O que é criatividade?
Entendendo um pouco mais sobre este processo contínuo de hipóteses
Criatividade é definida como a tendência de gerar ou reconhecer idéias, alternativas ou possibilidades que podem ser úteis na solução de problemas, na comunicação com os outros e no entretenimento de nós mesmos e dos outros.
Vamos entender um pouco mais sobre este tema muito conhecido por profissionais ligados Ás áreas de comunicação, como o design, a arte, a publicidade e o marketing.
Significado do termo
A origem da palavra é uma mistura de “criar” com “atividade”. Esta informação mostra que não basta ter idéias para ser criativo, mas é preciso dirigi-las para realizar algo. As idéias precisam ter movimento, direção, intenção e preparação.
Se refletirmos sore a evolução humana, veremos que a criatividade tirou o homem da idade da pedra para a tecnologia, por meio de milhares de gestos criativos.
Veja algumas figuras que ilustram a evolução e a criatividade humana:
O Homem que descobriu o fogo, criou a roda, a escrita e a linguagem foi tão criativo quanto Bill Gates e Steve Jobs no uso da tecnologia e da informática.
Entendendo o que é criatividade
Muitas vezes as pessoas afirmam que são pouco criativas. É fundamental enfatizar que não existem pessoas pouco criativas ou sem nenhuma criatividade, mas sim pessoas que estão habituadas a usar totalmente um dos lados do seu cérebro.
Segundo estudos recentes, a criatividade é uma espécie de “click” que ocorre no lado direito do cérebro. De acordo com Cyro Cesar (2014), o nosso cérebro reage de forma especial no momento em que temos uma nova ideia.
Essa reação acontece sob a forma de uma descarga de ondas cerebrais de alta energia, as ondas gama. Outro aspecto a ser levado em conta é que os neurônios do lado esquerdo do cérebro são diferentes dos neurônios do lado direito. Os dendritos, a parte do neurônio que coleta informações, se organiza de forma diferente do lado direito do cérebro, possibilitando conexões diferentes. Estas conexões proporcionam sobretudo, o surgimento de ideias.
Nesses anos todos, ao estudarem o cérebro humano, os cientistas perceberam que quanto maior a massa cinzenta, maior é a capacidade de os neurônios fazerem ligações rápidas e diretas. Isso é o que chamamos de inteligência, mas, paradoxalmente, o cérebro de uma pessoa criativa não segue esse padrão.
Mulheres mais criativas que homens
Além disso, outra informação muito interessante, é que as mulheres são, em geral, 25% mais criativas que os homens, logo fornecem mais idéias ao processo criativo. Mulheres usam mais a imaginação enquanto homens se baseiam mais nas rotinas.
Alguns conceitos de criatividade
Somente depois de muitas leituras e reflexões é possível perceber que para alguns, a criatividade está baseada na habilidade de criar coisas diferentes. Para outros, criatividade está ligada à utilização de métodos de forma a facilitar caminhos e encontrar solução para problemas.
Segundo Kneller (1978), “criatividade é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução, na organização da vida subjetiva”.
Jacques Barzun (1960), afirma que “criatividade é um dispositivo pelo qual propiciamos fáceis satisfações, ao mesmo tempo que evitamos julgamentos necessários”.
Já para José Predebon (2003), “criatividade é a competência de raciocinar construtivamente, pensando o novo/relevante”.
Freud entendia que “a criatividade é uma consequência de uma insatisfação do nosso inconsciente, isto é, se surge um conflito, um problema no nosso inconsciente e o consciente acaba por encontrar uma solução para ele, estamos então perante um comportamento criativo”.
Dentro da empresa, a criatividade não significa a busca de originalidade, mas a busca da solução de problemas objetivos. A Gauchaweb é uma empresa que se baseia no processo criativo para realizar os projetos de criação de sites e campanhas de marketing digital.
Se o seu negócio precisa de consultoria profissional para buscar atrair seus clientes, nossa agência possui ferramentas que irão propiciar um salto evolutivo para a sua marca.
Gostou do nosso post sobre o tema da criatividade? Então siga lendo o nosso blog.