12 ferramentas para ajudar a gerenciar e crescer seu blog

Criar, gerenciar e crescer um blog pode ser algo desafiador e demorado

Criar, gerenciar e crescer um blog não é uma tarefa simples de ser executada, principalmente se você não tem ideia do que está fazendo, mas essas 12 ferramentas que vamos apresentar nessa publicação podem mudar seu blog de patamar.

Lembre-se que essas ferramentas só serão altamente úteis se você souber como configurá-las da forma correta então se você não entender muito bem sobre suas funções, procure aprofundar-se sobre suas características e benefícios durante um projeto de blog.

Navegue mais pelo nosso blog que você irá encontrar muitos conteúdos úteis para melhorar o desempenho do seu blog.

Estas são as minhas 12 ferramentas de blog preferidas

1. WordPress

Atualmente, não há no planeta uma ferramenta de blog tão utilizada e reconhecida como o WordPress, então, antes de iniciar seu blog, procure entender a diferença de utilizar uma dessas ferramentas grátis ou contratar um bom plano de hospedagem que tenha capacidade para esse CMS de sucesso!

2. Yoast SEO

Depois que você instalar seu CMS (eu recomendo WordPress), Yoast SEO será seu grande parceiro de otimização durante a construção dos seus conteúdos. Yoast SEO garante que seu site atenda aos mais altos padrões técnicos de SEO. Ele também oferece as ferramentas para otimizar seu conteúdo para SEO e legibilidade geral em tempo real de redação.

3. Google Trends

Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.

Está aqui a sua chance de conhecer profundamente como os conteúdos que você escreve estão sendo procurados no Google, maior motor de busca do mundo e utilizar essas informações para crescer seu blog.

4. Ahrefs

Ahrefs é uma popular ferramenta de SEO, criada inicialmente para gestão e análise de backlinks, porém com o passar do tempo está se tornando cada vez mais completa. A ferramenta foi criada inicialmente em 2011, pelo ucraniano Dmitry Gerasimenko, para fazer uma análise mais avançada de domínios, com destaque para estratégias de backlinks.

Backlinks nada mais são do que os links que um site recebe de domínios ou subdomínios que apontam para ele. Podem ser internos, no caso de apontamentos em páginas de um mesmo domínio, ou externos, no caso de conteúdos relevantes de outros sites.

Só para que entenda melhor a importância dos backlinks: o motor de busca enxerga a qualidade dos links conquistados por um domínio como uma espécie de termômetro de popularidade e relevância. Assim, tende a posicionar melhor aquele que têm links mais interessantes.

5. Google Docs

Eu utilizo o Google Docs nas parcerias que realizo em redação de artigos com outros profissionais. Você também pode criar seus conteúdos em equipe, compartilhando o acesso do conteúdo em tempo real para que fique ainda mais completo.

6. Google PageSpeed Insights

Google PageSpeed ​​é uma família de ferramentas da Google Inc, projetada para ajudar nas otimizações de desempenho de um site. Velocidade de carregamento é um dos fatores mais importantes para um bom SEO do seu blog, já que seu conteúdo será acessado em grande parte por meio de dispositivos móveis, então essa ferramenta poderá medir o “peso” do seu blog e informá-lo onde estão os itens mais pesados do site, lhe dando a chance de corrigir.

7. Canva

O Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais. Está disponível online e em dispositivos móveis e integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações. O seu blog nunca mais será o mesmo depois que você inserir gráficos produzidos no Canva em seus posts.

8. Freepik

Freepik é uma plataforma online muito útil para designers gráficos, criadores de conteúdo para blog e influenciadores digitais pois permite localizar gratuitamente todos os tipos de fotos, imagens vetoriais, arquivos PSD e ilustrações de alta qualidade. Para encontrar o desenho que deseja, possui filtros por categorias como: natureza, caricaturas, desenhos, logotipos, pessoas, etc.

9. Pixabay

Pixabay é um site internacional para o compartilhamento de fotos, ilustrações, imagens vetoriais, e cenas de vídeo, de alta qualidade. Em janeiro de 2016, o Pixbay compartilhou cerca de 550 mil fotos, ilustrações e vetores, e cerca de 1.300 vídeos. A Pixabay é uma comunidade vibrante de criativos, compartilhando imagens e vídeos com licença gratuita de uso. Todo o conteúdo que é lançado sob a Licença de uso Pixabay o torna seguro para o uso sem ser necessário pedir permissão ou atribuir crédito ao seu autor – mesmo para o uso comercial.

10. Mailchimp

Mailchimp é uma plataforma americana de automação de marketing e serviço de e-mail marketing, usada por empresas para gerenciar suas listas de mala direta e criar campanhas de email marketing e automações para enviar aos clientes. Há plug-in do Mailchimp para integrar a plataforma ao seu blog, ampliando o alcance do seu conteúdo.

11. Google Analytics

Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizada no mundo. Ela se integra com outros serviços do Google, como Ads e Search Console. Com ela é possível monitorar o perfil de quem acessa seu blog, páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e outros dados.

Com esses dados em mãos, será mais simples escolher os melhores conteúdos, épocas de maior eficiência de engajamento e rumo certo a tomar em sua estratégia de conteúdo.

12. Google Search Console

O Google Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a crescer seu blog, monitorar, manter e resolver problemas da presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google. O Search Console oferece ferramentas e relatórios para as seguintes ações:

  • Confirmar se o Google pode encontrar e rastrear seu site.
  • Corrigir problemas de indexação e solicitar a reindexação de conteúdo novo ou atualizado.
  • Visualizar os dados de tráfego da Pesquisa Google para seu site: com que frequência seu site aparece na Pesquisa Google, quais consultas de pesquisa mostram seu site, com que frequência os usuários clicam nessas consultas e muito mais.
  • Receber alertas quando o Google encontrar indexação, spam ou outros problemas no seu site.
  • Mostrar a você quais sites têm links para seu site.
  • Resolver problemas para AMP, usabilidade em dispositivos móveis e outros recursos da Pesquisa.

Considerações finais

Espero que depois de conhecer essas 12 ferramentas para gerenciar e crescer seu blog, você se encoraje a ter seus conteúdos aprimorados e compartilhados. Gostou do conteúdo? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

1 comentário em “12 ferramentas para ajudar a gerenciar e crescer seu blog”

  1. Uma beleza, Maravilha seu artigo, somente para complementar, tem um programa chamado: Software PCG, esse programa é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode divulgar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer divulgação e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Fique a vontade pra retornar

    Responder

Deixe um comentário