Tudo que você precisa saber para atuar na área de informática

Vivemos em um tempo em que a tecnologia não é mais apenas um acessório, ela é uma necessidade fundamental para diversas empresas. Com esse avanço, carreiras relacionadas à tecnologia também são valorizadas, como a de TI e técnicos de TI que começam a se envolver mais ativamente na gestão das organizações.

Para você ter uma ideia de como o setor se tornou incrível, hoje o Brasil detém o maior mercado de TI da América Latina. Segundo a Brasscom, a taxa de crescimento é de 7,6% ao ano. Dentro do mercado há diversas empresas valiosas, e a grande maioria são da área de TI, como, por exemplo: Microsoft, Apple, IMB, Amazon e Facebook.

Com a medida que as empresas vêm abrindo as portas para os profissionais do ramo da tecnologia, o mercado vem aquecendo e exigindo cada vez mais qualificação, porém a boa notícia é que você deve sempre investir em diversos Curso de Informática com o objetivo de melhorar a sua qualificação.

Neste artigo, vamos abordar algumas especificações técnicas sobre a área da informática, que são fundamentais em qualquer empresa.

Vamos lá?

O que os técnicos de informática realmente fazem?

Ele é um profissional responsável por toda a manutenção de computadores, incluindo substituição de peças e limpeza de equipamentos, além de avaliar a necessidade de atualização de software ou substituição de componentes. Também é responsável por instalar e atualizar programas e redes, além de realizar recuperações de dados e de backups.

E o mercado de trabalho, como é?

Devido ao uso generalizado da tecnologia, os técnicos de informática trabalham em uma ampla variedade de campos. No entanto, você deve se qualificar porque a competição é enorme!

Os profissionais podem atuar como prestadores de serviços autônomos em lojas de informática, Cursos de Informática, instituições públicas ou privadas, escolas e em empresas com sistemas informatizados.

Os técnicos também podem se especializar em determinadas áreas, como instalação e manutenção de uma rede ou recuperação de dados.

A importância do profissional dentro do mercado

Hoje em dia, se uma determinada empresa deseja se manter competitiva dentro do mercado é muito importante sempre investir na transformação digital. Como, por exemplo: o crescimento do comércio digital dentro do Brasil teve um grande aumento durante a pandemia.

Portanto, com o objetivo de sempre acompanhar as novas tendências e sempre mantê-las competitivas dentro do mercado, muitas empresas devem contratar bons profissionais da área de TI para desenvolver estruturas eficientes.

Com a alta valorização e a importância desse profissional dentro do mercado deve-se à relevância do leque de atividades que desempenha.

Como encontrar profissionais de TI?

De fato, a era digital está se tornando cada vez mais poderosa, o uso de recursos virtuais e técnicos se intensificou devido à pandemia causada pelo Covid-19, e a demanda por profissionais de informática aumentou muito.

As empresas precisam cada vez mais de bons profissionais com o objetivo de lidar com informações de rede, processar dados, monitorar e criar softwares, entre outras funções que tendem a ser desempenhadas por quem adquiriu conhecimento técnico.

Como tal, o mercado de TI é vasto e crescente. Afinal, os profissionais de TI são profissionais que são capazes de facilitar todos processos, aumentando assim a produtividade e reduzindo assim os altos custos, entre muitos outros benefícios para qualquer organização.

Isso é evidenciado pela pesquisa do Certificado Cursos Online, que afirma que as carreiras de TI devem dominar o mercado dentro de um futuro próximo. De acordo com o levantamento, essa área entra nas 10 profissões emergentes dentro do Brasil, 4 estão diretamente relacionadas à TI ou à Internet.

A demanda por profissionais dessa área é tão grande que, segundo a Brasscom, pode até faltar profissionais qualificados na área. Pois, a demanda anual por novos profissionais deve ser de 50.000 pessoas, mas apenas 25.000 pessoas se formam em graduação de TI a cada ano.

Portanto, pode-se dizer que a demanda por profissionais de TI é alta e tende a aumentar. Portanto, os alunos que se formam remotamente neste campo têm excelentes perspectivas de emprego após a conclusão do programa.

Que mudanças afetarão seu trabalho?

O mercado de TI tende a buscar sempre bons profissionais capacitados, que façam contribuições estratégicas e vão além do conhecimento técnico. Idealmente, os especialistas devem ser capazes de sair de sua zona de conforto e se conectar com clientes, parceiros e fornecedores. Ele ainda precisa entender os processos de negócios e aplicar diretrizes nas áreas técnicas para obter melhores resultados.

Todos esses requisitos vêm de mudanças na sociedade, um dos principais aspectos é a inovação. Se a lista de 2006 das 10 empresas mais valiosas do mundo tinha apenas a Exxon Mobil da indústria de petróleo em primeiro lugar, a lista de 2016 tinha a Apple no topo.

A OPEP vale US$ 362,5 bilhões, enquanto a Apple vale US$ 571,4 bilhões. Em 2006, a mesma lista incluía apenas a Microsoft em tecnologia. Dez anos depois, a Exxon Mobil caiu para a quinta posição, com cinco das seis maiores empresas de TI.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Considerações finais

Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...