Backup: a importância de cuidar da proteção de arquivos

O armazenamento de uma cópia dos dados pessoais relevantes pode salvar tanto empresas quanto usuários da internet de uma grande catástrofe

Com certeza, muitas pessoas já perderam fotos, vídeos e documentos preciosos no decorrer dos anos, simplesmente por não terem conhecimento sobre a importância que o backup tem no mundo digital. Para tornar um pouco mais realista, imagine um cenário onde a pessoa tem a senha de uma carteira digital no computador que está repleta de criptomoedas com um valor exorbitante. 

Por ventura do destino, o computador dessa pessoa precisa ser formatado, ele não tem backup dos arquivos e, por esse motivo, não consegue mais ter acesso aos dados da sua wallet. Nesse caso, o que poderia ser feito? Isso mesmo, nada. Apenas sentar e “chorar” por não ter feito o backup da senha da wallet em um HD Externo, interno ou em um pen drive.

Então, por um simples descuido de não ter um backup, a pessoa pode ter perdido grandes quantidades de dinheiro, e isso realça um pouco mais sobre a importância de cuidar da proteção de arquivos e do backup.

Destrinchando o que é backup

Muitos leigos que estão tendo o primeiro contato com tecnologia e computadores agora em 2023 não sabem realmente o que é o backup. Para acrescentar ainda mais valor ao conhecimento do usuário de internet iniciante, a seguir está uma breve explicação sobre o que é o backup. 

Para resolver o dilema, é bastante simples: o backup é uma cópia dos arquivos e dados importantes de um dispositivo para um outro dispositivo de armazenamento. 

Isso garante que, caso aconteça algo, como foi mencionado anteriormente, o usuário que ficará sem acesso ao computador ou dispositivo possa ter uma cópia de todos os dados importantes salvos em um outro local, tirando a perda de arquivos da jogada. É possível dizer que o backup, desde sempre, é uma prática indispensável, afinal, todos os dispositivos podem se corromper, ou até mesmo parar de funcionar.

Backup na nova tecnologia

Com a grande novidade do armazenamento em nuvem, muitas pessoas consideram que o backup em hardwares físicos acabou se tornando obsoleto. Mas é importante ressaltar que na internet, muitos documentos podem ser perdidos ou roubados por causa dos famosos ciberataques, algo que é suscetível a acontecer com qualquer pessoa.

Quando o assunto é no ambiente corporativo, os backups se tornam uma ferramenta de segurança da informação ainda mais indispensável, já que o armazenamento em nuvem das empresas são os principais atingidos pelos crimes cibernéticos.  Então, ainda assim, o backup não é algo dispensável, muito pelo contrário, conforme as tecnologias são evoluídas, cada vez mais se torna necessária a realização de backups para evitar perdas catastróficas.

Backup de arquivos na Internet

Além do backup em ferramentas físicas de armazenamento, é possível realizar o backup de arquivos na internet. Através dos celulares, o iCloud ou Google Drive podem ser utilizados como um serviço de armazenamento temporário que comporta uma certa quantidade de dados com possibilidade de expansão. 

Muitas empresas utilizam desses locais para conseguir armazenar arquivos, e deixá-los de fácil acesso caso haja algum imprevisto. Vale lembrar que sempre existe a possibilidade de perder a conta que está comportando todos os documentos, então manter tanto o backup físico quanto o online é importante dependendo dos casos.

Além desses dois serviços que oferecem um backup interessante, existem outras ferramentas como os ERPs, que trazem um serviço de backup de dados muito mais alto e responsivo.

No entanto, para entender realmente qual é o melhor serviço de backup para o usuário, ou se ele tem necessidade de ter tanto o backup físico quanto online, ele, primeiramente, precisa avaliar quais são as necessidades que ele tem. Depois disso, fica fácil tomar a decisão sobre quais serviços irão “hospedar” os documentos mais importantes. Fica a dica!

Considerações finais

Gostou do nosso artigo sobre como cuidar da proteção dos seus arquivos através de um backup? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Siga Gauchaweb no Facebook e Gauchaweb no Instagram.

Image by rawpixel.com on Freepik

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?