5 etapas fáceis para otimizar seu site para o Google

5 etapas fáceis para otimizar seu site para o Google

A otimização SEO fará com que você seja encontrado, entregue tráfego e gere receita.

As primeiras páginas do Google são o melhor espaço para negócios de qualquer lugar do mundo e otimizar seu site é fundamental. Quando se trata de alcançar e ROI orgânico, nenhum outro canal de marketing pode se comparar. Mas, no entanto, apenas 17% das pequenas empresas estão investindo na otimização de mecanismos de busca (SEO), de acordo com um relatório recente. O que ocorre, afinal?

SEO é a maneira comprovada de gerar tráfego para o seu negócio. Como lembrete, o SEO são os processos técnicos e criativos que melhoram a visibilidade do seu site nos mecanismos de pesquisa. Em teoria, todas as empresas on-line estão competindo pelas palavras-chave em seu segmento e um lugar de destaque nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).

Porém, SEO para otimizar seu site não é por acaso. Requer atenção dedicada a palavras-chave, conteúdo, backlinks e design da web. Lembre-se de como 83% das empresas não estão buscando SEO? Sua pequena empresa pode subir rapidamente as classificações de pesquisa com um pouco de pesquisa, paciência e conteúdo da web de qualidade.

Aqui está um guia para iniciantes que vai otimizar seu site em cinco etapas para encontrar, direcionar tráfego e gerar leads com SEO:

  • Realizar análises de mercado
  • Pesquise palavras-chave para segmentar
  • Crie e otimize o conteúdo para SEO
  • Aumente sua visibilidade com SEO fora da página
  • Teste e meça para obter sucesso em SEO

1. Realizar Análise de Mercado

Qual é o seu mercado alvo? Quem é seu público alvo? Qual idioma eles usam para procurar seu produto ou serviço? Uma estratégia de SEO para otimizar seu site e ser eficaz, está enraizada nas necessidades e desejos do cliente. Por exemplo, digamos que você esteja vendendo serviços de desentupimento de esgoto em Porto Alegre. Para gerar os leads mais qualificados, você precisará que suas palavras-chave sejam mais específicas que “desentupimento de esgoto”. Determine se as pessoas estão pesquisando “desentupidora em Porto Alegre“, “empresa desentupidora em Porto Alegre” ou talvez “desentupidora de esgoto em Porto Alegre“.

Em seguida, desenvolva uma lista dos termos de pesquisa mais prováveis. Pesquise sua base de clientes, se necessário. A pesquisa da concorrência também esclarecerá quais termos de pesquisa são mais relevantes. Ferramentas como SEMRush e MOZ permitem examinar a classificação de palavras-chave de outras empresas. Isso lhe dará uma noção de quais palavras-chave você pode competir e como melhor posicionar sua estratégia de SEO no mercado.

2. Pesquise palavras-chave a serem segmentadas

A pesquisa e análise de palavras-chave é fundamental para identificar sua lista de palavras-chave e frases. Isso inclui as palavras-chave de cauda longa – como “sofá secional de couro” – que direcionarão os leads mais interessados ​​e qualificados. Você pode usar o Google Keyword Planner para revisar as classificações de pesquisa de palavras-chave, frases, plurais, singulares e erros de ortografia. Lembre-se de que seu objetivo é replicar o idioma exato que está sendo usado, mesmo que esteja incorreto.

Cultive uma lista das pesquisas mais relevantes e frequentes que correspondem à sua oferta. Como eles se comparam aos termos de pesquisa que você descobriu em sua pesquisa sobre concorrentes? Procure explorar as lacunas de cobertura em palavras-chave ou frases, pois isso permitirá a maneira mais fácil de classificar sua estratégia de conteúdo de SEO.

3. Crie e otimize o conteúdo para SEO na página

Investir em conteúdo de qualidade no site é essencial para o sucesso do SEO. Para que o SEO funcione, ele precisa de palavras-chave para pesquisar. Conteúdo é o que fornece essas palavras-chave. O conteúdo é conhecido como fator “na página” ou “no nível da página”. É também um dos três principais fatores de classificação do Google .

