8 dicas para manter os funcionários felizes e engajados

Mudanças no mercado atingiram um ritmo de ruptura, criando uma energia frenética, juntamente com muita incerteza

Você tem um negócio e não sabe como manter seus funcionários felizes e engajados? Uma nova demissão na empresa, o preço da gasolina nas alturas, mudanças no algoritmo do Facebook, uma votação no Senado, uma nova variante da COVID19.. Tantas informações ao mesmo tempo, sem contar nos problemas pessoais, frustrações, metas a bater e tantos outros temas que o cérebro humano é capaz de absorver e gerenciar. Os funcionários estão compreensivelmente preocupados. Toda a agitação pode ter um impacto na moral dos funcionários.

Há também uma tremenda tentação para os funcionários mudarem de emprego buscando melhores oportunidades.

Se você está passando por esse dilema, aqui estão 8 dicas para ajudar gestores a manter seus funcionários felizes, engajados e leais mesmo durante grandes mudanças.

1. Enfatize seus valores fundamentais

Os funcionários querem saber que estão trabalhando para algo significativo, não apenas impulsionando o faturamento da empresa. Seja claro e intencional sobre a comunicação, promoção e implementação de seus valores fundamentais, e faça isso com frequência para que os funcionários sintam que estão na mesma equipe, trabalhando por um objetivo comum que substitui o sucesso da empresa.

Por exemplo, se você assumir que a responsabilidade sócio ambiental é um pilar importante dos valores da sua empresa, mostre a eles o quão isso é importante e traga-os para o seu lado na implementação dessa cultura em seu processo de trabalho. Não basta falar, faça!

2. Adapte-se para gerir melhor

Para se sentir valorizado, sua equipe de funcionários precisa se sentir confiável e cuidada. Infelizmente, esse não é o caso em muitas empresas que ainda suspeitam da produtividade dos funcionários durante o trabalho.

Os gestores devem adaptar seu estilo para ter mais desempenho e engajamento de seus colaboradores, e para resolver quaisquer problemas ou preocupações. Se você está surpreso ao saber que os funcionários estão infelizes quando entregam sua demissão, saiba que você é o maior responsável. Comece imediatamente a construir uma cultura de confiança baseada na comunicação, clareza e empatia.

3. Forneça recursos de saúde física e mental

Os colaboradores da sua equipe acabaram de passar por um dos períodos mais difíceis da história moderna: uma Pandemia! Eles estão estressados, preocupados e até mesmo de luto, e eles podem estar lutando com problemas de saúde mental. Você deve fazer deles sua prioridade.

O mental controla o físico, e sem esses dois recursos um ser humano não produz como poderia. Faça ações que promovam o tratamento da saúde mental e física dos seus funcionários, ajudando-os a entender como cuidar de seus corpos e mentes, incluindo programas de relaxamento, meditação, ginástica laboral, psicologia, etc.

4. Seja mais flexível

Um ponto positivo para muitos funcionários desde a pandemia tem sido um novo nível de flexibilidade na maneira como eles trabalham. Embora seja tentador implementar uma estrutura mais rígida e conservadora para que todos voltem ao escritório, essa pode ser a gota d’água que seus melhores profissionais pensem a possibilidade de deixá-lo para trás.

Em vez disso, abrace um trabalho flexível, remoto ou híbrido que enfatize o desempenho e os resultados ao longo do tempo gasto no computador. Atualmente, 9 em cada 10 funcionários dizem que o trabalho flexível é um fator importante na busca de emprego, então não é hora de remover isso.

5. Intensifique o reconhecimento

reconhecimento de funcionários

É mais difícil fazer com que os funcionários se sintam recompensados quando as opções de celebrações e reconhecimentos no escritório estão fora de questão. Em vez disso, seja criativo em reconhecer seu trabalho, esforço e contribuições.

Além disso, em sua tentativa de atrair novos contratados, não cometa o erro de oferecer vantagens de que você não oferece aos funcionários atuais.

6. Comunicação é tudo

A transição para um local de trabalho híbrido fez com que alguns funcionários se preocupassem em serem excluídos. E se eles se sentirem deixados de fora, eles provavelmente acabarão por sair.

Evite esses sentimentos de isolamento se comunicando com frequência e consistente de uma forma que inclua todos. Mantenha sua equipe informada sobre os objetivos, atividades e eventos da empresa por canais aos quais todos têm acesso, e mesmo que as coisas estejam mudando rápido e com frequência, mantenha-os atualizados.

A melhor maneira de afastar rumores e preocupações é ser transparente, mesmo que você ainda não saiba todas as respostas.

7. Dê ênfase às oportunidades de crescimento

O crescimento pessoal e profissional é agora o “ITEM 1” para atrair o melhor desempenho dos funcionários além de deixá-los mais felizes e engajados. Eles podem querer se mudar para uma nova cidade para experimentar uma cultura fora da atual. Dê-lhes uma oportunidade de investigar e explorar suas paixões. Mantenha-os bem informados que chances de novos desafios na empresa surgirão, e que eles terão a prioridade no acesso a esses novos projetos.

8. Invista na comunidade

Os funcionários de hoje não querem se sentir como apenas mais uma engrenagem na roda. Eles querem ter um impacto tanto no trabalho quanto em suas comunidades, e eles querem que seu empregador faça o mesmo. Mostre que a sua empresa está mais além da geração de receitas, e tem planos para o meio ambiente e para a comunidade que a cerca.

Considerações finais

Dentre todas as mudanças rápidas que estão acontecendo, não é de admirar que os gestores e seus respectivos setores de RH não saibam qual incêndio apagar primeiro. Entre elaborar programas para manter o quadro de funcionários atual e preencher um número necessário de vagas, é uma enorme responsabilidade. Espero que essas dicas lhe ajudem a pensar um pouco mais sobre esse tema importante e atual, quer pode fazer toda a diferença em como seus funcionários podem melhorar suas vidas pessoais e profissionais.

Gostou dessa publicação sobre como manter funcionários felizes e engajados? Lembre-se que essas dicas não possuem foco em um segmento específico, podendo ser adaptadas a uma loja de vinhos, uma empresa de reciclagem, uma cafeteria ou até mesmo a uma loja de materiais de pesca. Não há limite para o uso dessas informações. Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...