Qual o melhor curso de design do Rio Grande do Sul?

Criação de Sites em Porto Alegre

Qual o melhor curso de design do Rio Grande do Sul?

maio 4, 2019 Curiosidades RS Sobre Design Gráfico 0
qual o melhor curso de design do rio grande do sul faculdades de design no rs

Qual o melhor curso de design do Rio Grande do Sul?

Essa resposta é difícil então resolvemos te mostrar 10 faculdades de design espalhadas pelo Rio Grande do Sul para você mesmo escolher a sua melhor opção

O curso de design pode ser encontrado no formato de bacharelado ou tecnologia. O bacharelado em design geralmente possui a duração de 8 semestres já o curso de tecnologia em design gráfico pode variar de 4 a 5 semestres. As duas formas de graduação em design são consideradas pelo Ministério da Educação como cursos superiores e possuem grande relevância na economia criativa e no mercado de trabalho.

O design é um dos pilares da chamada economia criativa, na qual indústrias e serviços estão voltados para o bem-estar do consumidor e preocupados em oferecer não só produtos, mas também experiências marcantes. O profissional projeta e cria peças especiais, capazes de tornar uma experiência muito mais prazerosa, como as taças de cristal de desenho diferente para cada tipo de vinho ou bicicletas feitas especialmente para o campo.



Hoje o design é fator essencial para a indústria, principalmente para aquelas que exportam seus produtos. Tanto é que o Ministério da indústria, Comércio Exterior e Serviços lançou há 22 anos o Programa Brasileiro do Design, com o objetivo de promover o desenvolvimento dessa área. Mas no Brasil o mercado para este profissional ainda tem muito a crescer, e para isso é importante que o país possua bons cursos de design nas faculdades e universidades.

Aqui no Rio Grande do Sul há diversas faculdades e universidades públicas e privadas oferecendo o curso de design em seu portfólio. Neste post você poderá conhecer 10 cursos de design selecionados por nós como boas opções para realizar sua graduação.

Confira 10 faculdades que oferecem curso de design no RS

  • Curso de Design da UFRGS
  • Curso de Design da UniRitter
  • Curso de Design da Unisinos
  • Curso de Design da Feevale
  • Curso de Design da UFPEL
  • Curso de Design da UPF
  • Curso de Design da UNIJUI
  • Curso de Design da PUC
  • Curso de Design do IPA
  • Curso de Design da ESPM



1. Curso de Design da UFRGS

O Design da UFRGS foi criado oficialmente em 2005 iniciando suas atividades no primeiro semestre de 2006. Oferece duas habilitações: Design de Produto e Design Visual. A titulação conferida é a de Designer. O ingresso é feito via Concurso Vestibular, quando o futuro aluno já opta pela habilitação que deseja cursar. A partir de 2009 são oferecidas 30 vagas para cada habilitação, com ingresso de 15 candidatos por semestre. A duração do Curso é de 4 anos e meio: 9 semestres. A UFRGS oferece os cursos de design no campus Porto Alegre – RS.

2. Curso de Design da UniRitter

A Graduação em Design da Uniritter se divide em 4 habilitações: Design de Moda, Design de Produto, Design de Interiores e Design Gráfico. Os cursos de Moda, Gráfico e Produto são oferecidos na modalidade Bacharelado ( 8 semestres ) já o curso de Interiores é oferecido no formato de Tecnologia ( 4 semestres ). A UniRitter oferece os cursos de design no campus zona sul e no campus FAPA em Porto Alegre – RS.

3. Curso de Design da Unisinos

A Graduação em Design da Unisinos é baseado no conceito de Design Estratégico. Isso quer dizer que você pode desenvolver a sua carreira criando produtos e peças gráficas e projetando serviços e experiências inovadoras. Essa abordagem ampla acontece por que você aprende a conciliar estratégia e criatividade em busca da melhor solução. Pensar e fazer, tudo ao mesmo tempo. Atividades práticas e turmas fixas permitem um acompanhamento maior do seu desempenho e proporcionam uma noção da sua evolução a cada trabalho. A Unisinos oferece o curso de design no campus Porto Alegre – RS e no campus São Leopoldo – RS.