O conteúdo otimizado para SEO é:
  • Mais em vez de mais curto. Neil Patel descobriu que os principais resultados da SERP para blogs eram mais de 2.000 palavras. Quanto mais abrangente a publicação, melhor ela mantém a atenção do usuário, obtém compartilhamentos e melhora o SEO.
  • Simples e coerente. O Google Rankbrain determina o valor do conteúdo por sua legibilidade. O conteúdo facilmente consumível também melhorará sua prioridade com os visitantes do site.
  • Cheio de backlinks. Os backlinks são criados sempre que outro site é vinculado ao seu. O tráfego proveniente de domínios mais autoritativos aumentará sua classificação de SEO e dará credibilidade ao seu site.
  • Recente e consistente. A atualização do Google Caffeine favorece conteúdo recente ou atualizado, assim como os leitores. Todos os sites de alto nível fornecem aos usuários um fluxo de material oportuno.
  • Destaque com o uso de palavras-chave. As principais classificações de pesquisa estão relacionadas ao uso de palavras-chave nas 100 primeiras palavras do conteúdo da página.
  • Use palavras-chave em títulos, metatags e URLs. Um uso completo das palavras-chave é fundamental para superar a concorrência e otimizar seu site. Os usuários adoram ver palavras-chave nos títulos, nas metatags e nos URLs, porque isso permite que eles saibam que estão na página certa.
  • Cheio de palavras-chave e variantes – organicamente. A densidade de palavras-chave é relevante, mas não é exagerada. O algoritmo Hummingbird permitiu ao Google entender um tópico da página com menos palavras-chave. O melhor conteúdo usa linguagem natural, incluindo sinônimos e palavras-chave de longo prazo.
  • Embalado com palavras-chave para as tags de imagem. Adicione palavras-chave a títulos de imagens, texto alternativo e legendas. Verifique se o idioma é descritivo e informativo para os usuários nas Imagens do Google.
  • Disponível para mecanismos de pesquisa via sitemap. Ajude o Google a indexar seu site enviando um mapa do site. Para capacidade de pesquisa máxima, use as ferramentas do webmaster para criar uma versão XML e HTML dos seus sites.
  • Integrado em uma experiência de usuário de qualidade (UX). Web design e arquitetura da informação são um fator nos rankings de SEO. Afinal, ninguém quer visitar um site parecido com o Netscape Navigator de 1997. Para garantir a melhor classificação de SEO, crie um site fácil de usar e navegar.

4. Aumente sua visibilidade com SEO fora da página

O SEO fora da página garantirá que a pesquisa de palavras-chave e a criação de conteúdo não sejam desperdiçadas. Palavras-chave e conteúdo são inúteis sem o tráfego da Web para torná-los relevantes. O SEO fora da página envolve a promoção do seu conteúdo para várias plataformas “fora da página”. Isso ajudará a aumentar o tráfego do site e a reunir backlinks valiosos. Lembre-se de que o principal fator de classificação do Google é o volume de backlinks de qualidade. Você obterá um sério impulso de SEO para otimizar seu site se um desses sites confiáveis ​​tiver um link para você.

  • Compartilhe postagens nas mídias sociais: quanto mais extensas forem as suas postagens, melhor. Ferramentas de mídia social como o Buffer podem ajudar a automatizar esse processo.
  • Entre em contato com os blogueiros: se um blogueiro influente em seu espaço se vincular a você, sua classificação aumentará. Isso também expandirá sua base de leitores. Procure estabelecer um relacionamento com esses influenciadores, interagindo com o conteúdo deles e enviando o seu para eles.
  • Escrever postagens de convidados: as postagens de convidados permitem promover seus negócios por meio de outras publicações do setor ou de outros negócios. Certifique-se de incluir um link para o seu site no rodapé do artigo. Use GuestPostTracker para encontrar blogs que aceitam postagens de convidados.
  • Envie respostas para o Quora: com 4,6 milhões de usuários registrados, o Quora pode ser uma excelente fonte de tráfego na web. Evite a linguagem promocional aqui e forneça respostas valiosas aos leitores em seu espaço. Adicione um link a uma postagem de blog correspondente no seu site e na sua biografia do perfil.
  • Comentar em outros blogs: quando se trata de envolvimento do blog, dê antes de você. Os comentários do blog em seu nicho ajudam a criar relacionamentos com outros blogueiros, a direcionar o tráfego direcionado do site e a garantir que o site seja indexado repetidamente.
  • Contribua para plataformas de blogs: Medium, StumbleUpon, Indiblogger e muitos outros são ótimos lugares para distribuir seu melhor conteúdo para um público interessado.
  • Crie conteúdo de vídeo: a tradução do seu conteúdo para o YouTube dá acesso a 3 bilhões de usuários diários. Atualmente, o Google está priorizando vídeos, para atingir seu público-alvo com vídeos divertidos e educacionais relacionados à sua marca.

5. Teste, meça, ajuste para o sucesso de SEO

O SEO para otimizar seu site está sempre em fluxo, portanto, você deve avaliar regularmente o impacto da sua estratégia de SEO. Isso significa analisar o tráfego da Web, o desempenho individual das palavras-chave e a classificação do seu mecanismo de pesquisa. Você está acompanhando suas metas de tráfego na web, classificação de pesquisa ou conversões? Use a linha de base antes de implementar sua estratégia de SEO e verifique os resultados toda semana. Ferramentas como RankTrackr e Moz ajudarão a rastrear as classificações do site por local, monitorar seus concorrentes e traçar um gráfico para o sucesso de SEO. O velho e bom Google Analytics também tem sua importância.

Conclusão

O sucesso do SEO para otimizar seu site não pode ser realizado da noite para o dia. Para ser eficaz, uma estratégia de SEO exige um investimento inicial e um esforço contínuo. Para subir no ranking de pesquisa, invista tempo e atenção nos seus elementos de SEO on e off page. Participe de qualquer atualização de SEO rapidamente, acompanhe sua posição ao longo do tempo e continue refinando sua estratégia. Se efetiva, a visibilidade que você ganha com seu público será muito lucrativa.

Se você precisa organizar uma estratégia de SEO para o seu site, de forma profissional, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?