Pesquisar preços e participar de grupos de descontos são formas práticas de poupar
No começo do ano muitas pessoas precisam se organizar para pagar IPVA, IPTU e o aumento do preço de diversos produtos ou serviços que utilizam no dia a dia.
Frente a esse cenário, o movimento natural das pessoas é o de poupar dinheiro com gastos do dia a dia e juntar aos poucos para realizar seus planos pessoais. Para isso, quem tem filhos em idade escolar costuma procurar produtos em promoção para economizar.
Já aqueles que não têm filhos, podem tentar cortar os gastos desnecessários, parcelar a fatura do cartão até encontrar formas de ganhar um dinheiro extra para pagar as demais contas.
1. Participe de grupos de descontos de material escolar
Para quem tem filhos, o começo do ano pode ser bem conturbado. Nesse período, é preciso se preocupar com a compra de uniformes novos, o novo valor da mensalidade da escola e realizar a compra do material escolar.
Mas, de todos os gastos, o material escolar pode preocupar bastante os pais. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, a ABFIAE, o preço do material estará 30% mais alto em 2023.
Nesse cenário, para conseguir se preservar diante da alta dos preços, muitos pais têm mantido grupos no WhatsApp e Telegram onde eles divulgam promoções e cupons de descontos para os demais adquirirem o material por um preço melhor.
Sendo assim, buscar esses grupos e participar deles é uma prática que pode ajudar você a economizar na compra do material escolar neste ano.
2. Analise suas finanças e corte os gastos desnecessários
Outra prática bem interessante para quem quer economizar neste começo de ano é fazer uma boa análise nas suas finanças pessoais.
Verifique para onde o seu dinheiro está indo a cada mês e tente analisar se é possível cortar algum desses gastos para conseguir poupar dinheiro e ficar mais tranquilo.
Caso você tenha algum gasto que não seja possível cortar, tente encontrar jeitos de economizá-lo, como, por exemplo, ao encontrar promoções, cupons ou pesquisas de preços. Assim, você já consegue aliviar um pouco as suas finanças.
3. Priorize as compras à vista
Por mais tentador que seja fazer uma compra parcelada para pagar um pouquinho de mês a mês, essa decisão financeira pode prejudicar e muitas as suas finanças.
Afinal de contas, deixar a maioria das compras a prazo pode fazer com que você tenha uma fatura muito alta para pagar. E por mais que nessas ocasiões as pessoas costumam parcelar a fatura, o valor dos juros cobrado é muito alto para essa operação.
Visto isso, é mais interessante que você comece a guardar dinheiro e tente comprar alguns itens à vista. Além do valor dos produtos ser mais baixo, você consegue negociar melhor o valor com o vendedor e obter um desconto ainda maior!
4. Aproveite descontos e saldos de começo de ano
Em todo início de ano, muitas lojas começam a criar diversas promoções, em que é possível adquirir vários itens por um valor bem baixo.
Essas promoções são criadas geralmente para esvaziar o estoque e liberar espaço para novos produtos. Por isso, as vendas costumam ser mais rápidas que o normal e você tem bastante poder de negociação nesse período.
Sendo assim, se você tem planos de comprar um produto ou outro em 2023, tente adquiri-lo logo no início do ano para aproveitar as promoções que as lojas fazem e assim economizar nessa compra!
5. Sempre pesquise os preços
Muitas vezes, o que pode estar fazendo com que você não consiga economizar é a falta de uma boa pesquisa de preços antes de realizar a compra de qualquer produto.
Hoje em dia, com a internet, conseguimos acessar diversas ferramentas onde é possível analisar o histórico de preços de um produto e assim saber se vamos adquiri-lo pelo melhor preço ou não.
Além disso, você também pode contar com comparadores de preços para assim adquirir um item na loja em que ele está com o melhor preço.
Considerações finais
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Luiz Affonso Mehl para o Blog Gauchaweb.
Gostou do nosso artigo com informações sobre como economizar dinheiro durante o ano? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Siga Gauchaweb no Facebook e Gauchaweb no Instagram.