4. Curso de Design da Feevale

Apto a atuar em um campo amplo e em constante transformação, o bacharel em Design formado na Feevale realiza desde projetos gráficos, editoriais e websites até projetos de sinalização, identidades corporativas e desenho de serviços, sempre buscando como resultado a oferta de experiências extraordinárias para os usuários. Com espaço de atuação cada vez maior devido ao surgimento de novas mídias e a exploração das possibilidades dos canais tradicionais, o designer identifica e supera necessidades de consumo, transformando-as em soluções inovadoras capazes de dialogar com o mundo à sua volta. A Feevale oferece o cursso no campus II em Novo Hamburgo – RS.

5. Curso de Design da UFPEL

O bacharelado em design gráfico da Universidade Federal de Pelotas é uma graduação de quatro anos na área do design que objetiva formar profissionais com foco projetual em identidade visual, design editorial, design de embalagens, ilustração, produção gráfica e envolvimento em projetos de identidade institucional das organizações. O curso é oferecido em sua maioria durante o turno da tarde. O ingresso acontece no início do ano, com 25 vagas. A UFPEL também oferece o Curso de Design Digital focado em desenvolvimento de interfaces digitais nos diversos dispositivos tecnológicos: desde páginas da web até conteúdo para dispositivos móveis. Os cursos são oferecidos no campus de Pelotas – RS.

6. Curso de Design da UPF

A Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) tem origem no Instituto de Belas Artes, uma das instituições que ajudou a formar a Universidade. Por esse motivo, mantém cursos com mais de meio século de tradição, mas com a preocupação constante em acompanhar as mudanças da sociedade. Recentemente, os currículos da maior parte dos cursos foram reformulados para acompanhar a modernidade no campo da comunicação e da cultura. A UPF oferece cursos da área de design no campus de Passo Fundo – RS.



7. Curso de Design da UNIJUI

O curso da UNIJUI prepara você para planejar, executar e administrar projetos gráficos e de produtos, considerando seus aspectos funcionais, estéticos, econômicos, sociais, culturais, ecológicos e ergonômicos. Possui excelência na capacitação profissional do designer, pois proporciona uma qualificada formação generalista em design ao mesmo tempo em que contempla duas ênfases nas áreas de atuação mais demandadas na região de abrangência da UNIJUÍ: ênfase em Design Gráfico e ênfase em Design do Produto. A UNIJUI oferece os cursos no campus de Ijuí – RS.

8. Curso de Design da PUC

Atualmente o conceito da atividade design se estende além da produção de realidades físicas, com material, forma e função definidos, uma vez que envolve atividades de concepção de sistema-produto, bem como conjunto integrado de produto, serviço e comunicação que a sociedade consome. Através do ensino, da pesquisa e da extensão, o objetivo do Curso de Graduação em Design da PUCRS é formar profissionais criativos para atender demandas da sociedade conforme seu contexto econômico, histórico, cultural, tecnológico e ambiental. O objetivo prioritário é formar profissionais para o mercado e não somente professores e pesquisadores.

9. Curso de Design do IPA

A demanda por profissionais com foco no Design de Interiores é uma tendência crescente no mercado nacional e internacional. Já reconhecido pelo MEC, o curso é uma graduação tecnológica em Design de Interiores, sendo que o/a diplomado/a poderá seguir sua carreira posteriormente em pós-graduação stricto sensu ou lato sensu. Sua matriz curricular é estruturada em cinco módulos semestrais, nos quais os/as estudantes adquirem conhecimentos ligados aos campos do Design de Interiores, em uma proposta inovadora que une teoria, técnica e prática constantemente. O curso é oferecido no campus Porto Alegre – RS.



10. Curso de Design da ESPM

A Faculdade de Design da ESPM nasceu de um olhar abrangente para as atuais demandas e expectativas em relação às novas mídias, interfaces, ao panorama econômico e sociocultural brasileiro. Sabe o que isso significa? Que você vai aprender a ser o profissional que o mercado quer hoje e que a sociedade também precisa. Um cara que entende da criação e do negócio do design também.

O Design da ESPM tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar no mercado nacional e internacional com competência, visão crítica e reflexiva. O curso enfatiza o design social e prioriza a formação do aluno através da integração com os diversos universos do saber disponíveis no meio universitário, tendo como diferencial o conhecimento na área de Marketing e Negócios.

Conclusão

Se você gostou do nosso post, compartilhe ele nas suas redes sociais. Se gostaria de solicitar a Gauchaweb um orçamento para criar ou redesenhar o seu site, gerenciar uma campanha de marketing digital e social, basta enviar uma mensagem. Você também pode ligar ou enviar mensagem por whatsapp para o Fone: (51) 99537-9296.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *