Como abrir uma franquia em cidades pequenas de São Paulo

Pouco mais da metade dos municípios brasileiros têm franquias. Então, há muitas oportunidades para franquias em cidades pequenas.

O processo de expansão da rede de franquias embarca no crescimento sustentável da rede e, em última análise, leva ao desenvolvimento dessas regiões.

As franquias geram empregos e introduzem marcas conhecidas publicamente que não eram usadas anteriormente pelos habitantes da região, sendo uma excelente oportunidade para quem deseja começar a empreender, devido às facilidades agregadas ao modelo.

Conheça a seguir os segmentos mais promissores e de que forma isso facilita a abertura de franquias no interior. Traremos informações sobre como fazer a pesquisa de mercado, os benefícios do franqueamento e dicas para ser próspero nessa área.

Quais são os segmentos mais populares no interior?

Ao pensar em uma franquia para o interior, os investidores precisam considerar alguns detalhes básicos para um negócio de sucesso. Essas análises ajudarão você a fazer as escolhas certas.

Primeiramente, você precisa entender se a sua região possui um público-alvo ideal para a área que deseja investir, como serviços de contabilidade preços. Os habitantes precisam ter demanda disso.

Depois, é importante conhecer as melhores oportunidades de investimento. Mencionaremos algumas delas agora.

Farmácia São Rafael

Os empresários que procuram uma franquia na indústria farmacêutica precisam conhecer a rede Farmácias São Rafael.

Fundada em 1997 em Chapecó, no estado de Santa Catarina, a empresa entrou no mercado de franquias em 2016 e atualmente possui 36 unidades.

Os empresários encontraram um excelente mix de produtos dentro da marca, incluindo medicamentos manipulados.

Além disso, a rede oferece diferentes tipos de suporte, incluindo treinamento, assistência na seleção do local, gerenciamento da empresa, supervisão do desenvolvimento e assistência de marketing.

Quisto

Outra opção para abrir uma franquia no interior é a Quisto Corretora de Seguros. 

A marca trabalha com soluções de seguros pessoais e corporativos, financiamentos, consórcios, planejamento tributário, planos de anuidade pessoal e muito mais.

Por isso, os franqueados precisam atuar como corretores, atender seus clientes e buscar as melhores soluções de atendimento e preços razoáveis. Portanto, a tarefa é mediar a relação entre o cliente e a seguradora.

O franqueado Quisto possui mais de 90 opções de atendimento para oferecer diferentes soluções. Isso porque a marca é afiliada a diversas seguradoras e instituições financeiras conceituadas no país.

Visão Total Vistoria

Sediada na capital paulista, a franquia Visão Total Vistoria é uma rede dedicada à notificação e fiscalização de veículos.

É um modelo muito interessante porque não requer um grande número de funcionários. Também oferece serviços essenciais para registro de veículos.

Além disso, a franquia Visão Total Vistoria é credenciada por diversos modais de transporte em todo o Brasil, permitindo atuar em uma ampla gama de mercados.

Entenda os benefícios de abrir franquias no interior

Nos últimos anos, estratégias de abrir redes de franquias no interior do país se tornaram difundidas no setor.

A razão disso é o grande potencial das pequenas cidades, ideais para empreendedores que desejam entrar em mercados não tão competitivos quanto a contabilidade em São Paulo, por exemplo. 

Investimento baixo

De cara, a primeira vantagem é que muitas redes oferecem um modelo de negócios mais compacto, que se encaixa no perfil da região, e investem menos em relação às unidades instaladas na capital.

Outro destaque é o baixo custo de locação e manutenção da unidade. Além disso, há oportunidade de expansão e de incentivo à cidade.

Custos operacionais reduzidos

Na maioria dos casos, as franquias que operam em pequenas cidades são mais baratas de operar do que a capital.

Isso se deve ao fato de elas serem mais acessíveis e terem custos fixos mais baixos, incluindo:

  • Aluguel;
  • Salários;
  • Infraestrutura;
  • Materiais. 

Dessa forma, atuar em uma rede de manutenção de nobreak, por exemplo, se torna mais viável.

Competitividade mais baixa

Outra vantagem da franquia no interior é a menor concorrência em segmentos específicos.

Isso abre espaço para o desenvolvimento e retenção de consumidores locais.

Consumidores à procura de novidades

Das mais de 140 mil franquias cadastradas no Brasil, quase metade (48,2%) está em cidades com mais de 500 mil habitantes. Quanto menor a cidade, menos opções de lojas ela tende a oferecer aos consumidores.

Ao trazer uma loja para cidades de menor porte é possível se destacar. Contudo, lembre-se de oferecer novidades, ou seja, o que os consumidores locais ainda não têm.

Com poucas opções e novidades, os clientes das pequenas cidades estão sempre muito curiosos e interessados ​​por empreendimentos inovadores para orçamento obra residencial, por exemplo.

Menos burocracia

Um dos grandes vilões da economia na cidade grande é a burocracia. Nas cidades do interior, a obtenção de alvará da prefeitura tende a ser mais fácil e rápido.

