A tecnologia está tornando você mais ansioso? O que fazer?

A Tecnologia está tornando você mais ansioso? Veja o que fazer

Quatro estratégias para tentar driblar os efeitos nocivos que a tecnologia pode causar as pessoas

A tecnologia torna a nossa vida melhor em muitos aspectos, tornando-nos mais produtivos, dando-nos acesso a recursos mais baratos e até ampliando nossa expectativa de vida. Mas nossas mentes e corpos humanos não evoluíram para lidar com os efeitos do uso de tecnologia a longo prazo e, consequentemente, a tecnologia tem o poder de tornar nossas vidas piores também.

Como a tecnologia nos torna ansiosos

Um dos problemas mais predominantes aqui é a tendência da tecnologia de nos tornar mais ansiosos, às vezes estimulando o desenvolvimento de transtornos de ansiedade completos.

Estas são apenas algumas das maneiras pelas quais isso acontece:

  • vício por tecnologias e informaçãoSobrecarga de informação – A internet nos conecta a recursos em todo o mundo, e é fácil pensar que mais informações são sempre melhores, mas há um lado negativo nessa disponibilidade: sobrecarga de informações. Quando nos deparamos com muita informação, ou com muitas opções, ficamos paralisados ​​com a incerteza e o desejo de sempre aprender mais.
  • Notificações – Tudo parece enviar uma notificação, do nosso e-mail para nossas mídias sociais, para os aplicativos que usamos regularmente. Com um fluxo constante de interrupções, é difícil se concentrar em nosso trabalho mais importante, e temos a sensação de que somos puxados em dezenas de direções a qualquer momento.
  • Lidando com a incerteza – Você pode procurar qualquer coisa em um instante, seja o nome do ator no filme que você está assistindo ou como chegar à farmácia em uma nova cidade. Embora essa acessibilidade geralmente seja uma coisa boa, ela também nos deixa menos à vontade com a incerteza em nossas vidas diárias. Queremos uma resposta imediata para tudo, por isso nos sentimos ansiosos sempre que não temos uma.
  • Isolamento social – Com a tecnologia, você pode comprar coisas e lidar com suas responsabilidades sem nunca interagir com outros seres humanos. Infelizmente, isso leva ao isolamento social e nos deixa menos confiantes ao interagir com outras pessoas em um ambiente real. Mesmo as pessoas socialmente competentes podem lutar com a ansiedade social depois de serem usadas para interações puramente online.
  • Julgamento público – Fazer um post de mídia social deixa você vulnerável ao julgamento mundial; em um instante, milhares de pessoas puderam ver sua vida. Essa vulnerabilidade virtual também pode contribuir para nossos sentimentos de ansiedade.
  • Comparação – Nas mídias sociais, muitas vezes vemos nossos amigos e conhecidos postando sobre as incríveis férias que estão prestes a ter, ou a nova promoção que eles tiveram no trabalho. É fácil comparar as nossas vidas às deles, enchendo-nos de ansiedade e um tipo de medo existencial.

O que fazer

Se você está se recuperando dos efeitos da ansiedade impulsionada pela tecnologia, há várias estratégias que você pode tentar para diminuir seus efeitos:

  • 1. Desligue suas notificações – Dirija-se às configurações do seu dispositivo e desligue todas as notificações que você pode ficar para desligar. Em um mundo ideal, você não teria tais interrupções; você pode acessar seus aplicativos individualmente, em seus próprios termos, para aprender coisas novas ou verificar novas mensagens. Dessa forma, sua vida será menos interrompida e você sentirá um melhor senso de controle. Você também terá mais exposição natural à incerteza.
  • 2. Limite sua exposição às mídias sociais – Embora a mídia social possa ser benéfica, é também uma grande oportunidade para comparações invejosas e outros comportamentos que induzem à ansiedade. Em vez de cortar completamente a sua vida, tente restringir sua exposição; para algumas pessoas, isso pode significar diminuir o número de pessoas que você segue. Para outros, isso pode significar excluir metade das suas plataformas atuais.
  • 3. Realize uma dieta de informação – Você também pode entrar em uma ” dieta de informação “, uma mudança de estilo de vida temporária ou permanente destinada a expor você a menos informações em geral. Isso requer que você avalie a qualidade de cada fonte de informação em sua vida, incluindo os aplicativos e sites que frequenta, e elimine a maioria deles. Menos notícias e menos informações podem realmente fazer você se sentir melhor.
  • 4. Exponha-se à incerteza – Finalmente, tente se expor a mais experiências em que o resultado é incerto. Isso pode significar ficar intencionalmente perdido na floresta ou conversar com mais estranhos em seu trajeto diário. Isso ajudará você a aprender a lidar com a incerteza de uma maneira mais saudável.

Conclusão

Como a tecnologia tende a nos recompensar por usá-la, muitas dessas estratégias exigem uma quantidade significativa de autodisciplina, mas valem o esforço. Comece com um e gradualmente vá para os outros. É provável que você comece a sentir seus efeitos positivos em sua vida e ficará motivado para continuar com o processo.

Se você gostou do nosso post, compartilhe ele nas suas redes sociais. Se gostaria de solicitar a Gauchaweb um orçamento para criar ou redesenhar o seu site, gerenciar uma campanha de marketing digital e social, basta enviar uma mensagem. Você também pode ligar ou enviar mensagem por whatsapp para o Fone: (51) 99537-9296.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?