O que é engajamento de mídia social e qual sua importância?

Criação de Sites em Porto Alegre

O que é engajamento de mídia social e qual sua importância?

julho 31, 2018 Dicas e Postagens Sobre Marketing Digital 1
o que é engajamento de mídia social

O que é engajamento de mídia social e qual sua importância?

Saiba o que é essa palavra comum no meio digital e qual sua importância para as marcas que estão presentes na web

Você sabe o que é engajamento de mídia social? Nosso post vai lhe clarear a mente para o assunto. Para inúmeras empresas, a mídia social é um lugar barulhento e cheio de coisas para tentar criar consciência de marca. E a ideia de gerenciamento de mídia social é esmagadora para algumas organizações. Isso porque simplesmente há muito o que direciona para o público-alvo certo em cada rede.

Até agora você sabe que existem ferramentas para gerenciar o engajamento de mídia social, mas é uma outra história fazer com que cada canal funcione a seu favor. O problema depende de quão bem você usa essas ferramentas para criar interações autênticas, monitorar discussões e se envolver com outras pessoas. Mas se você não tem o know-how correto para ser acionável com o social, seu negócio é deixado no escuro. Neste caso você pode precisar de uma empresa de marketing digital para lhe ajudar em uma boa estratégia de social média.

Um relatório da Thunderhead (em inglês) disse que apenas uma em cada quatro empresas se sente confiante em seus métodos de engajamento do consumidor. Se você cair nessa categoria, não se preocupe pois não vamos contar. Em vez disso, vamos nos certificar de que você está familiarizado com o envolvimento e a criação de sua marca no social.



O que é o engajamento de mídia social?

O engajamento nas mídias sociais é essencialmente como um relacionamento de longo prazo. Você pode imaginar que um relacionamento comprometido e demorado exige dedicação, prontidão para se adaptar, capacidade de pensar no futuro e garantir que a outra parte envolvida esteja feliz nos próximos anos.

Tente não pensar no engajamento como uma interação única com um de seus clientes. Como o Thunderhead mostra, você está criando uma linha aberta de comunicação durante um período de tempo. Enquanto o termo “relacionamento com o cliente” pode vir à mente, o engajamento é diferente e em seu próprio nível.

Fornecendo mais ao atendimento ao cliente social

Quando pensamos em engajamento de mídia social, é sobre como você usa redes como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter para construir uma ótima experiência do cliente. Você quer estar lá para seus clientes através de grossos e finos.

Assim que os clientes decidem se envolver com sua empresa nas mídias sociais, eles basicamente depositam confiança na sua marca para resolver o problema.

Como a prestadora de serviços Advento mostra com sucesso, entrar em contato com seus clientes quando eles tiverem perguntas específicas aumenta a fidelidade à marca e até mesmo gera a chance de uma compra futura. Tudo o que precisamos é de um pouco de comunicação oportuna.

No passado, os clientes precisavam ir muito longe para conseguir que a marca fosse ouvida. Embora os dias de “posições ocupadas” ainda existam, as empresas estão ficando cada vez melhores em tornar essas interações problemáticas uma coisa do passado. Isso está sendo realizado aprimorando o envolvimento por meio das mídias sociais.

Como melhorar o engajamento

engajamento nas mídias sociaisMelhorar o engajamento não é necessariamente ciência da NASA, mas exige esforço. Tente não pensar em negócios sociais ou branding social como algo novo. Esse tipo de marketing existe há décadas.

Agora, há um grande público disponível pronto para ser segmentado, dissecado e alcançado por meio do engajamento nas mídias sociais. O importante é saber como abordar seu público-alvo e, por isso, estamos oferecendo cinco dicas para melhorar seu engajamento nas mídias sociais.

  • Inicie uma conversa
  • Promova os entusiastas da sua marca
  • Publique sobre eventos e tópicos atuais
  • Seja receptivo com seu público
  • Trabalhe em equipe nas mídias sociais

Como medir o engajamento

Uma grande questão ainda sem resposta é como medir realmente as estatísticas de engajamento para o futuro. A medição do envolvimento depende da rede e, como você sabe, há aspectos únicos em cada um deles.

Nós sempre lhe diremos que não é uma boa ideia levar todos de uma vez. Em vez disso, tente encontrar suas redes por excelência primeiro.

Encontre suas métricas principais de engajamento

Os profissionais de marketing sempre buscam o valor das mídias sociais, e o ponto número 1 geralmente é com os dados. Para garantir que seu público esteja totalmente envolvido, há algumas métricas importantes para acompanhar e analisar regularmente.

É necessário possuir relatórios analíticos essenciais para avaliar melhor seu engajamento geral nas redes. Algumas das métricas de engajamento incluem:

  • Respostas de entrada x respostas: a quantidade total de respostas enviadas em relação ao total de mensagens de entrada estimadas dentro do intervalo de datas selecionado.
  • Média de taxas e tempos de resposta diários: isso é exibido por dia e seus totais gerais dentro do intervalo de datas selecionado.
  • Distribuição de tempo: exibe as porcentagens de mensagens respondidas dentro de períodos de tempo específicos.
  • Taxa de resposta e tempo: Os totais também são divididos por dia da semana e por hora.

Entre em profundidade dentro de cada rede

Para ir ainda mais longe, é importante dissecar cada canal de mídia social em que você está presente. Saiba que cada rede é diferente e pode afetar seu negócio de uma maneira única.

transformar seguidores em defensores da sua marca

Métricas comuns de engajamento para seus canais sociais incluem:

  • Facebook: curtidos orgânicos, curtidos pagos, menções, impressões, engajamentos posteriores, links clicados, reações, comentários e ações.
  • Twitter: Impressões orgânicas, links clicados, menções, mensagens diretas, retweets, respostas e curtidas.
  • Instagram: Pessoas que visualizaram (incluindo live e histórias), comentários, engajamento por mídia e hashtags mais engajados.
  • LinkedIn: impressões, cliques, curtidas, comentários e ações.

OK, então como faço para gerenciar tudo isso?

Sabemos que não é fácil para você gerenciar contas do Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn de um negócio. Não importa quão grande ou pequena seja a sua empresa, você precisa de uma maneira de gerenciar as consultas de seus clientes. E isso deve ser feito sem olhar para as suas redes sociais e atualizar o dia todo. Uma ótima ferramenta é o Sprout Social.

Para que suas estratégias de engajamento formem um relacionamento duradouro com seus clientes, garanta que o gerenciamento de suas redes sociais seja uma alta prioridade.

Uma interação nem sempre altera a visão de quem vê sua empresa. Em vez disso, você precisa agir e estar pronto para fornecer informações importantes quando os clientes entrarem em contato com sua empresa nas redes sociais.

Se você gostou do nosso post, compartilhe ele nas suas redes sociais. Se gostaria de solicitar a Gauchaweb um orçamento de marketing digital para a sua empresa basta enviar uma mensagem. Você também pode ligar ou enviar mensagem por whatsapp para o Fone: (51) 99537-9296.



Um comentário

  1. […] mais importantes para rastrear do que o número de seguidores que você tem. Cliques e engajamento (curtidas e comentários) são duas grandes […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *