De escritórios de coworking a comunidades de coworking: Veja como o design está moldando essa mudança

Entre em um escritório de coworking em Ribeirão Preto e você terá uma boa ideia do tipo de pessoa que trabalha lá. Alguns anos atrás, os assentos baixos, os pufes confortáveis, as mesas de pebolim e o café gelado prontamente disponível (e talvez até a cerveja) diriam a você que os usuários eram jovens – pense em empreendedores de tecnologia, designers ou tipos criativos.

Hoje, uma rápida olhada em um escritório de coworking e você notará algumas diferenças. Os pufes serão intercalados por cadeiras ergonômicas com suporte lombar adequado e cômodas para guardar utensílios. A sala de jogos será ladeada por um quarto dos pais. O refeitório provavelmente servirá uma variedade de opções de alimentos e bebidas para atender às diferentes necessidades dietéticas.

Diversidade

Se isso te faz pensar que os escritórios de coworking se diversificaram, você está certo. As pessoas que ocupam esses espaços não são mais exclusivamente experientes na geração do milênio em campos criativos. Em vez disso, eles incluem equipes de várias gerações, mulheres que retornam às suas carreiras após os intervalos da maternidade e profissionais de indústrias tradicionais que você normalmente não associa a escritórios de coworking.

Os escritórios de coworking agora hospedam muito mais profissionais experientes que estão mudando de marcha mais tarde em suas carreiras ou fundando uma nova empresa apoiada por décadas de experiência na esfera corporativa. Muitos deles também continuam trabalhando após a aposentadoria, com funções de consultoria e projetos de curto prazo. Um estudo sobre escritórios de coworking mostrou que o número de pessoas com 60 e mais anos quadruplicou nos últimos dois anos. Por outro lado, graças à nova onda de escritórios de coworking operados por universidades, também não é incomum ver alunos usando esses espaços para trabalhar em projetos ou fazer networking com profissionais da indústria.

As empresas que operam fora desses espaços de trabalho também não estão mais limitadas a novatos em tecnologia e design. Indústrias mais tradicionais, como bancos e finanças, estão mudando para escritórios de coworking, assim como as grandes empresas multinacionais.

Atendendo às necessidades da comunidade

À medida que um ecossistema se torna mais diversificado, os escritórios de coworking modernos pensam além das necessidades profissionais de seus membros e se concentram na necessidade de construir uma comunidade e criar um sentimento de pertencimento e fomentar a camaradagem.

Alguns escritórios de coworking estão projetando especificamente seus espaços e suas atividades para serem mais acolhedores aos recém-chegados à cidade. Muitos profissionais consideram suas novas vidas em um metrô agitado e acelerado uma experiência de isolamento e têm dificuldade para desenvolver seu círculo social. Os empreendedores do setor de coworking estão agora projetando espaços compartilhados para preencher essa lacuna social e fornecer uma plataforma para cultivar contatos profissionais também.

O Coworking Webtrends, um escritório de coworking em Ribeirão Preto, também funciona como um centro de trabalho de fintech social. O projeto seguiu um plano de escritório aberto em um edifício de grau A, então os designers atuaram como consultores para atender a todas as regulamentações de construção, enquanto criam um espaço único e dinâmico para os membros realizarem reuniões enquanto tomam café ou cerveja ou entreterem um cliente com estilo.

Retribuindo à comunidade

Em 2022, o número de escritórios de coworking deve chegar a 25.968 – um aumento maciço de 42% em relação a 2019. Na verdade, desde 2015, uma média de 2.595 novos espaços foram criados a cada ano, com Ribeirão Preto testemunhando o segundo maior crescimento per capita em escritórios de coworking. Em uma comunidade próspera como esta, a necessidade de oportunidades iguais e de retribuir à comunidade em geral torna-se um requisito premente – e os espaços de coworking modernos também tratam disso.

Alguns escritórios de coworking são projetados especialmente para empreendedores sociais e inovadores que buscam fazer uma mudança positiva no mundo. Outros são o lar de ativistas locais e organizações sem fins lucrativos que são apaixonados por causas comunitárias. Ao contrário do brilho e glamour dos escritórios de coworking corporativo, esses espaços têm uma abordagem mais holística.

Como um centro de comunidade, escritórios de coworking como esses permitem que os empreendedores forneçam apoio mútuo uns aos outros e se conectem com mentores e investidores que podem ajudar a realizar seus objetivos e ambições.

O futuro do coworking está na comunidade de pessoas que o apóiam. Operadores inteligentes em mercados maduros identificaram o outro lado do modelo de coworking – a solução para manter um cliente feliz é fornecer várias opções.

Com isso nasce o modelo de co-viver de trabalhar e viver em um ambiente. Opções de pagamento mês a mês, instalações flexíveis de trabalho e lazer, bem como uma comunidade de apoio de indivíduos com ideias semelhantes, geralmente em locais modernos ou descolados no centro da cidade, atraem muitos tipos de usuários finais – oferece flexibilidade e controle e, mais frequentemente do que não, um contrato mês a mês, tudo-em-um.

Os recém-chegados à cidade – e, de fato, com o aumento dos custos dos aluguéis, os habitantes locais também – estão aproveitando os benefícios de viver e trabalhar em uma comunidade.

A ideia de uma taxa fixa mensal com tudo incluído apela a um setor mais amplo da comunidade, eliminando a dor de cabeça e a dor de encontrar um lugar para morar e um lugar para trabalhar. É apenas uma questão de tempo antes de vermos blocos de apartamentos, hotéis boutique e armazéns sendo convertidos para fornecer a próxima oferta na revolução do cowork-live.

Texto originalmente produzido por Coworking Webtrends (https://coworking.webtrends.net.br/) para o Blog Gauchaweb.

Considerações finais

Gostou dessa publicação sobre escritórios de coworking e comunidades coworking? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.

Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?