Big Data: como os empresários podem usá-lo?

O Big Data é popular no mundo do marketing há vários anos. As empresas maiores, em particular, se beneficiam disso, mas como um empresário iniciante, você também pode aprender muito com o comportamento das massas.

O que é Big Data?

Big Data é uma enorme coleção de informações sobre usuários em que são feitas conexões entre diferentes expressões de comportamento. Muitas vezes, isso diz respeito ao comportamento online, mas às vezes também offline. 

Agrupando essas informações, você pode criar perfis anônimos do ‘usuário’. Desta forma, você pode anunciar mais especificamente. A análise desses conjuntos de dados também é conhecida como inteligência de negócios.

Quando exatamente algo é Big Data? Essa definição é diferente. Em qualquer caso, a maioria das pessoas concorda que o conjunto de dados deve ser muito grande para caber em um PC. Outros vão além e argumentam que deve ser muito grande para vários servidores.

Critérios para usar Big Data

De acordo com uma pesquisa, existem quatro características que as empresas devem atender para ter o potencial de usar Big Data. Para aproveitar as vantagens, pelo menos três devem se aplicar à sua empresa:

  • Seja inovador
  • Ser financeiramente saudável
  • Estiveram recentemente em um processo de transição
  • Exibir atividades online

Um processo de transição inclui, por exemplo, uma mudança na atividade empresarial. Você também pode interpretar o início de sua empresa dessa forma.

Comece você mesmo

Você atende aos critérios? Então você pode começar. Se você quiser crescer, é melhor começar com o Apache Hadoop. Este é um software de código aberto que permite processar grandes quantidades de dados. 

Como plataforma, é a força motriz por trás do avanço do Big Data. Você pode armazenar todos os tipos de dados com ele, desde feeds do Twitter a sinais de GPS e até leituras de sensores.

O Apache Hadoop não é um software que você pode dominar em uma tarde. Muitos pequenos empresários, portanto, não gostam de se aprofundar no assunto. Em vez disso, use dados do Google Analytics e ferramentas de análise nas redes sociais. Por exemplo, no Facebook você pode ver quando suas postagens são mais lidas. 

O Google Analytics vai um passo além, aqui você aprenderá mais sobre seus visitantes do que você poderia esperar. Desta forma, você pode até encontrar a área de interesse dos seus visitantes.

Por exemplo, uma determinada porcentagem estará interessada no que o Google chama de “Sapatos / sapatilhas femininas / Sapato Mocassim”, outras pessoas em “Alimentos e bebidas / Culinária e receitas / Sopas e guisados”. Essas informações se tornam úteis se você deseja expandir o alcance de sua loja virtual.

Além disso, faça uso inteligente dos dados que já estão disponíveis gratuitamente e complemente seus próprios dados com eles. Uma boa fonte é, por exemplo, a CBS. Eles têm acesso a quase todos os dados do governo. 

O uso de Big Data automaticamente torna sua empresa muito mais dependente dos dados do cliente. Afinal, você usará os dados para poder oferecer produtos específicos. Isso garante que você corra um risco maior do que a média. Em seguida, é útil realizar uma avaliação de impacto de proteção de dados para mapear seus riscos.

Contras

A implantação de Big Data custa muito tempo e dinheiro. Você deve configurar a coleta de dados, anexar conclusões às descobertas e proteger adequadamente os dados de seus visitantes. Além disso, se você ainda não tem tantos visitantes em seu site, provavelmente não será capaz de coletar dados suficientes.

O Big Data pode ajudar enormemente a sua empresa, mas pense bem antes se não existem métodos mais eficientes para a sua situação.

Texto originalmente produzido por Mariana Tavares para o Blog Gauchaweb.

Considerações finais

Gostou dessa publicação sobre Big Data e como os empresários podem usá-lo? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.

Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...