10 melhores plataformas para criar um blog

10 melhores plataformas para criar um blog

Um guia completo para você criar um blog sem dificuldades e gastando pouco ou até mesmo de graça

Criar um blog é uma das maneiras mais comuns de compartilhar conteúdo na internet atualmente, e definitivamente, uma maneira muito barata. Em alguns casos você poderá até mesmo criar seu blog sem gastar nenhum centavo, desde que suas ambições não sejam tão complexas como ter um domínio próprio ou mesmo ganhar dinheiro com seu blog. Mas se essas forem suas intenções conheça o plano de hospedagem da Hostgator com ótimos preços, domínio e ssl grátis e muitas ferramentas de blog disponíveis para instalação.

Mas o que é um blog afinal?

Um blog (abreviação de “weblog”) é um diário on-line ou site informativo que exibe informações na ordem cronológica inversa, com as últimas postagens aparecendo primeiro. É uma plataforma em que um escritor ou mesmo um grupo de escritores compartilham suas opiniões sobre um assunto individual.



Qual é o objetivo de um blog?

Existem muitas razões para iniciar um blog pessoal e apenas algumas mais fortes para blogs de negócios. Os blogs de negócios, projetos ou qualquer outra coisa que possa lhe trazer dinheiro tem um objetivo muito simples: classificar seu site com mais SERPs do Google, também conhecido como aumentar sua visibilidade orgânica, ou seja, sem gastar com anúncios pagos.

Como empresa, você depende dos consumidores para continuar comprando seus produtos e serviços. Como um novo negócio, você conta com blogs para ajudá-lo a chegar a esses consumidores e chamar sua atenção. Sem os blogs, seu site permaneceria invisível, enquanto a execução de um blog torna você pesquisável e competitivo. Portanto, o principal objetivo de um blog é conectar você ao público relevante. Outra é aumentar o tráfego e enviar leads de qualidade ao seu site.

Quanto mais frequentes e melhores forem as postagens do seu blog, maiores serão as chances de seu site ser descoberto e visitado pelo seu público-alvo. O que significa que um blog é uma ferramenta eficaz de geração de leads. Adicione um ótimo apelo à ação (CTA) e converterá o tráfego do seu site em leads de alta qualidade.

Mas um blog também permite que você mostre sua autoridade e construa uma marca. Quando você usa seu conhecimento de nicho para criar postagens informativas e atraentes, ele cria confiança com seu público. Os excelentes blogs tornam sua empresa mais credível, o que é especialmente importante se sua marca ainda é jovem e é relativamente desconhecida. Garante presença e autoridade ao mesmo tempo.



Conheça agora as 10 melhores plataformas para criar um blog

  • WordPress
  • Blogger
  • Tumblr
  • Strikingly
  • Weebly
  • Site123
  • Medium
  • LiveJournal
  • Sapo Blogs
  • Squarespace

1. WordPress

criar um blog com wordpress

O WordPress.org é o software de blog mais popular do mundo. Iniciado em 2003, o WordPress agora possui mais de 30% de todos os sites na Internet. O WordPress.org é uma plataforma de blog gratuito de código aberto que permite criar seu site ou blog em questão de minutos. É uma solução auto-hospedada, o que significa que você precisará se inscrever em um provedor de hospedagem WordPress. O WordPress é uma ótima opção se você deseja ter controle total sobre o futuro do seu blog.

Nota: É fácil confundir o WordPress.org com o WordPress.com, que é um serviço de hospedagem de blogs.



2. Blogger

criar um blog com Blogger

O Blogger é um serviço gratuito de blogs do Google. Ele oferece uma maneira rápida e fácil de criar um blog para usuários não especialistas em tecnologia.

O Blogger é uma das plataformas de blog mais antigas existentes. Foi lançado pela primeira vez em 1999 pelo Pyra Labs. Mais tarde, em 2003, o Google adquiriu o Blogger e o redesenhou como o produto que conhecemos hoje. Tudo o que você precisa é de uma conta do Google para iniciar um blog gratuito no Blogger.



3. Tumblr

tumblr

O Tumblr é um pouco diferente de outras plataformas de blogs. É uma plataforma de microblog com recursos de redes sociais, incluindo seguir outros blogs, reblogar, ferramentas de compartilhamento integradas e muito mais.

