Logística 4.0 no Brasil

Entenda sobre a Logística 4.0, suas características e benefícios

A logística 4.0 ainda vem dando seus primeiros passos no Brasil. Por estar atrás de países mais desenvolvidos pode ser uma má notícia, porém, é uma oportunidade incrível para aplicar inovações no seu negócio.

Entretanto, pode ser considerada uma vantagem competitiva para traçar em seu plano de negócios.Uma vez que as estratégias e ferramentas utilizadas na logística 4.0 ainda não se popularizaram.O que quer dizer, que o seu negócio pode se destacar e sair na frente dos seus concorrentes. 

O melhor caminho para isso será sempre investir nas tecnologias relacionadas à logística.Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, ao longo desse conteúdo será possível ter mais informações sobre o conceito da logística 4.0. 

Boa leitura!


O que é Logística 4.0

De forma simples, é a evolução da logística tradicional.Ou seja, um produto de transformação digital gerado pela quarta revolução industrial, que tem suas origens baseadas nos desenvolvimentos de tecnologias emergentes.

Contudo, essas novas tecnologias transformam os meios de produção.

Assim como a maneira em que as pessoas vivem e consomem, principalmente nos grandes centros urbanos.A expressão logística 4.0 vem ganhando força por se basear na ideia de aplicar novos recursos tecnológicos e otimizações para os processos logísticos. Etapas que prometem mais velocidade, eficiência e consequentemente redução de custos.


Logística 4.0 no Brasil

O termo logística 4.0 teve origem na Alemanha em 2011.Se tornando uma alta tecnologia e gerando um salto com muitos processos automatizados e digitalizados na indústria e também na logística.

Toda essa onda tecnológica, demorou para chegar no Brasil, além de todos os desafios, o país enfrenta a resistência na importação de inovações, pesquisas e desenvolvimento. 

A realidade é que a maior parte do Brasil tem técnicas e ferramentas da 2ª e 3ª revolução.A boa notícia é que com o nível de automação das empresas crescendo, iremos alcançar a 4ª o mais rápido possível.


Características das Logística 4.0

Muito tem se falado sobre a logística 4.0 e da evolução que ela proporciona para as empresas. Com base nisso, separamos 5 características principais da logística 4.0 que prometem transformar todo o setor. 

  • 1- Operação em tempo real: o monitoramento constante de dados permite que as decisões sejam tomadas de forma instantânea;
  • 2-Virtualização: possibilita uma visualização virtual de toda produção;
  • 3-Descentralização: faz com que o sistema tome decisões de forma automática;
  • 5-Modularização: os módulos de um sistema podem se acoplar e desacoplar com facilidade, uma prática comum na logística, em que as empresas apresentam necessidades diferentes de acordo com o seu modelo de logística.

Benefícios da Logística 4.0

A logística 4.0 visa cumprir as demandas do cliente com qualidade, envolvendo toda linha de produção. As principais ferramentas mais utilizadas são webservices, big data, planejador de rotas, mobilidade, computação em nuvem e analytics. 

Além disso, conta com os seguintes benefícios:

  • Redução de custos logísticos;
  • Satisfação dos clientes;
  • Menos perdas;
  • Otimização na gestão de estoque;
  • Melhora na análise de dados.

Desafios da Logística 4.0

Além das burocracias em todas as etapas dos processos logísticos, o Brasil é um dos países com os maiores desafios logísticos. Isso faz com que a logística 4.0 demore um pouco para se firmar no país. 

Temos como desafios:

  • País com dimensões continentais
  • Dependência quase que 100% de modal rodoviário;
  • Déficit na taxa de investimento destinada ao setor;
  • Frota antiga;
  • Dificuldade com mudanças;
  • Falta de integração com outros setores;
  • Tecnologias ultrapassadas.

A tecnologia e seu impacto na Logística 4.0

A tecnologia atua com o objetivo de otimizar toda cadeia de distribuição, automatizar os processos de logística, eliminar os desperdícios, ganhar tempo, e claro, reduzir os custos.Por meio dos sistemas de computadores, se torna possível programar os movimentos do veículo de acordo com o layout do armazém que foi mapeado previamente.

Já a logística 4.0 tem como base, o investimento em tecnologia a fim de melhorar, principalmente, o controle do estoque, abastecimento de linhas e a análise dos processos.


Como empresas brasileiras podem aplicar a Logística 4.0

A logística 4.0 depende do uso de equipamentos tecnológicos que permitem mais produtividade.Criando fluxos de abastecimento automatizados e que funcionem como uma rede. 

As maneiras mais fácil de implementá-la na sua empresa é:

  • Otimizar a gestão de estoque;
  • Controlar a cadeia produtiva;
  • Movimentar as mercadorias dentro dos armazéns;
  • Auxiliar a gestão de frotas;
  • Aprimorar a atividade de roteirização;
  • Automatizar a operação de distribuição.

Logística 4.0 e modernização da cadeia de suprimentos

Todos os recursos utilizados na logística 4.0 estimulam a agilidade nos processos. Possibilitando uma previsão das demandas mais eficientes do que as obtidas de forma manual. Isso faz com que seja possível minimizar a falta de suprimentos, desperdícios e aumentar o desempenho do negócio.


Considerações finais

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, é hora de começar a se preparar e utilizar a logística 4.0 para melhorar ainda mais a sua empresa e sua marca digital!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Luiz Affonso Mehl para o Blog Gauchaweb.

Gostou do nosso conteúdo sobre logística 4.0 no Brasil? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Deixe um comentário

Open chat
Precisa de um site?
Gauchaweb
Olá!
Precisa de um site, blog ou loja virtual?
Fale comigo agora...