Como desenvolver sua imagem através do marketing pessoal

Você dá importância à sua imagem? Sabe como as pessoas lhe veem? Quais as qualidades e características que associam à você? Então, tudo isso faz parte de sua imagem pessoal que, se usada da forma correta, pode lhe ajudar a crescer muito profissionalmente.

Cada vez mais, as pessoas estão buscando construir uma boa imagem, uma marca pessoal estratégica ou seja, o marketing pessoal. Dentre muitas outras vantagens, desenvolver uma boa marca pessoal, permite que se diferencie de outros profissionais e que seja alguém de valor único. Uma boa marca pessoal consegue revelar quem somos, o que oferecemos e o que valorizamos, por isso, é tão importante cuidar da nossa imagem pessoal.

Quais as vantagens do marketing pessoal?

Um bom trabalho de marketing pessoal pode trazer inúmeras vantagens , não só a nível pessoal como profissional, e dentre elas podemos destacar as seguintes: 

  • Aumento da visibilidade

Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, quanto mais se souber valer de estratégias que ajudem a aumentar sua visibilidade, mais longe você chega. Um bom marketing pessoal pode ajudar recrutadores em busca do seu perfil chegarem até você! 

A dica, para garantir mais visibilidade, é procurar manter as redes sociais atualizadas, principalmente, o LinkedIn. E, claro, destaque as qualificações necessárias para reforçar a imagem que deseja transmitir.

  • Mais confiança 

Caso seja um profissional empreendedor, ou mesmo, queira atrair mais clientes para a empresa onde trabalha, um bom trabalho de marketing pessoal também pode ser de grande utilidade, ajudando a transmitir confiança e, dessa forma, facilitando na hora de adquirirem os seus serviços ou produtos. As pessoas preferem comprar de profissionais que passem credibilidade. 

  • Credibilidade na área de atuação

Não tem como falar em marketing pessoal e suas vantagens sem citar a credibilidade. Quanto mais pessoas lhe conhecerem e acompanharem a sua carreira, mais credibilidade conseguirá transmitir. 

Um bom trabalho de marketing passa pela imagem de autoridade em um determinado assunto,  com isso aumentando o nível de reconhecimento, não só diante de outros profissionais, mas também de outras empresas.

  • Mais possibilidades de trabalho

Que empresa não quer ter os melhores profissionais em seu quadro de colaboradores? Assim sendo, se conseguir se destacar, naturalmente, abrirá muitas portas, ou seja, mais oportunidades de trabalho.

É inegável que um bom marketing pessoal proporciona mais chances de crescer profissionalmente. Quantos excelentes profissionais nunca saem do lugar? Acredite, na maioria das vezes é única e exclusivamente por não investirem em um marketing pessoal.

Como desenvolver o marketing pessoal?

Ao contrário do que muita gente pensa, criar e desenvolver uma marca pessoal não é nenhum bicho de sete cabeças, basta acreditar em si mesmo, saber suas principais qualidades e conhecer as ferramentas certas. Para isso, algumas dicas podem ajudar, tais como:

  1.   Tenha foco

Trabalhar seu marketing pessoal exige foco, é preciso, antes de qualquer coisa, se encarar como um produto a ser vendido. Tal como qualquer produto, precisa saber suas qualidades, características, utilidades.

Pense na imagem que quer passar para as pessoas e trabalhe um conteúdo baseado nela.

  1.   Aposte em storytelling

Uma estratégia, que costuma dar muito resultado, é apostar storytelling para fortalecer o seu marketing pessoal. Para quem não sabe, storytelling é a técnica de contar histórias e, nesse caso, teria como objetivo atrair atenção e gerar uma conexão emocional com as pessoas. Pode ser sua própria história de vida, ou mesmo, alguma experiência que tenha mudado sua vida.

  1.   Use vídeos para gravar a si mesmo

Atualmente, os vídeos têm a preferência dos internautas, e prova disso são as muitas ferramentas constantemente lançadas nas mais diferentes redes sociais, visando facilitar o uso desse tipo de conteúdo. 

Por isso, a dica é se valer das ferramentas mais reconhecidas nessa área, como a Movavi Screen Recorder, para quem quer um resultado mais profissional, com vídeos para aulas, webinars, apresentações, por exemplo, ou das oferecidas pelas próprias redes sociais. O importante é garantir que o vídeo seja dinâmico e ajude a reforçar sua imagem como referência dentro de seu nicho.

  1.   Seja verdadeiro

E, claro, não adianta investir em conteúdos e criar os vídeos mais fantásticos se não conseguir passar verdade. As pessoas percebem quem é verdadeiro e as que mais se destacam são aquelas que têm traços de autenticidade, valores fortes e bem definidos, por isso é tão importante garantir que consiga passar verdade.

Para isso, evite copiar outros profissionais e busque em você os próprios diferenciais, reforçando-os. 

  1.   Demonstre empatia

E não tem como criar uma boa imagem pessoal sem que isso não passe pela empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, extremamente valorizada hoje em dia, e diretamente ligada à inteligência emocional. É preciso saber que essa habilidade é considerada essencial na construção de uma boa imagem, tanto pessoal como profissional. 

  1.   Seja claro 

Um bom marketing pessoal pede uma excelente comunicação. É fundamental saber se comunicar de forma clara, saber usar bem as palavras. 

Como fazer marketing pessoal nas redes sociais?

Atualmente, ter presença digital se tornou essencial para quem quer melhorar seu marketing pessoal, porém, é preciso se valer de um planejamento, desde o objetivo pretendido, a forma de se comunicar, as plataformas de redes sociais mais adequadas, o tipo de conteúdo a ser trabalhado.

Quanto ao conteúdo, é muito importante que, dependendo da sua profissão, você pense duas vezes antes de publicar uma determinada foto, vídeo, ou ainda, toque em tópicos sensíveis ou polêmicos.

Atualmente, as redes sociais são a principal ferramenta de marketing, portanto, toda cautela é pouca na hora de publicar determinados conteúdos. Jamais esqueça que as redes sociais são uma representação online do que você é e pensa, por isso, fuja de assuntos polêmicos, como religião, política, enfim, que possam incidir diretamente sobre a sua imagem.

Considerações finais

E é isso, como podemos ver, uma boa imagem pessoal pode lhe ajudar a melhorar sua imagem perante o mercado, por isso, é tão importante investir em marketing pessoal, sabendo usar as ferramentas e técnicas certas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Luiz Affonso Mehl para o Blog Gauchaweb.

Gostou do nosso conteúdo com dicas sobre marketing pessoal? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Siga Gauchaweb no Facebook e Gauchaweb no Instagram.

Imagem de pch.vector no Freepik

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?