Uma tendência de marketing que pode destacar sua marca e alavancar seus negócios
As empresas estão cada vez mais usando o marketing olfativo, o que significa usar perfumes como ferramenta estratégica de comunicação. É uma estratégia para tornar sua marca imediatamente reconhecível e identificável. É um impulso extra porque graças a ele você pode transmitir diretamente os valores da sua empresa.
O olfato como foco de uma estratégia de marketing
Entre nossos sentidos, o olfato desencadeia mais reações emocionais, que não são intencionais e irracionais. O olfato é o sentido com o impacto mais poderoso em nossa memória. De fato, a memória humana pode lembrar até 10 mil cheiros diferentes, mas “apenas” 200 cores diferentes. Assim, os perfumes podem ser facilmente memorizados, mas também têm um significado mais profundo. Nós os associamos a eventos, itens e, acima de tudo, às pessoas. Esta é a razão pela qual um cheiro pode desencadear reações instantâneas de prazer, nojo ou excitação.
Como funciona o marketing olfativo na prática?
O marketing olfativo faz parte do marketing sensorial e o objetivo é relembrar sabores, fragrâncias e boas memórias na mente do cliente. Isso, a fim de produzir automaticamente uma boa memória da marca para impressionar em sua mente.
Então, neste momento, a marca está associada a essa fragrância em particular e se tornou uma memória inesquecível para os clientes. Quando um cliente entra em contato ou é exposto a esse perfume específico, ele terá uma memória clara e imediata da marca.
Assim, as fragrâncias são uma ferramenta poderosa e têm um forte poder evocativo. Não pode ser ignorado, não podemos decidir não respirar para não sentir um cheiro que, além disso, não requer atenção para ser lembrado.
Uma marca olfativa
A disseminação de certas fragrâncias pode estimular diretamente as emoções do cliente e afetar seu comportamento de compra.
Por exemplo, um perfume pode manter o cliente em uma loja por mais tempo e, acima de tudo, um perfume pode imprimir em sua mente uma boa memória dessa experiência. Se o cliente sentir uma sensação de bem-estar quando estiver na loja, ele ficará mais tentado a voltar lá.
O marketing olfativo pode impulsionar e fortalecer uma imagem da marca. Mas escolha da marca olfativa perfeita para associar à sua marca não é tão simples. A marca olfativa tem que evocar boas emoções e sensações, tem que transmitir os valores da empresa, mas ao mesmo tempo não ser tão forte para incomodar os clientes. A fragrância tem que tornar o ambiente agradável para incentivar o cliente a comprar e voltar.
Marcas que usam marketing olfativo no Brasil
O marketing olfativo já é utilizado há algum tempo no Brasil por algumas marcas conhecidas. Veja quais são algumas dessas marcas:
- Giovanna Baby
- Gang
- Le Lis Blanc
- Mixed
- O Boticário
- MMartan
- Starbucks
- Trousseau
- Capacabana Palace
- Disney
Considerações finais
Se você possui um negócio, pode considerar uma estratégia de marketing olfativo para destacar e fixar a sua marca através do olfato. Vários cases de sucesso no Brasil e no Mundo provam que essa estratégia pode ser muito promissora.
Gostou do nosso conteúdo sobre marketing olfativo? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.