Entenda como equilibrar os estudos com a carreira

Atualmente, milhares de pessoas, seja por escolhas envolvendo o financeiro ou obrigações da faculdade com estágio, enfrentam a seguinte questão: como equilibrar os estudos com a carreira?

São muitos desafios que perpassam pelo escopo do trabalho e estudo. 

Afinal, ambos necessitam de entregas em um tempo pré-determinado, colaborações entre colegas, limite de horário e, acima de tudo, vão impactar na vida profissional ou pessoal de quem atua em dupla jornada.

A resposta para como equilibrar os estudos com a carreira, porém, não é fácil. Contudo, também não será impossível.

São fases pelas quais muitos precisam passar, demandando aprendizado para se organizar, delimitar atividades que não podem ser deixadas de fora da rotina, e entender que há ações que podem (e devem) ser excluídas para uma melhor rotina.

Comece a conciliar as duas atividades

As dicas comentadas aqui vão te mostrar a possibilidade de alcançar todos os objetivos da sua dupla jornada: conciliar corretamente o estudo e o trabalho. 

Com muita disciplina, comprometimento e técnicas que facilitam o processo, o diploma será garantido, assim como a renda do fim do mês.

No fim deste artigo, você será capaz de se sentir muito mais confortável com a sua rotina de estudos e trabalho. Com isso, segurança e conforto estarão lado a lado.

Saiba a importância de cada momento

Se a frase em latim “Carpe Diem” pode ser usada quando queremos dizer “Aproveite o Dia”, aqui ela pode ser ampliada. Isso porque é possível aplicá-la com o sentido de aproveitar e entender a importância do dia e de cada tarefa, separando momentos para cada atividade.

Apenas depois de saber a consequência do desempenho comprometido com o trabalho e com o estudo que você será capaz de se concentrar para atingir um maior nível de qualidade, foco e equilíbrio entre estudos e carreira.

Cursar a graduação dos seus sonhos, além de trazer satisfação pessoal, pode ampliar o seu currículo e oportunidades, promovendo o ingresso em diferentes nichos de atuação, como  empresa de consultoria contábil.

Além disso, o conhecimento, network e motivação proporcionados no curso podem alavancar desejos profissionais que o profissional/estudante tem. 

Já o trabalho é essencial para estabelecer a jornada profissional, principalmente se for um estágio, angariando contatos e experiências que as aulas nem sempre proporcionam, trazendo mais embasamento e perspectiva sobre a futura atuação.

É bom lembrar que hoje em dia o curso não é somente uma fase da vida, e sim um fator de suma importância no recrutamento de empresas e escolha de clientes para a realização de serviços. Portanto, de forma alguma deve ser deixado de lado em prol do trabalho.

Use a internet como aliada

Um dos principais desafios de quem busca entender como equilibrar os estudos com a carreira é a distração causada pela ocupação mais realizada nos dias de hoje: a internet.

Se você se identificou, transforme o ambiente do computador e do celular em aliados.

Existem diversos aplicativos que funcionam como gestores de tempo, obedecendo a chamada técnica Pomodoro.

Basicamente, essa prática consiste em um modelo de trabalho ou estudo no qual você dedica 25 minutos para uma tarefa, seja responder e-mails, estudar para uma prova ou realizar uma atividade do curso, para depois descansar por 5 minutos. 

Após 4 repetições desse ciclo, a técnica estabelece que é preciso descansar por um tempo maior, em torno de 30 minutos.

Os tempos podem ser ajustados por você ou pelo aplicativo conforme a necessidade e visa foco absoluto em uma função, entendendo que o cérebro precisa de atenção e momentos de dispersão para funcionar em sua plena capacidade.

Muitos programas também possuem filtros que bloqueiam as redes sociais, a fim de colaborar ainda mais com a concentração nas atividades mais importantes.

Defina suas prioridades

De nada adianta ter em mãos bons aplicativos e ferramentas, se você não souber por onde começar ou quais são as prioridades. 

Aliás, esse é um dos principais passos para dar início ao processo de equilibrar os estudos com a carreira.

Por isso, use a internet ou uma agenda para organização da rotina.

Independentemente do modelo escolhido, escreva os objetivos que deseja alcançar ou atividades que precisa realizar no âmbito profissional e de estudos dentro de uma semana e vá, aos poucos, afunilando para os dias e metas menores para chegar a esses resultados.

Por exemplo, se você trabalha como motoboy SP Zona Sul, pode ter menos flexibilidade para ajuste da rotina no tempo de trabalho.

Contudo, isso não significa que não será possível manejar tempo e horário da melhor maneira possível. Deixar de fazer algumas viagens ou estabelecer um cronograma de horário mais claro para entregas em determinados dias podem ser escolhas a se pensar.

No entanto, a dinâmica pode ocorrer de forma diferente caso você trabalhe em uma agência de intercâmbio em SP

Afinal, em momentos de menor fluxo, pode ser possível realizar alguma atividade ou verificar um estudo, tendo mais tempo para aproveitar algumas oportunidades. Além disso, é mais garantido que haja horários fixos de trabalho, o que facilita a jornada dupla.

Planeje suas finanças

Não é somente o planejamento pessoal que deve ser levado em conta. 

As contas pagas mensalmente também devem ser pensadas dentro de um calendário, planilha ou agenda. 

