Live Commerce: 5 dicas para vender mais em suas transmissões

O Live Commerce já é parte integrante das compras online. O objetivo principal é criar um ambiente exclusivo com os seguidores da loja, sejam eles virtuais ou não.

As compras online foram adotadas pela maioria dos brasileiros. Praticidade e versatilidade são os pontos positivos que impulsionam esse mercado.

No entanto, ainda existe quem tenha medo de comprar um produto sem poder testá-lo ou vestí-lo antes.

Sendo assim, no live commerce há a oportunidade de reter as pessoas por meio de uma experiência diferenciada e interativa, mesmo a distância.

Mostraremos o que é live commerce, como ele surgiu, por que e como fazê-lo nos tópicos a seguir!

O que é a live commerce?

Live commerce é uma modalidade de vendas que combina live streaming e e-commerce. Essa estratégia começou na China, mas já se espalhou pelo mundo.

A grande vantagem é a interação via transmissões ao vivo, que potencializa o engajamento e aumenta as conversões.

Com isso, as marcas e sites tem visto a oportunidade de se propagar através desse método, convidando vendedores treinados, influenciadores e blogueiros para criar mais atenção real em torno dos brindes personalizados que estão sendo promovidos. 

Esses promotores são um grande diferencial na conversão, por causa de seus gatilhos psicológicos como escassez, urgência e autoridade. 

Também é interessante notar que esses vendedores não estão ali apenas para promover seus produtos. Eles também são entretenimento.

Mais importante ainda, eles podem desempenhar um papel significativo na conversão. Afinal, eles têm o poder de instruir os consumidores sobre como fazer compras de forma adequada e segura, como incutir segurança e confiança e, claro, como persuadi-los.

As origens do live commerce

Esse formato nasceu na China e começou com apresentações ao vivo de cantores, gamers e comediantes que recebiam presentes virtuais do público.

Pouco tempo depois, foi introduzido aos setores educacional e corporativo e chegou ao e-commerce em 2016.

Em 3 anos, as compras ao vivo explodiram, representando 4,5% das compras online realizadas em 2019. Os itens mais vendidos incluíam:

  • Vestuário;
  • Alimentos;
  • Bebidas;
  • Produtos de beleza.

Além disso, para se ter uma ideia do impacto geral, essa estratégia de vendas movimenta US$ 170 bilhões anualmente no país de origem.

Com isso, a viabilidade de comprar produtos durante transmissões ao vivo com artistas e influenciadores despontou no e-commerce brasileiro em meados de 2020.  

Na China o live commerce pode durar 14 horas, já as marcas brasileiras optaram por transmissões de cerca de 1 hora.

O live commerce no Brasil utiliza resenhas de produtos, desfiles de moda, dicas e, claro, ofertas imperdíveis para criar convergência entre mídia, fazendo a conexão entre conteúdo, entretenimento e comércio.

Por que aderir ao live commerce?

As vendas por transmissão ao vivo pode ser uma maneira muito atraente de comércio, pois ela aumenta a autoridade da sua marca, seja ela de filtros a vácuo ou de outro segmento.

Nesse contexto, os consumidores tem a possibilidade de avaliar cada detalhe de um produto sem precisar ir até a loja.

Por conta disso, há muitas vantagens nesse formato. Conheça-as a seguir.

Aprimora a experiência do cliente

É claro que a experiência do cliente é enriquecida quando o produto é abordado por pessoas que se identificam com o público em geral.

Com o entretenimento, a live é responsável por influenciar a tomada de decisões, deixando ao consumidor apenas a parte mais agradável da compra. Isso torna a experiência inesquecível.

Fideliza o consumidor

Os clientes omnichannel são certamente um dos principais objetivos das campanhas de live commerce.

Eles prezam pela transparência e pela comunicação clara e direta, por isso vêem a transmissão ao vivo como a melhor oportunidade para se aproximar da empresa de ar condicionado favorita.

Assim, o live commerce também tem atuação determinante para manter um público já convertido.

Maximiza as interações

Observar a jornada de um cliente e aproximá-lo é fundamental para o sucesso do negócio- e o live commerce pode ajudar!

Por meio dessa forma de comunicação, você pode oferecer descontos e mostrar produtos, além de possuir salas de chat abertas para tirar dúvidas e interagir com os clientes.  

A partir do momento em que a empresa de cordoalha de aço interage com seus clientes e demonstra essa intimidade, ele se sente mais acolhido e familiarizado com a marca.

Aumenta as conversões e a aquisição de leads

O live commerce também é uma forma de capturar e converter leads. Isso permite que você implemente uma estratégia para coletar dados da pessoa que está assistindo à transmissão.

