Google Discover: tráfego orgânico com conteúdo de qualidade

Saiba mais sobre o Google Discover, uma ferramenta do Google que pode transformar seu blog em um sucesso de tráfego

Você conhece o termo Google Discover? Ou pelo menos já ouviu falar sobre este serviço do Google em um destes artigos sobre marketing digital e tecnologia? Outro dia estava analisando os dados de tráfego de um dos meus blogs ( https://pescariasa.com.br ). Me deparei com algo muito estranho: uma fonte de tráfego fora do comum estava mantendo pelo menos 30 usuários online no mesmo artigo durante o dia todo, e foi diminuindo no dia seguinte e no terceiro dia, já com 1/4 do volume de tráfego, sumiu do meu painel em tempo real.

Fiquei intrigado com aquele movimento surreal no blog que costumava ter em média, 600 visitas diárias e naquele primeiro dia teve mais de 1.700 visitas, diminuindo para 1.300 e no terceiro dia 900. Como não fiquei satisfeito em apenas aceitar o tráfego, fui mais a fundo na minha investigação. 3.003 dessas visitas foram originadas no Google Discover.

detalhe de desempenho de um blog no discover no search console



Investigação inicial

Primeiramente fui até o meu painel do Google Adsense para ver se o Google havia monetizado meu blog naqueles dias de intenso tráfego. Fiz isso pois queria averiguar se o tal tráfego não era apenas alguma análise do Google no conteúdo. Para minha surpresa percebi que minha monetização diária também triplicou nos 3 dias atípicos no blog.

Em uma segunda tentativa de descobrir de onde saíram aqueles visitantes, fui ao meu painel do Google Analytics e fui até o tráfego de referência. Nesta seção do painel descobri um link para aquelas visitas: googleapis.com. Fiz algumas pesquisas em inglês e descobri alguns artigos, inclusive um artigo do próprio Google falando sobre o Google Discover. Estava descoberto o mistério, e agora minha curiosidade me obrigava a saber mais.

menu discover no painel do search console

Fui até meu painel do Search Console para ver como o tráfego seria reconhecido no painel e tive mais uma surpresa. Ao invés dessas visitas aparecerem no painel de desempenho tradicional, de pesquisa orgânica, um novo menu com nome “Discover” surgiu no meu painel e continha todas aquelas visitas que eu havia acompanhado no Google Analytics dias atrás. Descobri que meu blog havia passado por uma rara experiência para blogs “pequenos” e foi “abençoado” pela gigante americana com alguns dias de fama no feed de milhares de pessoas.

O que é Google Discover?

o que é google discover

O Discover mostra aos usuários uma seleção de conteúdo com base nas interações deles com os produtos do Google. Isso não se limita ao que é publicado hoje. Se acharmos que um conteúdo anterior pode ser interessante para um usuário, o Discover o mostrará.

O Discover também inclui vídeos, placares esportivos, atualizações de entretenimento (como lançamentos de filmes), preços de ações, informações sobre eventos (como os indicados para uma cerimônia de premiação ou as atrações de um festival de música) e muito mais. O Discover é uma central de conteúdo para todos os seus interesses.



Como otimizar o conteúdo do site ou blog para o Google Discover?

Mesmo que suas páginas sigam as Regras de Ouro do AMP, se seu conteúdo não for bom, seu tráfego ficará lento. Claro, um bom design no back-end é importante para o Google mas não é tudo. Em última análise, o marketing digital não se refere a cliques ou exibições de página, mas sim a encontrar os leitores que já estão procurando o conteúdo que você fornece.

Seja você possui uma pequena empresa, uma clínica de saúde ou outro produtor de conteúdo, concentre-se no que o posiciona como especialista confiável em seu campo e comece por aí. Com a curiosidade alta e a concorrência pelo tráfego intenso, as sugestões de conteúdo do Google Chrome podem transformar a maneira como os usuários de dispositivos móveis encontram conteúdo.

A verificação das análises do Google no Google Analytics se enquadra no âmbito geral dos relatórios de marketing digital. Estes relatórios rastreiam todo o comportamento e interações no seu site para adaptar melhor a experiência ao que os leitores ou clientes em potencial estão procurando. Se você encontrar um determinado tipo de artigo ou postagem que aparece nessas sugestões de conteúdo, pode fazer sentido executar um tipo de artigo semelhante no futuro.

AMP chegou para ficar!

Uma coisa em que o Google se concentra nas Páginas Móveis Aceleradas (AMP). Reconhecendo que os usuários de dispositivos móveis esperam a mesma velocidade em seus telefones que recebem em seus laptops, este projeto do Google se concentra em páginas para dispositivos móveis muito rápidas. Imagens e outros recursos da página são carregados apenas quando um usuário passa o mouse sobre eles, e isso resulta em uma experiência móvel mais ágil.

É importante observar que mais de 70% dos “Artigos para você” são páginas AMP. Isso significa que, se você deseja ser incluído nas sugestões de “Artigos para você” do Chrome, precisa converter pelo menos parte do seu conteúdo da web em páginas AMP (se não todas).

Conclusão

É preciso ser honesto sobre o Google Discover. Embora as sugestões de conteúdo do Google Chrome tenham sido lançadas em 2016, não há muitas informações sobre como otimizar especificamente seu site para elas. O Google manteve seu algoritmo em sigilo, e parece em grande parte um mistério como um artigo é escolhido em detrimento de outro.

Mas não fique apavorado ainda. Otimizar o site de forma geral, de preferência com versões AMP, é a melhor maneira de direcionar tráfego para ele, independentemente de ele aparecer ou não nas sugestões de “Artigos para você” do Chrome. Então mãos a obra. Se precisar de ajuda, a Gauchaweb te ajuda!

Gostou do nosso conteúdo sobre o Google Discover? Então compartilhe ele em suas redes sociais. Se você precisa iniciar um site, blog ou comércio eletrônico sobretudo que tenha estas ferramentas poderosas instaladas, solicite orçamento enviando uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296 ( VIVO / Whatsapp ). Siga Gauchaweb no Facebook ou e Gauchaweb no Instagram.



Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?