O que são sites responsivos e quais suas vantagens e desvantagens?

Você já ouviu falar sobre sites responsivos? Tem alguma ideia do significado? Se não conhece ou sabe muito pouco, vamos explicar para você.

Atualmente, a maioria dos sites já aderiu este modelo. Após o surgimento dos smartphones, a maioria das pessoas usa a Internet via telefone. Com isso em mente, os desenvolvedores web estão cada vez mais optando por desenvolver versões móveis para todos os sites.

Versão móvel do site

O site responsivo é aquele que se adapta a todos os  dispositivos móveis independente, do tamanho da tela, isso torna possível exibi-lo em computadores, tablets e smartphones. A versão móvel do site é destinada apenas a dispositivos móveis.

Vivemos num momento em que as pessoas não se separam de dispositivos móveis. A era das compras no smartphone está em pleno crescimento. Ter uma loja online responsiva, por exemplo,  é muito conveniente, pois os usuários e clientes tem a oportunidade de fazer compras sem sair de casa.

Vamos pensar: se você tem seu próprio site, se ele não está preparado para a versão RWD, você deve estar presumindo que os usuários visitem seu site apenas através de desktops e laptops. Mais e mais pessoas usam dispositivos móveis e novos dispositivos da moda aparecem no mercado e você deve considerar se vale a pena investir em um site responsivo.

O que significa RWD?

Um site responsivo (abreviado como RWD, em inglês Responsive web design) é um site que adapta sua resolução aos dispositivos móveis. Dessa forma as páginas tornam-se universais e podem ser exibidas facilmente em telas grandes, bem como tablets e smartphones.

Devido à popularidade dos smartphones, permitindo um acesso muito amplo à “Internet móvel”, os web designers têm um verdadeiro desafio pela frente para garantir que as páginas sejam devidamente exibidas em telas menores. 

Por que Sites Responsivos?

  • Porque ele irá funcionar perfeitamente em TODOS os dispositivos.
  • Apresenta claramente o conteúdo e o funcionamento conveniente do site.
  • Fornece um layout atraente e moderno adaptado às expectativas dos usuários e clientes.  

Vantagens de sites responsivos

  • Clareza e legibilidade em pequenos monitores de smartphone ou tablet.
  • Posicionamento nas buscas do Google. O Google foi pioneira em perceber a necessidade  dos usuários de dispositivos móveis e iniciou a  persuasão dos proprietários de sites a modificar seus layouts. O Google oficialmente recomenda a solução. Quando um site é responsivo ele é sinalizado como amigável para celulares. Fica visível nos resultados de busca para usuário de dispositivos móveis. A solução é excelente para o proprietário do site, pois melhora o posicionamento e aumenta o número de usuários que podem chegar ao siteSites responsivos são certamente mais legíveis e atraentes.
  • A URL única, ou seja, o endereço do site permanece o mesmo.
  • Custo muito menor do que manter o site em duas versões: desktop e mobile. Os custos de manutenção e gerenciamento de ambas as versões são muito mais altos do que no caso de um site. Isso é especialmente importante se ambos precisarem ser atualizados separadamente.
  • Não é necessário atualizar o conteúdo do site de dois lugares diferentes, pois existe apenas uma página do site.

Desvantagens de sites responsivos

  • Necessidade de realizar testes em diferentes dispositivos. É preciso verificar o funcionamento do site em vários dispositivos móveis.
  • A necessidade de criar mais gráficos. Isso só acontece para termos controle total sobre as imagens exibidas em diferentes resoluções. Às vezes é necessário preparar até mesmo várias fotos diferentes que serão exibidas dependendo da resolução da tela.
  • Maior tempo de carregamento da página em dispositivos móveis. Para visualização do site em qualquer dispositivo é necessário baixar todo o seu código. Isso é especialmente inconveniente para aqueles usuários de smartphones e tablets que têm conexões mais lentas. É claro que isso pode ser evitado por não incluir gráficos desnecessários na versão responsiva,

Resumo

Sites responsivos estão cada vez mais se tornando o padrão. Se não considerarmos esse ponto ao projetar sites, podemos perder clientes e até perder uma posição alta na pesquisa do Google. Portanto, se você quer ter um site moderno e atual recomendamos usar a tecnologia RWD ao projetar um site.

Considerações finais

Esse texto foi originalmente produzido por Claudia Rocha para o Blog Gauchaweb.

Se você precisa iniciar um site responsivo, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...