Usando formulários, as empresas podem fornecer lembretes da live em troca de informações. Além disso, certos aplicativos de lives exigem que o cliente preencha um formulário para poder assistir à transmissão.

O aumento de conversões se deve à tendência da empresa de manutenção de elevadores em estabelecer prazos, o que se dá graças aos gatilhos mentais de urgência.

Esses gatilhos utilizam frases para oferecer descontos e promoções, como “10 unidades restantes”, “a oferta só vale por mais 10 minutos” e similares.

Além disso, as conversões também podem ocorrer por meio do download de aplicativos, conteúdo ou outras estratégias que sejam significativas para seus negócios além das vendas monetárias reais.

Gera engajamento na rede

O live commerce pode ser feito tanto em aplicativos próprios quanto nas redes sociais, e essas redes possuem muito público e engajamento, o que tende a alcançar um bom número de pessoas. 

Como resultado, os perfis de empresas podem usar as lives para estender o engajamento às publicações e stories, facilitando o alcance do seu público-alvo.

Vale a pena notar que muitas transmissões têm artistas e personalidades famosas que atraem um grande público.

Em suma, as marcas são apresentadas em vários locais além da página da loja de livros infantil cristão, por exemplo, atraindo uma variedade de pessoas bastante ampla.

5 dicas para vender mais nessa modalidade

Em outras palavras, o live commerce pode dar ao seu negócio um grande começo. Veja 5 dicas para executá-lo com qualidade.

  1. Compreenda o comportamento do público

Em um cenário misto de serviço offline e online, é importante entender o comportamento do consumidor para fornecer valor, comunicação, serviços e os produtos certos.

Focar na experiência do cliente é fundamental para se diferenciar de seus concorrentes, seja no ramo de alarmes monitorado ou em outro segmento.

Monitore as redes sociais, realize pesquisas de mercado e utilize ferramentas de avaliação de métricas.

Dessa forma, você vai sempre estar atualizado quanto às preferências e costumes do público-alvo.

  1. Defina suas metas e prepare-se para a live

O live commerce colabora para o reconhecimento da marca, lançamento de produtos ou vendas em geral.

Para que a campanha seja bem-sucedida, você precisa organizar as seguintes etapas importantes antes de entrar no ar: roteiro, cenário, equipe, apresentador e infraestrutura para compras e transmissão.

O segredo das vendas ao vivo é incentivar os consumidores a comprar algo que eles nem sabiam que desejavam ou precisavam.

Uma dica é usar o live commerce para mostrar:

  • Como o seu produto funciona, 
  • Como é usado
  • Como ele se diferencia
  • Os benefícios 
  • As soluções que ele desenvolve.
  1. Escolha bem os influenciadores

Os influenciadores adicionam credibilidade às suas promoções, mas precisam se conectar com a persona do comprador. Este é apenas o “avatar” do  cliente ideal.

Ao vender maquiagem, o influencer deve ser um especialista neste campo. Influenciadores são uma ótima estratégia para convencer seu público e transformá-los em vendas.

Também traz segurança e confiança ao consumidor nos produtos comercializados. Mas você não precisa necessariamente ter um influenciador para ter sucesso ao vivo.

Você pode apresentar sua própria live, se tiver uma boa experiência e um bom relacionamento com seus clientes.

  1. Prepare seu site para a demanda máxima

Esse tipo de evento exige pleno uso da tecnologia, principalmente para que os clientes tenham acesso ao produto.

Durante uma live, o site da gestão de condomínios precisa estar preparado para receber um grande número de acessos e transações.

Por isso, é importante estar disposto a prestar um serviço de excelência em toda a jornada do consumidor e proporcionar a melhor experiência possível. 

  1. Fique de olho no seu público

Seja no aplicativo ou nas redes sociais, os vendedores precisam de pessoas que acompanhem as vendas. Nesta modalidade, você pode usar o capital humano do apresentador para atrair o público.

Diferente do e-commerce tradicional, que segue padrões estáticos sem interação, você pode contar histórias interessantes na hora de apresentar seu produto.

Além disso, independente da motivação, usar gatilhos emocionais com certeza ajudará alcançar mais pessoas e fazer com que elas continuem assistindo a live.

Conclusão

O live commerce pode ser um recurso muito atraente para todos os tipos de comércio eletrônico e negócios em geral.

A transmissão ao vivo não oferece apenas conteúdo audiovisual que pode atrair espectadores, mas também promove um relacionamento mais próximo com os seguidores.

Prepare uma infraestrutura consistente para fazer lives de alto impacto e esteja a postos para vender muito!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou do nosso conteúdo sobre live commerce? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...