O que é Branding, produto e marca? Temos a resposta

Criação de Sites em Porto Alegre

O que é Branding, produto e marca? Temos a resposta

julho 19, 2018 Dicas e Postagens Sobre Design Gráfico Sobre Marketing Digital 2
o que é branding? conceitos de marca, produto e branding

Branding é a estratégia de consolidação de uma marca

Não tem certeza sobre o significado de “branding”? Não se preocupe! Branding é um desses conceitos de marketing que é um pouco vago e pode rapidamente tornar-se confuso, mesmo para pessoas que estudaram marketing

Hoje vamos dar uma olhada em “o que é Branding” e tentar fornecer uma resposta clara com palavras simples e exemplos!

Para entender o conceito de branding, primeiro precisamos saber o que são produtos e marcas são. Vamos lá!

Definição do produto

“Em termos gerais, um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, incluindo bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias” (Kotler & Keller, 2015 ).

Isto significa que um produto pode ser qualquer coisa, desde uma estadia num hotel, um voo, um curso de línguas, a roupa, comida, uma escova de dentes, etc.

Para ilustrar a definição de um produto e o papel que ocupa na definição da marca, usaremos o exemplo da água:

A água é um recurso gratuito que todo ser humano precisa viver e sobreviver. No entanto, tornou-se um produto no dia em que os humanos e as empresas começaram a comercializá-lo, por exemplo, vendendo água mineral em garrafas de vidro e plástico.

Mas a água sempre parece a mesma, não é? É líquida e transparente. Então, como diferentes empresas podem vender o mesmo produto, mas ainda convencer as pessoas a comprar sua água engarrafada, em vez de comprar a da concorrência? A resposta é: criando uma marca.

Definição de marca

“Uma marca é um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o bem ou serviço de um vendedor como distinto dos de outros vendedores” (American Marketing Association).

Você pode considerar uma marca como a ideia ou imagem que as pessoas têm em mente ao pensar em produtos, serviços e atividades específicos de uma empresa, tanto de maneira prática (por exemplo, “o sapato é leve”) quanto emocional (por exemplo: me faz sentir poderosa ”). Portanto, não são apenas as características físicas que criam uma marca, mas também os sentimentos que os consumidores desenvolvem em relação à empresa ou a seu produto. Essa combinação de pistas físicas e emocionais é acionada quando exposta ao nome, ao logotipo, à identidade visual ou até mesmo à mensagem comunicada.




Um produto pode ser facilmente copiado por outros concorrentes em um mercado, mas uma marca sempre será única. Por exemplo, a Pepsi e a Coca-Cola têm um gosto muito semelhante, no entanto, por alguma razão, algumas pessoas se sentem mais ligadas à Coca-Cola, outras à Pepsi.

Vamos ilustrar isso novamente com o nosso exemplo da água. O produto vendido é água, mas para convencer as pessoas a comprar uma determinada água, as empresas desenvolveram diferentes marcas de água, como Cristal, Fonte Ijuí ou Pureza Vital. E cada uma dessas marcas fornece um significado diferente para a água do produto:

  • Cristal faz parecer pura e clara
  • Fonte Ijuí faz parecer extraída de um local natural e revitalizante
  • Pureza Vital passa a ideia de cura

… e assim por diante.

No final, uma marca é a intuição de uma pessoa sobre um produto ou empresa específica. Cada pessoa cria sua própria versão e algumas marcas aumentam ou diminuem sua popularidade devido à maneira como os consumidores se sentem em relação a elas.

Definição de branding

O que é isso?

“Branding está dotando produtos e serviços com o poder de uma marca” (Kotler & Keller, 2015)

Branding é o processo de dar significado a empresas, produtos ou serviços específicos, criando e moldando uma marca na mente dos consumidores. É uma estratégia projetada pelas empresas para ajudar as pessoas a identificar rapidamente seus produtos e organização e dar-lhes uma razão para escolher seus produtos em detrimento dos concorrentes, esclarecendo o que essa marca particular.

O objetivo é atrair e reter clientes fiéis, entregando um produto que esteja sempre alinhado com o que a marca promete.

Quem isso afeta?

  1. Consumidores: Como discutido acima, uma marca fornece aos consumidores um atalho para tomada de decisões quando se sentem indecisos sobre o mesmo produto de diferentes empresas.
  2. Funcionários / acionistas / terceiros:  Além de ajudar os consumidores a distinguir produtos similares, estratégias de branding bem-sucedidas também estão contribuindo para a reputação da empresa. Esse ativo pode afetar diversas pessoas, de consumidores a funcionários, investidores, acionistas, fornecedores e distribuidores. Por exemplo, se você não gosta ou não se sente conectado a uma marca, provavelmente não gostaria de trabalhar para ela. No entanto, se você acha que a marca entende você e oferece produtos que o inspiram, você provavelmente desejaria trabalhar para isso e fazer parte de seu mundo.

 

Como pode ser feito?

As empresas tendem a usar ferramentas diferentes para criar e moldar uma marca.

Por exemplo, a marca pode ser obtida através de:

  • publicidade e comunicação
  • design de produto e embalagem
  • experiência na loja
  • preços
  • patrocínios e parcerias
  • a identidade visual da marca (logo, website e cores, são apenas alguns exemplos).

Em nosso exemplo de branding de água, design de embalagem e publicidade são talvez as ferramentas mais poderosas usadas pelos profissionais de marketing:

água mineral Fiji design de embalagem– O design da embalagem é o vendedor silencioso que atrai a atenção dos consumidores na loja. Ele informa os consumidores sobre as propriedades do produto e diferencia visualmente a marca da concorrência na gôndola. Um exemplo bem sucedido em meus olhos é água da Fiji, que conseguiu criar um belo design garrafa que reflete perfeitamente os valores da marca: pureza é refletida através de efeitos de transparência e a natureza é percebida através da imagem da flor tropical e as folhas no fundo.

 

– A publicidade  é uma ferramenta poderosa para criar e moldar um universo de marca, pois é muito visual e conta uma história sobre o produto / empresa. Aqui está um exemplo de branding de água através da publicidade:

Conclusão:

Em palavras muito simples, um produto é o que você vende, uma marca é a imagem percebida do produto que você vende e o branding é a estratégia para criar essa imagem. Espero que este artigo tenha ajudado você a ter uma ideia mais clara do significado da branding.

Entre em contato e solicite orçamento de Design Gráfico e Marketing Digital. Temos prazer em compartilhar conhecimento e gerar resultados para o seu negócio.

Envie uma MENSAGEM ou ligue (51) 99537-9296. Se preferir envie mensagem pelo nosso whatsapp neste mesmo número.



2 comentários

  1. […] um estilo ou tema consistente é mais do que apenas uma peça de branding, mas sim criar uma expectativa para a sua conta do Instagram com a qual seus seguidores ou […]

  2. […] é necessariamente ciência da NASA, mas exige esforço. Tente não pensar em negócios sociais ou branding social como algo novo. Esse tipo de marketing existe há […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *