O 5G tem sido uma tecnologia muito comentada nos últimos anos e parece que finalmente está próxima de chegar para todos. Veja o cronograma
A implementação da nova tecnologia 5G está avançando no Brasil depois que o leilão da Anatel foi concluído. Agora, temos uma boa noção do que esperar em questão de novidades.
Por isso, se você está esperando a chegada do 5G para comprar smartphone, a sua hora está chegando. Separamos aqui seis tendências que estão sendo projetadas para 2023, onde haverá o avanço da tecnologia 5G no país.
O que é preciso para usar o 5G?
À medida que a tecnologia for sendo disponibilizada no Brasil, será possível ter acesso à tecnologia sem precisar fazer alteração de chip ou de plano de telefonia, pois as operadoras vão oferecer acesso livre.
Contudo, o aparelho celular deverá ter compatibilidade com a tecnologia 5G, o plano de telefonia deve ter a opção disponível e, obviamente, a área deverá ter cobertura do sinal.
Ou seja, se você está adiando para comprar um smartphone, fique de olho no cronograma de implementação da Anatel e adquira um modelo compatível com essa incrível nova tecnologia.
As tendências para o avanço da conectividade
Já se espera que a partir de 2023 os impactos do 5G devam ser mais relevantes e presentes no nosso dia a dia. Com isso, temos 6 tendências sobre essa nova tecnologia que você precisa conhecer:
1 – A tecnologia será adotada mesmo com preços altos
Mesmo com a alta da inflação que afeta os preços na hora de comprar smartphones compatíveis com a tecnologia 5G, pesquisas mostram que 69% dos usuários farão o upgrade em 2023.
Muitos brasileiros já tem um celular pronto para receber o novo sinal, a estimativa é termos 50 milhões de usuários com 5G ativos no país, e conforme a infraestrutura for sendo aprimorada esse número só tende a subir.
2 – Aumento de uso pelos early adopters
Aquela galera ligada em tecnologia que compra smartphone no lançamento são chamados de early adopter, que em tradução livre seriam “que adotam mais cedo” novas tecnologias.
Quanto ao 5G, os lançamentos rápidos vão atrair esses usuários e o boca a boca vai fazer a adesão pela tecnologia se espalhar no próximo ano, pois essa praticidade vai ser revolucionária.
3 – Satisfação de quem já usa
Algumas capitais e grandes cidades já disponibilizam o sinal 5G, e quem experimentou está maravilhado com a velocidade e baixa latência proporcionadas pelo sinal.
Ainda há reclamações por conta da pouca cobertura, mas a tendência é que a conectividade aumente a partir do próximo ano (2023), de acordo com o cronograma programado da Anatel.
4 – Capacidade de assistir vídeos em tempo real e uso de realidade aumentada
O uso do 5G virá com a popularização do metaverso, então veremos uma tendência de aplicações de realidade simulada ganhando força entre os usuários.
Os streamings também vão ser muito mais utilizados, pois a conexão permitirá assistir vídeos em alta qualidade, inclusive transmissões ao vivo.
Sem dúvida veremos um aumento de usuários assistindo a suas séries, filmes, canais de Youtube e afins enquanto estão se deslocando pelas cidades, tudo com a maior qualidade de som e imagem.
5 – Personalização dos recursos e valores dos planos
Nem todo usuário vai querer assistir vídeos em full HD o tempo todo, porém terá aquela pessoa que gosta de jogar online e depende da baixa latência para uma melhor performance.
Com o 5G, as operadoras poderão oferecer planos mais personalizados que atendam as necessidades de cada usuário, tanto em conexão quanto no preço dos planos.
6 – Viabilização do metaverso
Citamos brevemente o metaverso em outro tópico, mas aqui vale aprofundar um pouco no assunto, pois o mundo está avançado nesta questão e o Brasil está ficando para trás.
Muitos usuários acreditam que com o aumento do sinal 5G, o uso de aplicativos ligados ao metaverso vai aumentar, pois suas experiências serão bem mais satisfatórias do que vemos hoje com o 4G.
Todos esses dados vieram de um estudo feito pela Ericsson Lab com consumidores do mundo todo, e só no Brasil foram 82 milhões de consumidores, sendo 2 milhões de usuários ativos do 5G.
A tendência é que esse número cresça rapidamente no ano de 2023, e a tecnologia estará ao alcance de cada vez mais usuários que poderão usar uma internet de alta velocidade.
Considerações finais
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Luiz Affonso Mehl para o Blog Gauchaweb.
Gostou do nosso conteúdo sobre o 5G no Brasil em 2023? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Siga Gauchaweb no Facebook e Gauchaweb no Instagram.
Image by rawpixel.com on Freepik