A ouvidoria é uma parte fundamental de qualquer empresa que visa construir um relacionamento com seus clientes.
Isso porque, quando o comprador encontra algum problema, ele precisa saber que dispõe de canais eficientes de comunicação para que seu transtorno seja resolvido o mais rápido possível.
Sendo assim, cada vez mais a ouvidoria tem sido usada como uma forma de marketing, visando criar um bom relacionamento com os clientes.
Afinal de contas, cada vez mais os clientes têm exigido e valorizado companhias que se dispõem a ter um diálogo aberto, eficaz, rápido e eficiente com seus clientes.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o marketing conversacional, através da ouvidoria de sua companhia.
Com isso, será possível construir uma boa imagem de sua empresa, bem como uma boa gestão, mesmo que não seja formado em cursos para gerente comercial, por exemplo.
A Ouvidoria como um dos pontos do marketing conversacional
Antes de mais nada, para entender porque a ouvidoria tem sido um dos pilares do marketing conversacional, o primeiro lugar é entender do que se trata esse tipo.
Pois bem, esse nada mais é do que um tipo de marketing que usa uma determinada estratégia para estabelecer uma experiência mais humanizada com o seu público.
Por meio da tecnologia, ela cria diálogos reais e personalizados, auxiliando no processo de decisão de compra.
Ou seja, ao integrar esse sentido a um tipo de ouvidoria, a ouvidoria hospitalar, por exemplo, é possível observar que através desse setor, uma companhia pode construir um bom relacionamento com seus clientes.
Além de estabelecer um canal aberto de comunicação, através de redes sociais com a ajuda dos assistentes conversacionais, os chatbots.
Marketing Conversacional: quais seus benefícios?
Assim como já mencionado anteriormente, o principal objetivo desse tipo de marketing é justamente criar um relacionamento valioso para com os clientes.
Uma vez que no mercado atual, o pós-venda e o tratamento dado a problemas relacionados ao produto, muitas vezes conta muito mais do que ter um preço mais barato ou um ítem de qualidade.
Ou seja, na prática, isso quer dizer que o cliente valoriza muito mais um atendimento e um pós de qualidade do que preços menores e produtos melhores.
Muitas vezes, ao procurar um produto para consumir, o cliente irá priorizar marcas mais eficientes, descomplicadas e atenciosas no pós-atendimento, do que preços menores, por exemplo.
Sendo assim, é possível então concluir que o investimento nesse tipo de marketing pode trazer a sua companhia diversos benefícios, assim como investir no curso ead marketing digital.
Portanto, confira a seguir alguns dos principais benefícios que podem ser conquistados através do marketing conversacional.
- Identificação de leads qualificados;
- Redução de custos;
- Aumento da produtividade;
- Humanização e personalização;
- Identificação de padrões de consumo.
Esses são os maiores benefícios de um marketing conversacional feito de uma forma eficiente.
Como funciona e como é aplicado?
Para que seja possível implementar o marketing conversacional em sua companhia, o primeiro passo é buscar por formação ou montar uma equipe qualificada para tal função.
Assim como acontece em outras áreas nas quais palestrantes buscam um curso de oratória, por exemplo.
Além disso, é necessário saber que para que essa estratégia de marketing seja bem-sucedida, é preciso que a empresa conheça sua persona.
Ou seja, para além de saber identificar seu público-alvo, é preciso conhecer seus consumidores e potenciais clientes de uma forma aprofundada, através da coleta de dados.
Ao conhecer de uma forma profunda os seus clientes, é possível identificar quais os melhores canais de comunicação e qual a melhor abordagem para fazer com que esse cliente realmente se sinta acolhido.
Assim, você irá conseguir construir uma relação saudável para que sua empresa construa uma boa imagem no mercado.
De maneira geral, é possível afirmar que a implementação desse tipo de marketing passa por três etapas essenciais. Estas são:
- Atração;
- Qualificação de leads;
- Análise dos resultados.
Ao passar por essas etapas, é possível construir um marketing conversacional de qualidade e eficiente.
Como utilizar o marketing conversacional?
Em suma, é possível usar o marketing conversacional em qualquer rede de comunicação entre sua companhia e os clientes.
Para isso, deve sempre olhar para a melhor plataforma de acordo com o perfil de sua persona, assim como é possível compreender através do curso de registro de marcas, por exemplo.
Sendo assim, é possível usar o marketing conversacional em alguns meios de comunicação como:
- Redes Sociais;
- Call Centers;
- Websites;
- Ecommerce;
- Blogs da empresa;
- Aplicativos.
Dessa forma, ao seguir todos esses pontos, é possível ter uma ouvidoria dentro do marketing conversacional de uma maneira eficiente.
Considerações finais
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.
Gostou do nosso conteúdo sobre ouvidoria? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Siga Gauchaweb no Facebook e Gauchaweb no Instagram.
Image by Racool_studio on Freepik