O Tumblr é gratuito com um subdomínio do Tumblr, como https://seublog.tumblr.com. Você também pode conectar um nome de domínio personalizado premium.



4. Strikingly

criar um blog com strikingly

Procurando um construtor de sites e blogs simples de usar? Com o Strikingly, você pode criar belos sites ou blogs responsivos de página única, com uma aparência incrível em computadores e dispositivos móveis.

Surpreendentemente, é uma ferramenta de criação de sites rica em recursos, incluindo o recurso de blog, que permite que pessoas sem experiência criem rapidamente sites modernos e bonitos . É recomendado pelo guru do marketing e autor best-seller Seth Godin.



5. Weebly

weebly

O Weebly é um construtor de sites de arrastar e soltar. É um dos melhores criadores de sites de blog por causa de como é simples de usar. Para adicionar um blog ao seu site e preenchê-lo com ótimo conteúdo, tudo o que você faz é apontar e clicar.

É possível criar um blog em qualquer um dos planos de preços da Weebly , que começam no plano Gratuito e vão até o plano de desempenho para lojas online. Para se livrar dos anúncios do Weebly e fazer com que seu blog pareça profissional, você precisará seguir pelo menos o plano premium inicial.



6. Site123

site123

O Site123 é um construtor muito básico, portanto não é ideal para sites de blogs sérios ou complexos, mas é intuitivo e fácil de entender enquanto você inicia. Você obtém um brilhante recurso de bate-papo ao vivo, perfeito para iniciantes que estão um pouco nervosos ou precisam desse nível extra de suporte.

O Site123 é adequado apenas para blogs pequenos e pessoais. Você inclui toneladas de recursos, mas isso depende da quantidade e da qualidade.



7. Medium

medium

Lançado em 2012, o Medium cresceu e se transformou em uma comunidade de escritores, blogueiros, jornalistas e especialistas. É uma plataforma de blog fácil de usar, com recursos limitados de rede social.

O Medium funciona como um site de rede social onde você pode criar uma conta e começar a publicar seus artigos. Depois de se inscrever, você terá um endereço de perfil como este: https://medium.com/@seublog. Mas você não pode usar seu próprio domínio.



8. LiveJournal

kivejournal

O LiveJournal é uma rede social na qual os usuários podem manter um blog, um diário e se conectar com pessoas que pensam da mesma forma. Se você precisar de recursos mais robustos, como pesquisas e upload de imagens no seu blog gratuito do LiveJournal, considere a possibilidade de atualizar para um plano pago.

Além de blogs, no LiveJournal os usuários podem enviar e receber mensagens privadas, ingressar em comunidades, fazer amizade com outros usuários, etc.



9. Sapo Blogs

criar um blog com sapo

O Sapo Blogs é um serviço gratuito, fácil de usar e aberto a todos os que procuram uma plataforma de divulgação para as suas ideias, opiniões e histórias. No Sapo, os seus posts geram, literalmente, Reações.

Recebe uma notificação sempre que outro autor publicar um post no SAPO com um link para o seu blog. O resultado é que uma pergunta, contra-argumento ou recomendação nunca ficam sem resposta.



10. Squarespace

criar um blog com squarespace

O Squarespace é um serviço de criação de sites que permite criar sites bonitos usando ferramentas fáceis de arrastar e soltar. Ele se concentra nos proprietários de pequenas empresas que procuram uma maneira fácil de criar uma presença online.

Iniciado em 2003, o Squarespace atualmente fornece milhões de sites on-line.

Conclusão

Esperamos que você tenha aprendido algo importante quando se trata de criar um blog. Se você conseguiu iniciar o seu, sua próxima etapa é trabalhar no conteúdo do blog para manter seus futuros leitores satisfeitos e envolvidos. Sinta-se à vontade para conferir nossa base de conteúdo para aprender um pouco mais sobre a importância e o poder dos blogs.

Se gostaria de solicitar a Gauchaweb, um orçamento para criar um blog mais rapidamente por um profissional experiente, basta enviar uma mensagem. Você também pode ligar ou enviar mensagem por whatsapp para o Fone: (51) 99537-9296.



Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?