Quais são as estratégias mais eficazes de marketing digital?

Veja neste artigo as melhores dicas de marketing digital para você aplicar no seu projeto

Marketing digital é um novo fenômeno que surgiu com o desenvolvimento da tecnologia virtual, e, a partir disso, as empresas entraram de cabeça nesse novo universo tecnológico.

O conjunto de estratégias que envolvem o marketing digital tem como principal objetivo promover uma marca ou um produto no ambiente virtual, e, dessa forma, alcançar o maior número de possíveis consumidores.

Dentre os métodos que são utilizados no marketing digital, podemos citar o trabalho em mídias sociais, o email marketing, projetos de SEO, Google ADS, entre muitos outros.

Contudo, primeiro temos que saber melhor o que é o marketing digital.

O que é o Marketing Digital?

Como foi mencionado anteriormente, o principal objetivo do marketing digital é fazer um produto alcançar possíveis clientes no ambiente virtual, ou seja, uma página no Instagram ou Facebook, sites de lojas e até mesmo canais de lojas no YouTube podem ser considerados como tipos de estratégias do marketing digital.

Para resumir, pode-se dizer que todas as ações de uma empresa que são feitas no ambiente virtual podem ser consideradas marketing digital.

O que significa SEO?

Essa sigla bem famosa e que se faz presente em todos os projetos de marketing digital bem desenvolvidos significa “Search Engine for Optimization”.

Em português, podemos traduzir como “mecanismo de busca para otimização”. Essas palavras já nos norteiam sobre o objetivo do SEO.

O SEO engloba uma série de estratégias e métodos para alavancar as buscas pelo seu site, blog, vídeo, artigo, entre outros.

Essas estratégias se valem do uso de palavras-chave — as palavras mais buscadas sobre o conteúdo na internet —, e também do desenvolvimento de um conteúdo interessante, que chama a atenção do público-alvo e o mantém entretido com o conteúdo.

Quais são as estratégias de marketing digital mais utilizadas?

1. Inbound Marketing

O Inbound Marketing é, atualmente, uma das metodologias que possuem a taxa de maior investimento e retorno.

Essa estratégia visa a criação de um “laço” com o público-alvo, por isso a palavra em inglês “bound”, que traduzido para o português nos dá uma ideia de algo como “ligação/conexão”.

O seu objetivo é criar uma relação e fidelização do cliente com a marca. Dessa forma, é necessário um bom estudo e análise do público alvo para compreender perfeitamente o comportamento e o perfil do potencial consumidor, para, assim, conseguir essa “conexão” entre marca e consumidor.

2. Mídias Sociais

Atualmente, todos os empreendedores deveriam saber da importância das mídias sociais para sua marca e produtos.

É através das redes sociais que uma loja pode alcançar consumidores do outro lado do país ou até mesmo do mundo. Além desse fator, pesquisas mostram que o povo brasileiro é um dos que mais consome redes sociais.

Por esses motivos, as mídias sociais são ambientes extremamente favoráveis para quem deseja aumentar o número de clientes e potencializar as vendas.

Algumas redes sociais, como o Instagram e o Facebook, ainda oferecem ferramentas para os empreendedores. Basta dedicação e estudo para fazer sua página bombar nas redes sociais.

3. Produção de vídeos

Com a popularização do YouTube, muitas lojas passaram a fazer divulgação, ou seja, trabalhar o marketing nesta plataforma.

O YouTube possibilita que os criadores de conteúdo tenham uma conexão muito grande com o público-alvo, afinal, o consumidor está vendo e pode se sentir tendo uma conversa com o criador de conteúdo.

Além dos vídeos, que claro, são considerados a principal ferramenta do YouTube, ainda temos a comunidade. É a partir dessa comunidade que o criador de conteúdo pode interagir mais facilmente com seus inscritos, criar tópicos para conversa, enquetes e avisos.

4. Google Ads

Uma das estratégias mais eficazes atualmente do marketing digital são os links patrocinados.

Essa metodologia pode ser observada tanto nas pesquisas do Google, por exemplo quando fazemos uma pesquisa e as buscas principais contêm a palavra “anúncio” ao lado, como também nas redes sociais, quando nos deparamos com páginas que por sua vez acompanham a palavra “patrocinado” no post.

Também é possível fazer esse investimento em outras plataformas do Google, como o YouTube, Gmail e outros.

5. SEO

Por último, mas não menos importante, temos o SEO, que foi uma das estratégias citadas mais acima.

Como foi explicado, o objetivo do SEO é promover um melhor ranqueamento do seu site pelos buscadores, isto é, em qual página e posição sua página vai aparecer no Google, Bing etc.

Estar no topo das primeiras páginas é muito importante, pois os sites localizados nessas áreas são os que mais recebem cliques e os que as pessoas tendem a achar que possuem mais “confiança”.

Considerações finais

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Luiz Affonso Mehl para o Blog Gauchaweb.

Gostou do nosso conteúdo sobre as estratégias de marketing digital mais eficazes? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...