Os brinquedos podem estimular as habilidades motoras das crianças
Desde pequenas, as crianças devem ser incentivadas a brincar, sozinhas, com outras crianças ou com pais e parentes. Mais do que distração e diversão, a brincadeira é uma oportunidade de estimular habilidades motoras finas essenciais para o dia a dia, como escrever, desenhar e até se vestir.
Uma maneira acessível de promover essas habilidades é investir em brinquedos com desconto. Desde blocos de montar até quebra-cabeças, esses itens incentivam a criatividade e trabalham a coordenação motora, sem pesar no orçamento.
Brinquedos e atividades indicadas
Antes de sair às compras, é importante se atentar à faixa etária das crianças e selecionar tanto atividades individuais como as que podem ser feitas em grupo. Dentre as principais indicações, estão:
Desenhar
Para desenhar, a criança precisa segurar o lápis, giz ou caneta e isso a prepara para as próximas etapas da vida, como aprender a escrever. A atividade é bastante simples e tudo o que você precisa é entregar papel, canetinhas, lápis de cor e giz de cera. É igualmente uma maneira maravilhosa de desenvolver e estimular a criatividade.
Modelar com massinha
Por mais que o pequeno ainda não consiga criar formas que façam algum sentido, o movimento de amassar, moldar e apertar ajuda a fortalecer os músculos das mãos, além de melhorar a coordenação. Os pais também podem oferecer moldes para que a criança consiga criar algum desenho e se divirta ainda mais no processo.
Montar blocos
Os blocos de montar exigem que os pequenos usem os dedos para empilhar, encaixar e pegar as peças. Nessa atividade, diversos aspectos são trabalhados, como os músculos das mãos. Ainda, a coordenação entre mãos e olhos é superdesenvolvida, já que essa brincadeira exige bastante atenção. Você pode deixar a brincadeira livre ou incentivar a montagem de algo a partir de instruções específicas.
Montar quebra-cabeça
O quebra-cabeça estimula movimentos precisos e o lidar com peças pequenas. A ideia é desenvolver a concentração e a capacidade de resolver problemas, afinal, a criança terá a missão de encaixar as peças no lugar certo. Opte por modelos adequados à idade do seu pequeno e aumente a dificuldade conforme ele cresce e pega prática na atividade.
Pintura
É muito semelhante ao ato de desenhar e vai permitir que a criança exercite sua criatividade, além de aprender a segurar os pincéis, lápis de cor e canetinhas corretamente. Se for trabalhar com tinta guache, também é uma ótima oportunidade para descobrir texturas e se divertir com a pintura com os dedos.
Brinquedos de rosquear
Esses brinquedos simulam ações de rotação e força, o que ajuda a refinar movimentos específicos dos dedos e das mãos. Quando for pesquisar pelo presente, escolha aqueles que tenham parafusos grandes e fáceis de manusear. Você pode deixar o pequeno explorar livremente ou seguir instruções para completar tarefas.
Miçangas
As meninas mais velhas, a partir dos 7 anos, vão gostar da brincadeira de montar suas próprias pulseiras e colares de miçanga. A atividade parece simples, mas exige concentração para colocar as miçangas no fio de nylon e entender a ordem de montagem e o tamanho da peça.
Dobradura
Pode ser feita em casa com papéis antigos e vai trabalhar movimentos precisos e o controle das mãos. Você pode começar com dobraduras mais fáceis, como fazer um barquinho ou aviãozinho, e depois ir para as mais difíceis, como um balão ou origamis. Só aumente a complexidade quando a criança for ganhando prática.
Colagem
Reutilizar revistas antigas e ainda proporcionar um momento de diversão para as crianças pode ser feito com a colagem. Aqui, os pequenos usam tesouras infantis para recortar o que precisam e a cola escolar para colar seus desenhos em uma cartolina ou papel fornecido com esse intuito. Essa brincadeira é super estimulantes para o desenvolvimento e a coordenação das mãozinhas dos pequenos.
Conclusão
Proporcionar atividades criativas às crianças é mais simples do que parece. Desde materiais básicos, como lápis e papel, até o uso de brinquedos, há inúmeras possibilidades para estimular o aprendizado e a diversão.
O mais importante é estar presente nesses momentos, acompanhando de perto, incentivando a criatividade e celebrando cada conquista. Assim, além de fortalecer o vínculo, você ajuda a desenvolver habilidades essenciais de forma lúdica e prazerosa.
Gostou desse conteúdo sobre habilidades motoras? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Siga Gauchaweb no Facebook e Gauchaweb no Instagram.
Foto de Tuấn Kiệt Jr.