10 Motivos para investir em carsharing corporativo em 2022

A cultura dos carros individuais de empresas ainda é muito presente no mercado brasileiro. No entanto, o carsharing corporativo mostra que essa cultura está aberta a novas possibilidades e mudanças.

Essa modalidade foi criada para facilitar as discussões sobre inovação. A inovação teve um impacto positivo não apenas na agenda financeira de uma empresa, mas também nas medidas de governança social e ambiental.

Este post descreve como o carsharing funciona e traz 10 motivos para empreendedores investirem nessa modalidade.

Carsharing corporativo: o que é?

É uma modalidade de aluguel de carros que funciona por meio de locadoras, mas com intervalos menores.

As locações regulares são assinadas diariamente. 

Para frotas, a locação também pode ser feita anualmente. Neste caso, é selecionado o dia em que precisa-se do veículo e reservado no intervalo desejado.

No compartilhamento de carros, o carro é usado por várias horas antes de ser devolvido à locadora.

Esta possibilidade, ao modelo tradicional, geralmente inclui combustível e seguro, o que o torna bastante acessível.

É uma alternativa amigável ao meio ambiente porque diminui o número de veículos para a terceirização de limpeza, diminuindo, assim, a emissão de gases poluentes.

10 motivos para adotar o carsharing corporativo

Os benefícios deste modelo vão desde a proteção do meio ambiente, vantagens para funcionários e até gerenciamento de frotas.

As estratégias de locomoção dizem muito sobre a abordagem corporativa. Quanto mais eficientes são as medidas de mobilidade, mais sucesso para a marca.

Abaixo, você encontrará 10 razões que fazem do compartilhamento de carros uma prática altamente positiva.

  1. Permite que a empresa foque na sustentabilidade 

Quando se trata do ESG (Environmental para Ambiental, letra E; Social, para Social, S; e Governance, para Governança, G), o carsharing tem impacto direto na agenda de sustentabilidade da empresa de engenharia civil.

É necessário atuar em todas as áreas e realizar projetos ambientais, sociais e éticos permanentes.

O marketing é uma parte importante da divulgação das metas de sustentabilidade, envolvendo as pessoas dentro e criando conteúdo amigável ao mercado.

Um ponto importante, em termos de sustentabilidade, é a responsabilidade de muitas empresas pelo seu impacto ambiental, principalmente no setor industrial.

O compartilhamento de carros corporativos é uma forma de reduzir as emissões de gás carbônico da cidade, diminuir o tráfego e os congestionamentos.

Esta é uma maneira de incutir uma mentalidade sustentável em todo o time de funcionários.

  1. Melhora o bem-estar e a saúde geral dos colaboradores

Atualmente, os grandes centros lutam para equilibrar crescimento, qualidade de vida e mobilidade. As cidades são cada vez mais obrigadas a fornecer resultados e soluções que ajudem a melhorar a vida de seus moradores.

A tarefa do carsharing no serviço de instalações elétricas prediais é viabilizar a mobilidade de todos os colaboradores com mais eficiência e menos poluição.

O tráfego da cidade não é apenas motivo de atrasos frequentes, mas também pode ter um impacto negativo na saúde dos motoristas.

Desta forma, você pode aliviar o estresse do seu deslocamento diário, descansar mais e ficar mais disposto para trabalhar.

  1. Ajuda no recrutamento e retenção de talentos

As marcas precisam manter uma vantagem competitiva sobre outros empregadores, atraindo assim os melhores talentos em diferentes profissões. 

Adotar carsharing na empresa é um exemplo de novas tecnologias e requisitos que podem ajudar a mudar a cultura corporativa.

O objetivo do compartilhamento de carros é fornecer veículos para um grupo maior de funcionários dentro da fábrica de junta de vedação.

Esta é a única maneira de mudar a maneira como se pensa em todos os níveis de sua organização.

Com os benefícios oferecidos pela empresa devidamente apresentados, o compartilhamento de carros corporativos pode ser um tema interessante para ampliar a busca por novos profissionais e manter os talentos contratados.

Para isso, use estratégias de inbound marketing para que bons profissionais fiquem a par dessas diferenças e demonstrem interesse pela empresa e suas ofertas.

  1. Reduz custos com combustível

Abaixar os custos com combustível é muito importante, ocasionado pelo número de carros e gestão das reservas.

Além disso, é possível usar o sistema de carona. Se a rota e os horários dos funcionários coincidirem, basta planejar uma viagem com mais pessoas em cada veículo para evitar que veículos diferentes sejam usados ​​na mesma rota. 

Nesse aspecto, a preservação do meio ambiente e as finanças caminham lado a lado. Afinal, poupar combustível é vantajoso tanto para a empresa, quanto para a natureza.

