados de forma adequada e agregando valor podem ser aplicadas aos mais diversos materiais, de forma apropriada para cada formato. 

Basicamente, a estratégia consiste em resolver um problema, propondo soluções úteis e de forma ágil.

Entender a dor e necessidade dos usuários é fundamental para esse processo, aplicando os aspectos e gatilhos mais compatíveis com os desejos dos potenciais clientes nos materiais. 

Considere que quando as pessoas realizam pesquisas na internet, elas procuram vários assuntos com o objetivo de sanar algumas dúvidas, mas, por trás há a motivação de um desejo ou dor.

Assim, os problemas e necessidade envolvem essas dores das pessoas, sendo essas dores as soluções que você deve oferecer. Para isso, é possível aplicar dicas como:

  • Entender quem é o seu usuário;
  • Verificar o que os clientes gostam ou o que os motiva;
  • Adaptar a linguagem para o seu público;
  • Oferecer soluções completas e que agregam valor;
  • Explorar gatilhos mentais.

Desta maneira, ao atingir as emoções, as empresas de administração de condomínios em São Paulo e dos mais diversos segmentos podem aumentar os números de prestação de serviços, conquistando mais lucros e sucesso.

Muitos consumidores realizam a compra de produtos e serviços por impulso, e o diferencial na decisão de compra são os gatilhos mentais, quando explorados corretamente.

Os gatilhos são estímulos que influenciam positiva e diretamente o processo de decisão, provocando o consumidor.

Saber como utilizá-los na copy faz toda a diferença e conhecer os principais pode ajudar. Alguns tipos muito usados são: 

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Autoridade;
  • Prova social;
  • Reciprocidade;
  • Exclusividade.

Dicas para criar um copy que ajuda nas vendas

Desenvolver textos que convertem não é, necessariamente, uma tarefa difícil.

Contudo, é preciso ter técnica e experiência para entender a melhor forma de comunicar e realizar as transições.

Afinal, o público e os canais estão em constante melhoria, fazendo com que velhos chavões não funcionem mais tão bem poucos meses depois.

Sendo assim, conhecer e colocar em prática corretamente as técnicas de copywriting é o modo de conquistar excelentes resultados.

  1. Entenda a necessidade ou problema 

Um bom copy exige que os profissionais envolvidos compreendam o problema do seu público. 

Para isso é necessário pensar com a persona (representação ideal do cliente), entender suas dores e focar na solução proposta.

Muitas vezes, o consumidor não tem a noção da necessidade de compra, mas ao conhecer o diferencial dos produtos/serviços, ele pode se convencer de que o item é útil e rende boas experiências para algo que percebeu impactar em sua rotina.

Unir o problema a solução é uma maneira de elaborar ótimos copies, que dialogam com o público-alvo do seu negócio de gerador silenciado, por exemplo. Inclusive, trazer as soluções e melhorias é uma forma bastante interessante de aplicar o copy.

  1. Desperte as emoções

As decisões de compra estão muito ligadas às emoções. Engana-se quem pensa que a decisão é um processo racional.

Geralmente, as pessoas compram por conta da experiência que os produtos ou serviços podem oferecer, bem como aspectos emocionais e de satisfação. 

Nos copies, em que a meta é converter, isso se mostra ainda mais eficiente e utilizar mecanismos como a empatia é uma boa opção.

Sentimentos e sensações são meios que ajudam a convencer o consumidor sobre a necessidade em dar o próximo passo, rumo à compra.

  1. Saiba falar do produto no momento certo

Um erro terrível e muito comum nos copies iniciantes é o profissional mencionar o produto a cada linha redigida.

A questão não é deixar de falar do produto, mas é importante ter um equilíbrio e citá-lo apenas quando realmente for necessário. 

Uma maneira de conseguir criar um bom copy é considerar o principal objetivo, direcionando mais para a solução e impacto do que ao produto em si.

  1. Procure chamar atenção do leitor

Na internet a concorrência é gigantesca quando o assunto é informação e conteúdo. 

Anúncios, páginas, recursos e até a própria web podem fazer com que o usuário esqueça a atividade que estava realizando e parta para outra informação.

Isto posto, chamar atenção das pessoas é muito importante para conseguir realizar as vendas de portão de alambrado ou de artigos para decoração. 

Mais do que chamar atenção, é importante capturar o usuário a ponto de que nenhum outro elemento presente na página gere distração.

Ao criar este sentimento irresistível de necessidade, você terá um excelente copy, que gera ótimos resultados.

  1. Seja objetivo e tenha clareza

Clareza e objetividade na comunicação com a persona é muito importante para que ela entenda o seu produto ou serviço e o que oferece

Textos com palavras difíceis podem tornar a mensagem mais complexa e isso pode afastar o usuário.

Deste modo, seja simples e bem objetivo ao elaborar o copy. Pense em formas mais diretas e em como tornar o texto de conexão remota, por exemplo, mais acessível.

Vantagens do copywriting

Um conteúdo atraente e de qualidade é o segredo para o sucesso do seu negócio. Isto posto, conhecer as principais vantagens do copywriting é uma maneira de aplicar a técnica na sua empresa de maneira mais adequada.

Os benefícios são:

  • Ajuda na notoriedade e posicionamento da marca;
  • Textos com mais qualidade e persuasivos;
  • Permite aproximar e ter um bom relacionamento com os clientes;
  • Traz excelentes oportunidades de conversão e geração dos leads;
  • Aumenta a eficiência das estratégias.

Considerações finais

Portanto, entender o conceito de copywriting e colocar as técnicas em prática é o jeito de vender mais, ter um bom relacionamento com os clientes e fortalecer a imagem da marca no mercado, realizando conversões mais atraentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou do nosso conteúdo sobre copywriting? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Imagem: Man work photo created by drobotdean – www.freepik.com

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...