Algum dia você já se perguntou sobre como escrever um ebook sobre um determinado assunto que você possa dominar com o objetivo de lhe ajudar a pagar as suas contas no final do mês? Esse tipo de material é altamente procurado pelo público, principalmente com o avanço da internet durante a pandemia do Covid 19.
Montar e vender eBooks traz diversas vantagens, como, por exemplo: visibilidade do seu negócio e autoridade relacionada ao seu conhecimento de nicho. Além disso, livros digitais são conteúdos que possam realmente se vender.
Você só tem que fazer isso uma vez. Então, quando já estiver no ar, concentre-se apenas em algumas táticas de vendas. Muitos empresários aderiram a essa prática.
Quer fazer parte de um grupo? Durante este artigo, vamos lhe passar algumas dicas sobre como escrever um ebook do zero e vendê-lo dentro da internet.
Vamos lá?
1. Pense na persona
O primeiro passo é definir o seu papel. Este é um personagem semi-ficcional que representa seu público-alvo. Para criá-lo, considere todas as suas características pessoais, como, por exemplo: área de ocupação da pessoa, idade, desejos, interesses, entre outros.
Por exemplo: se você tem um site de artesanato, seu personagem pode ser uma mulher de classe média de 33 anos com um filho que vende os produtos que fabrica em uma feira com o objetivo de aumentar a renda familiar.
O que ela está interessada a ajuda a economizar dinheiro para criar seus produtos e ser mais produtiva, reduzindo o tempo que ela gasta fazendo cada peça.
Além disso, se você deseja acompanhar todas as novidades dentro do mercado para poder inovar e expandir todas as suas vendas para cada vez mais clientes.
Então, quando você começar a criar um eBook, você deve pensar sempre em um conteúdo que seja altamente interessante e ajude a resolver todos os problemas das pessoas.
Para lhe capacitar, indicamos que você faça um Curso de Informática, o curso é essencial para a sua capacitação.
2. Escolha um tema
Depois de escolher a persona, agora é hora de escolher o tema. Ele precisa ser relevante para o seu negócio e relevante para o seu público. Como ainda estamos passando pelo processo de reabertura do comércio, muitos estão buscando novas atividades e para trabalhar.
Então, por exemplo, se você tem uma loja de produtos naturais, uma ideia é fazer um ebook com receitas simples usando todos os ingredientes disponíveis. Caso você tenha um salão de beleza, você pode preparar Cursos Online para os seus clientes e alunos.
Para definir um tópico, pense nos tópicos que são mais dominantes em seu nicho e nos problemas dos clientes que o seu material está envolvido. Uma dica para te ajudar a entender o que os consumidores procuram é usar seu Instagram para tirar dúvidas.
Faça uma enquete ou abra a caixa de perguntas para perguntar qual conteúdo instrucional eles gostariam que você compartilhasse no eBook.
3. Preste atenção especial ao título
Depois de escolher um tema, você precisa definir um título cativante. Este é um momento importante, pois diversas pessoas decidem baixar este ebook por causa de seu título que intriga as pessoas e prende os leitores.
Alguns exemplos:
· “Como aumentar a venda dos seus artesanatos”;
· “Como melhorar o trabalho dentro da internet “;
· “Guia de produtividade artesanal!”.
4. Crie conteúdo diferenciado e premium
Agora que você planejou seu ebook, você deverá criar um material que seja interessante para os seus clientes, principalmente porque eles estão cobrando por isso. Portanto, tente trazer conhecimento que é difícil de encontrar após uma pesquisa no Google.
Escreva conteúdo que os leitores não encontrarão em nenhum outro lugar. Para isso, combine todas as suas experiências profissionais e pessoais. Assim você criará um material altamente diferenciado e único dentro do mercado.
Ao escrever um ebook, você pode contratar um profissional que vai lhe ajudar durante todo o seu processo. Vários escritores profissionais se acostumaram a esse modo de publicação. Você pode chamar freelancers para escrever, projetar e muito mais, ou pesquisar na rede do LinkedIn por esses profissionais.
5. Tenha boas imagens
A identidade visual do eBook é peça-chave para chamar a atenção do personagem. Para isso, o material deve ser ilustrado com imagens de alta qualidade.
Você pode usar bibliotecas de imagens como Fotos de Domínio Público e Fotos Digitais Gratuitas, algumas das quais são gratuitas. Você também precisa se preocupar com o espaço de aspecto visual de todo o eBook, que é o seu design. Isso vai incluir o tamanho e o tipo de fonte, cor e organização do conteúdo.
6. Inspeção geral completa
Esta é a etapa de teste de qualidade. Aqui você deve voltar ao seu arquivo de plano para verificar se todos os detalhes estão incluídos e se todas as etapas foram concluídas.
Todo o processo parece muito trabalhoso, e um pouco, especialmente se você quiser criar algo de qualidade. Mas no final das contas, se o seu conteúdo tiver um grande valor dentro do mercado, ele poderá ser vendido a longo prazo.
7. Concentre-se no design
Sempre tenha em mente que você mesmo pode criar conteúdo relevante para o seu público, o design será uma excelente forma de melhorar o aumento do público. Esse serviço pode ser terceirizado para um freelancer ou, se preferir, você mesmo pode criar a arte do ebook.
Busque reservar um tempo para pensar no layout do seu design virtual e veja quais são as cores que se enquadram dentro do seu site. Seu conteúdo pode ser ótimo, mas se seu design for mal projetado, poderá afastar potenciais compradores.
No entanto, se você não sabe muito sobre o assunto, considere contratar profissional da área do design ou faça um Curso de Informática para melhorar a sua capacidade da área do design.
Considerações finais
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Luiz Affonso Mehl para o Blog Gauchaweb.
Gostou do nosso conteúdo com dicas sobre vender ebook na internet? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.