Milhas ou cashback? Qual é o melhor para ter no cartão de crédito

Saiba o que considerar na hora de escolher entre milhas e cashback no seu cartão

O cartão de crédito é uma das principais formas de consumo no Brasil e com isso as operadoras de cartão oferecem diversos benefícios para conquistar e fidelizar novos clientes. Dentre os benefícios estão a possibilidade de juntar milhas para pagar passagens aéreas e cashback para ter uma parte do valor das compras de volta disponível na conta digital.

Na hora de escolher entre cartão de crédito com cashback ou com milhas, você precisa entender como cada benefício funciona, quais são seus objetivos e o seu estilo de consumo. Assim, você pode escolher a melhor opção e se beneficiar das compras realizadas mensalmente em seu cartão de crédito.

Como funciona um cartão de crédito com milhas?

O cartão de crédito com milhas funciona a partir de um programa de fidelidade da operadora. Nesse modelo, o cliente participa de um sistema de pontos em que ele ganha pontos a cada compra e por meio de uma assinatura recorrente e/ou tipo do seu cartão (gold, black, premium, etc).

Com isso, o cliente pode acumular pontos na sua carteira de milhas e assim trocar por passagens aéreas e hospedagens em parceiros. Confira as principais vantagens dos programas de milhas em cartão de crédito:

  • Possibilidade de trocar pontos por passagens aéreas, hospedagens e até por outros produtos e serviços comercializados por parceiros do programa de milhas.
  • Possibilidade de retorno financeiro, já que é possível vender as milhas e ser pago por isso, gerando uma fonte de renda extra.

Se formos apontar uma desvantagem das milhas é a probabilidade de pagar anuidade no cartão de crédito ou ter de consumir um limite específico mensal para isentar a taxa.

Como funciona um cartão de crédito com cashback?

O cartão de crédito com cashback oferece um sistema de recompensas em compras no cartão. Dessa forma, o cliente pode receber uma parte do valor gasto na compra de volta ao fazer uma compra em um estabelecimento parceiro. O percentual de cashback é definido previamente e pode variar de acordo com produto ou serviço, e em possíveis promoções do parceiro.

O crédito obtido com cashback é adicionado à conta do usuário e pode ser usado para diferentes fins, podendo ele fazer o saque do valor ou usar em novas compras. Neste ponto, é importante checar as condições de uso dos valores ganhos com cashback do cartão. Confira as principais vantagens do cashback abaixo:

  • Ganhos recorrentes: o cashback pode trazer um excelente retorno mensal para clientes que realizam compras recorrentes em parceiros do cartão.
  • Possibilidade de duplicar o cashback: fazendo a compra através de parceiros com o cartão de crédito, é possível receber os valores de cashback duplicados.
  • Possibilidade de usar para qualquer fim: em muitos casos, o cashback é depositado na conta do cliente e ele pode usar para o que quiser, inclusive sacar o valor para usar no dia a dia.

Milhas ou cashback: como escolher?

Para escolher o melhor, é preciso entender quais são os seus objetivos e o seu estilo de consumo. A primeira dica é fazer as contas com base no valor mensal médio que você gasta no cartão de crédito. A partir disso, compare quanto é possível ganhar em cashback e acumular milhas. Faça uma cotação de milhas e veja o quanto você teria de retorno financeiro se fosse vendê-las.

Depois avalie os seus objetivos, você pretende usar os valores para viajar? Então, provavelmente as milhas são a melhor opção. Agora se você não viaja tanto e quer ter um valor a mais para usar como quiser, o cashback pode ser a melhor opção.

Considerações finais

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de Luiz Affonso Mehl para o Blog Gauchaweb.

Gostou do nosso artigo com informações sobre milhas e cashback? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Siga Gauchaweb no Facebook e Gauchaweb no Instagram.

Foto de Cup of Couple

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?