Veja quais as principais medidas para ter uma cadeia de suprimentos sustentável
As mudanças climáticas, uma das maiores ameaças do nosso século, modificaram diversos processos empresariais e industriais, entre eles, a cadeia de suprimentos. Ter uma supply chain sustentável é importante principalmente para o comércio internacional.
Uma cadeia de suprimentos sustentável fornece produtos e serviços de alta qualidade e com impacto ambiental reduzido, além de se preocupar em operar de forma socialmente responsável. Por isso, ela busca soluções práticas que permitam a redução da emissão dos gases do efeito estufa na sua cadeia de processos.
Ou seja, uma supply chain sustentável vai se preocupar em diminuir os impactos sociais e ambientais em todas as etapas, desde a fabricação até a entrega ao consumidor final.
Ela gerencia seus recursos, como matérias-primas, energia e água, de forma sustentável e prioriza o uso de energias renováveis. Ainda, procura parceiros responsáveis, desde a matéria-prima até as embalagens. O aspecto social, com condições corretas de trabalho, diversidade e inclusão, também é fator importante para a escolha dos fornecedores e parceiros.
Quais as principais estratégias para ter uma cadeia de suprimentos sustentável?
É importante lembrar que a cadeia de suprimento sustentável se preocupa em garantir a transparência, as melhores práticas e a eficiência em todos os seus processos e entre as ações que podem ser implementadas. Assim, temos:
Processo operacional claro
As operações da cadeia de suprimentos precisam de visibilidade, ou seja, é necessário enxergar tudo o que acontece dentro e fora do armazém para que as alterações adequadas sejam implementadas.
Para isso, a digitalização é muito importante. Por exemplo, para gerenciar e acompanhar todos os processos de um centro de logística, verificar o status das operações no armazém e seu impacto, é preciso um sistema próprio de gestão do local.
Um exemplo de sistema de gerenciamento de armazéns ou centros de armazenamentos é o WMS, que possui módulos para detalhar as análises de indicadores de desempenho. Assim, programas desse estilo disponibilizam informações para ajudar a melhorar a produtividade e a sustentabilidade.
Centralização das mercadorias
Essa é outra estratégia para uma supply chain sustentável, pois consiste em agrupar toda a mercadoria em um único espaço, o que evita o deslocamento contínuo de caminhões entre as diferentes instalações e, consequentemente, a emissão de CO2.
Armazém automatizável
Atualmente, o setor conta com a ajuda da tecnologia para otimizar os processos e torná-los mais sustentáveis, o que permite aproveitar melhor os recursos e diminuir a emissão de gases tóxicos e causadores do efeito estufa.
Um bom exemplo disso é a adoção de equipamentos de movimentação automáticos, como os transelevadores, que são energeticamente eficientes. Eles deixam de usar combustíveis fósseis e gás altamente poluentes e contribuem para a redução da emissão de CO2 na atmosfera.
Já os transelevadores para paletes são equipados com motor elétrico e regeneradores de energia. Eles devolvem à rede elétrica toda a energia gerada durante as manobras de descida e desaceleração.
Benefícios de ter uma cadeia de suprimentos sustentável
Ter a sustentabilidade como um pilar organizacional vai além de ajudar a diminuir a emissão de gases tóxicos e a emissão de CO2. A supply chain sustentável pode trazer benefícios importantes como:
- diminuição dos custos: empresas que conseguem reutilizar matérias-primas reduzem de forma considerável as suas despesas;
- aperfeiçoamento da imagem corporativa: os consumidores estão mais atentos aos seus hábitos de compra e o que fazer para reduzir o impacto ambiental. Dessa forma, companhias sustentáveis ganham mais reputação e competitividade;
- mais progresso e inovação: empresas que adotam uma supply chain sustentável precisam implementar novos processos e redesenhar suas práticas organizacionais. Com isso, acabam descobrindo novas oportunidades de negócios e se desenvolvem mais, trazendo mais inovação para o negócio.
Pensar em uma cadeia sustentável e responsável socialmente diz muito sobre o futuro das companhias e garante o crescimento das organizações a longo prazo, pois é mais resiliente diante de contextos inesperados e possui maior diversificação, ficando menos dependente de recursos não renováveis.
Gostou do nosso artigo sobre como reduzir o impacto ambiental das operações globais de supply chain? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Siga Gauchaweb no Facebook e Gauchaweb no Instagram.
Image by tawatchai07 on Freepik