Twitter deve entrar no mundo das criptomoedas, saiba como

Rede social prepara integração de pagamentos com criptomoedas

Desde que anunciou a compra do Twitter, o bilionário Elon Musk realizou diversas mudanças na rede social. As mais importantes dizem respeito a corte de custos e monetização, já que o Twitter registrava prejuízos constantes que Musk vai tentar reverter para lucros.

Nesse sentido, o bilionário quer utilizar os ativos digitais como parte de sua estratégia de monetização, pois a comunidade de criptoentusiastas é muito forte no Twitter. Com isso, a rede social poderá aceitar criptomoedas como Bitcoin (BTC) ou até a Dogecoin (DOGE), queridinha de Musk, como pagamentos.

Esse sistema não é novo, mas ainda está dando seus passos iniciais rumo a uma adoção completa no Twitter. Saiba o que já existe de concreto e o que se especula que acontecerá nos próximos anos.

Gorjetas via Lightning Network

Em primeiro lugar, o Twitter já possui uma forma dos usuários realizarem pagamentos a outros usuários em criptomoedas. Trata-se do sistema de gorjetas ou “tips” no inglês, no qual usuários podem recompensar seus criadores de conteúdo favoritos.

O sistema possui uma integração com a Lightning Network, rede de segunda camada do BTC que permite pagamentos mais rápidos e baratos. Como a rede praticamente não possui taxas, os usuários podem usar o tips para enviar até satoshis (que valem centavos de dólar na cotação atual) uns para os outros.

Quem utiliza o navegador Brave também pode enviar recompensas por meio do Basic Attention Token (BAT) para criadores de conteúdo no Twitter. Este navegador oferece recompensas em BAT para quem lê seus anúncios, e os usuários podem gastar seus BATs ou doá-los para outros criadores.

No entanto, esses modelos funcionam com integração ao Twitter, isto é, tratam-se de serviços externos que se conectam com a plataforma da rede social. Hoje o Twitter não possui um sistema nativo de pagamentos que aceite moeda fiduciária ou criptomoedas. Mas isso pode mudar em breve.

Registrando patentes

No final de janeiro, uma fonte ligada ao Twitter comunicou ao jornal Financial Times que a empresa começou a registrar uma série de patentes voltadas para sistemas de pagamentos. Esses registros foram iniciados em diversos estados dos Estados Unidos e todos envolvem a construção de sistemas de pagamentos próprios controlados pelo Twitter.

O objetivo dos sistemas de pagamento é dar aos usuários do Twitter um meio mais eficiente de trocar dinheiro entre si. Em contrapartida, a rede social pode cobrar taxas nas transações e conseguir monetizar parte de sua base de 140 milhões de usuários em todo o mundo.

Um “super app” com criptomoedas

De fato, Musk já revelou que pretende transformar o Twitter numa espécie de “super app” que conte com serviços bancários, e-commerce e outras facilidades. Logo, os usuários poderiam utilizar a rede social como um hub, ficando mais tempo por lá e utilizando mais serviços.

Nesse sentido, os usuários poderão realizar diversos serviços financeiros, como transferir dinheiro uns para os outros na plataforma, sacar seus fundos para contas bancárias verificadas e, possivelmente, abrir uma conta bancária. E entre essas possibilidades, ter a sua própria carteira de criptomoedas.

Isso ocorreu porque quando Musk fez a compra do Twitter, um de seus parceiros na operação foi a Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo. E o CEO da Binance, Changpeng Zhao, o CZ, revelou que a rede social poderia adotar o BTC, a DOGE e também a BNB, criptomoeda da Binance, como meios de pagamento.

Segundo o próprio Musk, a receita do Twitter com pagamentos pode alcançar até US$ 1,3 bilhão em cinco anos. Portanto, o CEO tem um enorme incentivo para aplicar em tecnologias que possam expandir o uso da plataforma nessa direção. E considerando o aumento da adoção das criptomoedas, trazê-las para dentro do Twitter faz muito sentido dentro dessa lógica.

Considerações finais

Em suma, o Twitter tem potencial de virar uma grande plataforma financeira e de negociação de criptomoedas no futuro. Resta ver se os planos darão resultado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Luiz Affonso Mehl para o Blog Gauchaweb.

Gostou do nosso conteúdo sobre a entrada do Twitter no mundo das criptomoedas? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Siga Gauchaweb no Facebook e Gauchaweb no Instagram.

Foto de Rūdolfs Klintsons

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?