A sobrecarga de trabalho e estudo pode vir a acontecer, mas ela não deve atrapalhar o sustento financeiro, nem vice-versa. O equilíbrio entre estudos e carreira também deve estar alinhado a esse fator.

Caso você possua dificuldades nesse quesito, experimente entrar em contato com uma empresa de consultoria contábil. 

Isso porque ela terá os profissionais responsáveis para estudar todas suas finanças fiscais, envolvendo contas de trabalho e de estudos, no caso de uma faculdade particular, e poderá trazer dicas para otimizar o orçamento.

Outra questão que também envolve as finanças é a abertura de empresa simples nacional

Isso é fundamental se você possui um trabalho autônomo, ou deseja iniciar nesse modelo de atividade.

Neste caso, é preciso ainda mais atenção à dinâmica da rotina e ao orçamento. Isso porque você mesmo realiza as funções de uma empresa e presta serviços para o cliente, podendo ter fluxos de demandas mais instáveis, o que exige disciplina.

Separe um tempo para o seu lazer

De nada adianta planejar o tempo para estudos e trabalho, conseguir lidar com as suas demandas, se o tempo para descanso não está sendo priorizado, podendo levar a uma sobrecarga mental. 

Por isso, descansar a mente é extremamente importante para você poder realizar todas as suas tarefas da melhor forma. 

Dentre as atividades que é possível fazer para preencher seus tempos vagos ou mesmo para criar um momento de descanso são:

  • Assistir a uma série ou um filme;
  • Sair com amigos e família;
  • Fazer uma nova receita;
  • Ler uma livro de ficção;
  • Conhecer lugares novos.

A lista é infinita e pode ser preenchida de acordo com as suas vontades e desejos, que vão aparecer no decorrer do contato com grupos de trabalho e social, seja na faculdade ou na sua empresa.

Confie na relação com seus colegas

Você não está sozinho. Portanto, não hesite em tirar dúvidas sobre provas com amigos, perguntar como eles fazem os planejamentos deles ou bater um papo com estudantes de outros períodos sobre anotações de uma disciplina que você está com dificuldade.

O mesmo vale para o trabalho: seja sincero sobre a sua vivência de dupla jornada, assim você pode contar com ajuda de colegas para cobrir algum horário, sair mais cedo, conseguir uma folga em períodos de prova ou não pegar muita demanda para não se sobrecarregar.

No caso de você comandar uma empresa, experimente contratar uma assessoria trabalhista

Dessa forma, uma equipe irá ajudá-lo a solucionar problemas e obstáculos na gestão empresarial, enquanto você se concentra em estudos e outros pormenores do trabalho, contribuindo para o desenvolvimento integral pessoal e das equipes.

Pense de acordo com o cargo e empresa que você trabalha

Durante a busca por equilíbrio entre os estudos com a carreira, não há certo nem errado, mas casos específicos que devem ser tratados com destreza. E só você vai saber o quê fazer, considerando o melhor resultado para seu desenvolvimento ou o que está ao alcance.

Digamos que você trabalhe para uma empresa administradora de condomínio e está em uma aula na faculdade de veterinária. Nesse momento, o foco deve estar centrado nas atividades desenvolvidas em classe.

Neste caso, se alguns clientes te ligarem, mesmo que em momentos de descanso, é preciso avaliar a urgência desse contato e a viabilidade de atendimento.

O ideal é que se respeite cada horário, mantendo o celular desligado durante o período de estudo, ou evitando responder até que se finalize o ciclo de foco, ligando mais tarde ou em um outro dia. 

No entanto, apenas você enquanto profissional saberá identificar o quanto isso é possível ou viável na rotina. Afinal, em algumas áreas é preciso estar atento a emergências. 

Por exemplo, um profissional que trabalha com manutenção hidráulica predial pode ter um horário completamente diferente, precisando estar de plantão ou atento a ligações para minimizar riscos em espaços residenciais e comerciais. 

Ou seja, será preciso mais habilidade para equilibrar as tarefas e manter o foco na rotina de estudo.

Pratique algum esporte

Algumas das consequência de uma dupla jornada entre trabalho e estudo é o descuido com a saúde, tendo em vista as duas prioridades estabelecidas. 

No entanto, é essencial que você encaixe um tempo para caminhada, esporte ou academia no seu planejamento.

Essas atividades físicas vão impactar positivamente o seu desempenho físico e mental no trabalho e estudo, garantindo muito mais concentração e resistência. Além, é claro, de evitar diversos problemas de saúde no futuro.

Acredite no seu planejamento

Se você passou por todas etapas, não pode esquecer da mais importante: acredite em todas as etapas enquanto você aprende a equilibrar os estudos com a carreira, permita-se acreditar em sua organização e capacidade, além de aproveitar cada conquista. 

Ou seja, sinta-se realizado a cada nova fase alcançada no processo.

Não importa qual tipo de funcionário você seja, um dos trabalhadores de empresas de energia solar na Bahia ou um publicitário freelancer, com a dedicação e as etapas descritas durante este artigo, você será altamente capaz de conquistar o seu diploma enquanto é efetivado pela empresa ou fecha as contas do mês.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou do nosso conteúdo sobre como equilibrar estudos e carreira? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...