Pipeline de Vendas: Como ele ajuda a melhorar as suas vendas

Se você tem o seu próprio negócio e está perdido em relação a vendas, conheça o pipeline de vendas e veja como ele pode aumentar o seu lucro.

Veja mais no conteúdo abaixo.

O que é pipeline de vendas?

O pipeline de vendas também pode ser chamado de funil de vendas, um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato até o fechamento de vendas.

É a representação visual das etapas passadas pelo consumidor, metaforicamente formada por um funil, sendo o topo a parte mais distante da efetuação da compra.

O pipeline consiste em acompanhar e gerenciar todo o processo envolvendo a compra.

O objetivo principal do pipeline de vendas é fazer com que a pessoa efetue uma compra com a sua empresa. Para ser bem funcional, é necessário entender o comportamento de cada cliente durante a aquisição de um produto ou serviço.

 O que é CRM?

É sempre importante ter um bom relacionamento com o consumidor, podendo ser mantido através do crm gratuito.

O CRM é uma ferramenta que significa Customer Relationship Management, ou seja, a gestão do relacionamento com o cliente. 

O CRM é uma estratégia de marketing que ajuda a conhecer melhor os clientes e suas necessidades. Cada um tem um perfil e é importante que os vendedores saibam lidar com todos deles. 

Com o sistema crm é possível fazer o armazenamento de dados, como nome, endereço, telefone, e-mail e informações se um freguês é ativo ou não.

O cliente ativo é aquele cliente que sempre realiza a compra. Quando não é, se torna um ponto importante a ser pensado formas de atraí-lo novamente.

Quando um consumidor não é ativo, não significa que deverá descartá-lo da lista e excluir seu nome. Deve-se considerar e analisar suas ações para oferecer produtos em momentos oportunos à reativação.

A reativação pode ser feita por meio da colaboração dos melhores crm gratuitos, uma plataforma que realiza a consulta de cada comprador.  

Analisando o que cada um deles está pesquisando, surge uma oportunidade de oferecer um produto de acordo com as suas necessidades.

Isso pode gerar uma brecha para que aqueles clientes sejam reativados, para que sejam fidelizados.

Jornada de compra

Durante a jornada de compras, o usuário passa por vários momentos que mostram o quão próximo ele está de adquirir um produto. Entenda os benefícios que o pipeline pode oferecer.

  • Monitoramento;
  • Definição da compra;
  • Ferramentas;
  • Tempo;
  • Fidelização.

É preciso aprofundar em cada uma dessas vantagens, para compreender melhor como funciona o pipeline.

  1. Monitoramento

Monitorar o cliente e os seus pontos de contato com a empresa ou com os funcionários é muito importante.

Além disso, é possível descobrir os motivos que levam o consumidor a escolher a sua empresa. Sabendo o que cada um busca, os negócios terão um melhor resultado em termos de oferecimento de serviços.

  1. Definição da compra

Através do funil de vendas, é possível averiguar em qual momento o usuário está em sua jornada de compras, podendo definir metas que mostram que eles estão mais motivados a obter o seu produto.

É uma parte essencial, porque analisando cada etapa do funil, você poderá agir de forma correta no presente, para assim chegar ao fechamento.

  1. Ferramentas

Faça a verificação de quais ferramentas serão utilizadas para cada momento do funil em que o cliente estiver.

Dependendo da posição em que estiver no pipeline de vendas, será o momento ideal para a realização do marketing.

É importante que saiba fazer a divulgação do produto em cada fase de forma correta e com calma, ouvindo mais o consumidor e compreendendo o seu problema. Desta forma, poderá aumentar as chances de venda.

  1. Tempo médio da venda

Através das informações obtidas pelo pipeline, dá para fazer uma averiguação do ciclo de vendas dos consumidores, adaptando e efetuando possíveis melhorias no processo de gestão.

  1.  Fidelização

O funil é a ferramenta correta para a conquista dos clientes e a fidelização deles, porque permitirá que consiga entendê-los.

O CRM também pode ajudar nisso, porque ele cria uma relação de contato com o usuário. Por isso, é importante que contrate um de qualidade.

Pesquise antes de implantar um na sua empresa e, se necessário, coloque no seu site de buscas “crm preço”, para fazer relação e a comparação de qual vale mais a pena.

Como fazer um bom pipeline?

É fundamental que as etapas para fazer a realização de um bom pipeline de vendas sejam divididas em algumas partes:

  1. Contato com o cliente

Nesta fase, passará a ser analisado qual é o comprador que tem potencial para fazer a aquisição de seu produto ou serviço.

  1.  Qualificação

É possível fazer a utilização de algumas nomenclaturas, como cliente frio e cliente quente. O frio consiste naquele que não realizou nenhuma compra, os quentes são aqueles que mostram interesse de uma forma natural pelo seu item.

  1.  Enviar a proposta

Apresente para ele com segurança o produto e o que ele pode oferecer, mostrando as suas soluções e até mesmo os feedbacks de pessoas que já adquiriram.

  1.  Negocie

Converse com o consumidor e veja o que está ao seu alcance, se houver necessidade,  ofereça a ele um desconto para que possa se sentir mais confortável em comprar o produto.

  1.  Fechamento

Essa parte pode ser positiva ou negativa. É possível que a negociação ocorra com êxito, mas, pode ser também que o comprador não queira fazer a aquisição e automaticamente ele será caracterizado como “cliente frio.”

Vantagens da implementação de um pipeline de vendas?

Com o funil de vendas bem feito, poderá passar a gerenciar as etapas de vendas e as oportunidades que vão existir durante o processo.  

Será possível realizar as fases de uma forma mais didática, permitindo que até mesmo o vendedor consiga enxergar melhor cada procedimento.

Ao saber desses períodos de vendas, entenda o momento certo de aplicar algumas ferramentas ou alguma estratégia, assim como o marketing.

Com base na informação da etapa anterior, é possível se preparar para o próximo momento, gerando bons resultados no final. 

Considerações finais

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Gostou do nosso conteúdo sobre Pipeline de vendas? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...