Isso serve como um incentivo para atrair empreendimentos interessantes e promover a expansão econômica em pequenas cidades.

Como realizar a pesquisa de mercado para franquias?

Estratégias, metas e dados são essenciais para tomar decisões assertivas e orientadas para o sucesso. Isso pode ser feito por meio do  refinamento do planejamento estratégico.

Assim, a composição do plano é fundamental para definir o direcionamento e as atividades priorizadas da empresa especializada em projeto cozinha industrial.

Um dos principais diferenciais no mercado atual é uma forte brand persona. Forte o suficiente para o público vê-la como uma pessoa real.

Isso porque, na prática, persona é uma representação fictícia criada para confrontar diferentes tipos de usuários como público-alvo.

Claro que personas possuem inúmeras derivações que podem ser organizadas de acordo com os hábitos de consumo e processadas em campanhas focadas no perfil.

Dicas para começar a franquear no interior

Agora que você sabe porque vale a pena abrir uma franquia em municípios menores, pode continuar sua jornada guia para realizar o sonho de ter um negócio.

Portanto, é preferível evitar erros para facilitar o caminho de empreendedor. 

Para te ajudar, preparamos algumas dicas para uma jornada de sucesso como franqueado em uma pequena cidade.

Informe-se sobre possíveis demandas

A pesquisa de mercado é um foco importante quando você começa a pensar no seu negócio. Afinal, uma empresa não pode se estabelecer sem demanda para mantê-la.

Portanto, para considerar uma franquia em qualquer cidade, independentemente do seu porte, é preciso descobrir não apenas o que está faltando na área, mas também se a maioria das pessoas está sentindo que necessita de algo nesse segmento para suprir suas necessidades. 

A pesquisa de mercado sobre a abertura da franquia produz dados essenciais sobre renda, concorrência e preferências.

Saiba se destacar

Construir um negócio em uma cidade pequena significa conhecer seus clientes de perto. 

Aproveite e beneficie-se de serviços personalizados e promoções exclusivas. Produtos de alta qualidade e preços acessíveis também são ótimas opções.

Claro que, quando o atendimento personalizado é prestado, sua empresa se diferencia de muitas outras que ainda não utilizaram esse método. O conhecimento e proximidade com o público facilitará esse processo.

Os clientes de hoje desejam uma experiência abrangente, desde a busca de aluguel de sala sob medida até o atendimento pós-venda na compra de artigos para decoração.

Dessa forma, ao fornecer serviços personalizados e criar uma rede de interações com o cliente, consegue-se resolver os problemas do espectador enquanto se constrói relacionamentos.

Avalie o capital disponível para investimento

Descubra quanto dinheiro você pode usar para investir neste negócio. Lembre-se que além do seu investimento, você precisará de uma folga econômica durante os primeiros meses de operação.

Nem todas as empresas atingem o ponto de equilíbrio após a abertura, quando a receita cobre as despesas.

Linhas de crédito como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) podem ser interessantes, mas pense bem se são viáveis ​​no seu caso.

Fale com o franqueado

Este é o melhor termômetro que você pode usar para averiguar a empresa franqueadora.

Visite a loja e converse com o franqueado para ver se tudo o que o franqueador lhe deu foi realmente entregue.

No entanto, tenha cuidado. Todo franqueador tem um franqueado insatisfeito. Saiba entender o motivo dessa insatisfação e certifique-se se ela é generalizada ou pontual.

Se todos os franqueados estão reclamando de um mesmo aspecto, como o suporte prestado, pode ser um problema grave e demanda atenção antes de optar por essa franquia.

Entenda seu papel

Siga sempre as regras e padrões estabelecidos pelo franqueador, seja para um negócio de filtro de osmose reversa residencial ou para uma rede de alimentos. 

Se você acha que pode fazer melhor que ele, faça, mas por conta própria. Dessa forma, você não precisa pagar multas ou taxas de licença. Isso porque alguns padrões devem ser seguidos na franquia e respeitá-los é fundamental. 

A rede de franquias deve atuar conforme especificado no contrato. Claro que você pode sugerir e apresentar ideias para o seu franqueador, mas desenvolva, teste, aprove e ofereça as sugestões. Cabe a ele implantar em toda a rede ou não.

Assim, caso não faça mais sentido a parceria, o ideal é descontinuá-la ao invés de implementar alterações substanciais sem o devido alinhamento.

Conclusão

A partir do conhecimento dos segmentos de franquia mais atrativos para pequenas cidades e quais os aspectos demandam atenção ao iniciar esse tipo de investimento, agora você pode avaliar suas opções e traçar um planejamento para ter sucesso com um negócio de alto potencial.

Afinal, além das vantagens das pequenas cidades, há todo um suporte ao investir em redes de franquias. Mais ainda, consegue-se destaque por se tratar de uma marca já conhecida.

Contudo, lembre-se que sua presença é e será sempre a base do sucesso do seu investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquias em cidades pequenas de São Paulo? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...