Trabalho em equipe? Você realmente está fazendo certo no novo formato híbrido?

Desde o início de 2020, as empresas e seus colaboradores tiveram que se adaptar a uma série de novidades, sendo a maior delas trabalhar diretamente de seus lares. 

Agora, no “novo normal”, muitas empresas optaram pelo modelo híbrido de trabalho. 

Mas, como saber se o seu trabalho está sendo satisfatório para você e para a empresa nesse formato? E o trabalho em equipe? Descubra nos próximos tópicos!

O que é trabalho em equipe?

Resumidamente, o trabalho em equipe é a junção de duas ou mais pessoas que unem suas capacidades intelectuais e físicas para solucionar um problema em comum.

Esse tipo de formato permite que todos os colaboradores tenham a oportunidade de contribuir no projeto e também se desenvolverem.

Outro ponto positivo é a delegação de tarefas. Com uma equipe suficiente para realizar o projeto, cada um pode ficar responsável por uma parte e, assim, tornar todo o processo muito mais otimizado e rápido.

Mas, você sabia que nem todas as pessoas realmente conseguem trabalhar em equipe de maneira que traga resultados de qualidade em pouco tempo?

Algumas pessoas sentem dificuldades pois: 

  • são muito introspectivas;
  • não têm sintonia com o restante do time;
  • sentem falta de um líder aberto ao diálogo;
  • não têm o seu desempenho individual acompanhado.

Para que tudo funcione e cada colaborador consiga atingir o seu máximo de potencial, sem se deixar ser afetado por essas dificuldades, é necessário ter metas e objetivos compartilhados por meio de uma comunicação clara e assertiva.

O que é o formato híbrido de trabalho?

Se você ainda não adotou o formato de trabalho híbrido, provavelmente pessoas ao seu redor já.

É um formato de trabalho cada vez mais comum na sociedade. Esse tipo de trabalho já era muito comum nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, mas com a pandemia mundial de COVID-19 ele se expandiu ainda mais.

O trabalho híbrido é um modelo que mescla as atividades dos colaboradores presencialmente, no escritório, mas também à distância, no chamado home office.

Esse formato de trabalho também sofre diversas variações de empresa para empresa ou setor para setor. Isso se deve ao fato de ser um modelo bem flexível para se adaptar às necessidades de cada equipe.

Por isso, as empresas utilizam diversas ferramentas e recursos para conseguirem quantificar se o trabalho híbrido está sendo satisfatório. Veja alguns exemplos abaixo:

  • controle de atividades;
  • comunicação interna;
  • reuniões por meio de ferramentas online;
  • metas;
  • relatórios diários.

Para o trabalho em equipe, diversas outras ferramentas podem ser adotadas, como lousas interativas, canais de comunicação rápidos e outros recursos que você irá ver por aqui.

Por que as empresas estão preferindo o formato híbrido?

O formato híbrido trouxe inúmeras vantagens, sendo algumas delas:

  • custos de escritório reduzidos;
  • flexibilidade de horários;
  • praticidade;
  • aumento da produtividade;
  • clareza nos processos organizacionais;
  • otimização de tempo.

Além disso, trabalhar diretamente de casa exige um nível a mais de organização do colaborador, já que ele pode ser facilmente distraído com o lazer doméstico e familiares.

Por isso, as empresas foram desafiadas a desenvolver lideranças que contemplem todas as necessidades do trabalho remoto, como a motivação dos funcionários e um trabalho em equipe realmente efetivo, mesmo que as pessoas não estejam próximas fisicamente.

E mesmo com essa exigência a mais de todos os funcionários, o formato híbrido ainda dá a liberdade de que o colaborador possa resolver algum problema urgente de cunho pessoal.

Os desafios do trabalho remoto

E ao contrário do que muitos acham, o trabalho remoto não possui só pontos positivos. 

O grande equilíbrio é que cada empresa saiba e estude o que é melhor para os seus colaboradores e adote o melhor formato para aquele tipo de atividade.

Algumas desvantagens são:

  • necessário estudo minucioso da gestão e da comunicação do time;
  • funcionários ficam desmotivados com mais facilidade;
  • é preciso ter segurança de dados;
  • fica mais difícil saber quem está trabalhando em equipe por conta da distância.

Além desses mais comuns, cada colaborador pode apresentar uma dificuldade diferente, como concentração, excesso de tempo trabalhado e até mesmo de produtividade

Mas, apesar disso, se o formato híbrido for realizado da maneira correta, é possível descobrir novos líderes e ainda melhorar os resultados da empresa. 

Os efeitos positivos no desempenho da empresa, podem ocorrer, principalmente, se houver uma descentralização do trabalho gerada pela delegação de tarefas e a criação de novos projetos que sejam encabeçados por essa nova liderança.

Melhore o trabalho em equipe no formato híbrido com 3 ferramentas!

Confira a lista abaixo!

Mapa mental

O mapa mental é muito comum para estudos e até mesmo para colocar ideias no papel para, depois, aplicá-las no mundo prático.

Para fazê-lo, é necessário utilizar palavras-chave em destaque e conectá-las com conceitos. Assim, você cria uma árvore de ideias e explicações de todo aquele tema em destaque.

Existem templates de mapas mentais online, como os da Miro, perfeitos para o trabalho híbrido, pois você consegue projetá-los em uma sala de reunião com a equipe do escritório e ainda compartilhá-los com a equipe que está em casa. 

Diagramas

Os diagramas são outra ferramenta muito utilizada por diversas empresas. 

Eles configuram  uma escolha interessante para colocar os objetivos, metas, dificuldades e vantagens de um projeto de forma mais visual para que os colaboradores consigam enxergar e compreender com facilidade.

Além disso, são de linguagem universal, pois utilizam símbolos e imagens para passar a mensagem. 

Comece a construir agora mesmo um diagrama para mapear projetos ou os processos que estão no seu dia a dia e no da sua equipe.

Se você quiser, pode usar o templates de diagramas online gratuitos da Miro!

Reuniões online

Se comunicar entre o time pode ser um verdadeiro desafio quando estamos na forma online. Como fazer todos ligarem a câmera e serem ativos, dando ideias e soluções?

A Miro também traz templates prontos e gratuitos para que você possa ter workshops prontos a serem editados na palma da sua mão e levar para sua reunião com o time uma lousa digital colaborativa.

Promova reuniões engajadoras utilizando modelos prontos de reunião online, ou se preferir, monte a sua reunião do zero com todos os recursos que a ferramenta dispõe!

E depois de todas essas sugestões e ótimas ferramentas, o que mais você pode fazer para conseguir que o trabalho em equipe seja um sucesso?

Promova sempre a cultura da empresa e seja flexível. Utilize ferramentas acessíveis e sempre tenha canais que detalhem as atividades e que sejam de fácil comunicação.

Considerações finais

Se o trabalho em equipe de forma híbrida é a nova realidade, você deve abraçar essa ideia e estar pronto às mudanças! Com toda certeza essas dicas te ajudarão nos próximos passos!

Conteúdo produzido por Danielle Caldas para o Blog Gauchaweb. Danielle Caldas é especialista de marketing na Miro, com mais de 12 anos de carreira na área de marketing, auxiliando na estratégia de conteúdo para grandes empresas como Telhanorte, Zendesk, Benegrip e muito mais.

Gostou do nosso conteúdo sobre trabalho em equipe no formato híbrido? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...