O sistema de carona também privilegia a convivência do time de colaboradores fora da sede profissional. Isso é ótimo para incentivar a coesão e a harmonia entre todos os envolvidos.

  1. Promove a economia de manutenção

Ao substituir o controle manual por uma plataforma de gerenciamento de veículos controlada digitalmente, a manutenção preventiva de todos os veículos pode ser planejada com precisão. 

A tecnologia incorporada ao veículo produz informações em tempo real para os administradores. O sistema avisa automaticamente.

A manutenção no momento certo é mais eficiente, pois evita-se danos maiores no futuro. Além disso, os membros da prevenção e combate a incêndio têm a tranquilidade de dirigir um carro mais seguro.

  1. Otimiza a frota, que passa a ter o tamanho adequado

É possível criar uma estimativa de tamanho ideal para a frota a fim de atender às necessidades de mobilidade de seus funcionários. Portanto, não haverá automóveis parados.

Os ajustes no tamanho da frota ocasionam a economia, além de outras reduções de custos, como:

  • Combustível;
  • Manutenção;
  • Documentação;
  • Seguro.

Com isso, os entregadores de plataforma elevatória preço farão o melhor serviço possível de acordo com as ótimas condições de trabalho.

  1. Traz visibilidade total da operação

Uma plataforma totalmente digitalizada significa que o controle manual impreciso e tedioso é eliminado. Assim, o gestor de frota tem total transparência em sua operação.

Com visão de 360 ​​graus de toda a operação do veículo, é feita em tempo real, assim o responsável pode ter o controle automático simplificado do uso do veículo.

Os clientes finais podem reservar um carro e recebê-lo em seu smartphone com apenas alguns cliques.

  1. Permite que os carros sejam compartilhados pelos funcionários

A locação de veículos já funciona como uma espécie de compartilhamento de carros, pois as empresas não precisam comprar ou gerenciar carros próprios.

Quando se trata de otimização de custos, podemos dar um passo adiante. 

Isso porque carros terceirizados podem ser compartilhados por seus funcionários enquanto estão ociosos.

Para isso, uma solução simples, como uma tabela com as metas de cada pessoa na empresa de alarmes de incêndio, é uma boa alternativa. Ou mesmo um aplicativo mais sofisticado que visa mostrar o carro mais próximo do funcionário.

  1. Traz oportunidade educacional

O marketing desempenha um papel importante na educação do mercado sobre essa nova cultura, onde praticamente tudo pode ser compartilhado, incluindo carros da empresa. O marketing de conteúdo também é útil aqui.

Até agora, a ideia de ter um carro para cada funcionário era natural e esperado.

Hoje, as diretrizes de sustentabilidade e economia compartilhada questionam essa abordagem tradicional de veículos de frota.

Com o advento do carsharing, oferecemos novas formas de mobilidade organizacional através de um processo altamente informativo e disruptivo.

No entanto, algumas mudanças são necessárias para isso. O setor de comunicação da indústria de portas corta fogo pode ajudar nessa transformação de pensamento e consumo.

Se desejar, você também pode usar materiais criados por meio de plataformas como Google Ads e Twitter Ads, para educar mais pessoas sobre os benefícios do compartilhamento de carros corporativos.

  1. Melhora a satisfação dos funcionários

Os funcionários têm fácil acesso ao carro, não precisam ir a serviços terceirizados para alugar um automóvel e podem prever quando ele estará disponível. Eles também estão protegidos da responsabilidade por eventuais danos causados à frota.

Outra vantagem importante é que o veículo pode ser usado fora do horário comercial, o que é muito difícil de gerenciar com métodos tradicionais.

No entanto, ao implementar uma solução compartilhada, as empresas podem disponibilizar seus carros para os funcionários tanto nos finais de semana quanto nas viagens de ida e volta. 

Isso leva ao aumento da receita, benefícios e impostos da frota, pois essas viagens são dedutíveis de impostos e, o mais importante, aumentam a satisfação dos funcionários com as necessidades de mobilidade.

Conclusão

O investimento no mercado corporativo de compartilhamento de carros está avançando muito rapidamente.

Empresas do setor buscam investimentos para aprimorar a tecnologia até que ela se torne ainda mais importante para todas as empresas.

Também é importante lembrar que o carsharing é um novo paradigma na economia compartilhada, que já faz parte do dia a dia de muitas cidades, na forma de aplicativos de transporte e delivery.

Como você pode perceber, não faltam bons motivos para começar a explorar essa nova possibilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou do nosso conteúdo sobre carsharing? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Imagem: Pixabay

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...