O que é Marketing de Influenciadores?

O que é Marketing de Influenciadores?

Uma análise detalhada desta grande ferramenta do marketing

As pessoas têm falado sobre Marketing de Influenciadores. Não vai substituir o Marketing Social ou o Marketing de conteúdo, porque não pode existir sem eles. Se você é novo em mensagens instantâneas e não tem certeza do que isso significa, você veio ao lugar certo. Vamos dividir tudo para você, começando pelo mais óbvio dos pontos iniciais:

O que é Marketing de Influenciadores?

Em sua forma mais básica, o Marketing de Influenciadores é como um híbrido de ferramentas de marketing antigas e novas, tomando a ideia do endosso da celebridade e colocando-a em uma campanha de marketing moderna orientada por conteúdo. A principal diferença é que os resultados da campanha são geralmente colaborações entre marcas e influenciadores.

Influenciadores, ao contrário de celebridades, podem estar em qualquer lugar. Eles podem ser qualquer um. O que os torna influentes é o grande número de seguidores na Web e nas mídias sociais. Um influenciador pode ser um fotógrafo de moda popular no Instagram, um blogger de cibersegurança bem-lido, ou um respeitado executivo de marketing no LinkedIn. Em qualquer indústria, há pessoas influentes e você só precisa encontrá-las. Eles são facilmente reconhecidos por suas centenas de milhares (se não milhões) de seguidores, e esse é o público-alvo que você procura.



O que funciona no Marketing de Influenciadores

Considere cuidadosamente sua abordagem no marketing de influenciadores

  • Organize-se, organize uma estratégia, planeje e oriente, dedique tempo à pesquisa
  • Seja paciente e seja humano – pessoas conversando com pessoas, não empresas conversando com empresas

Desenvolver um cronograma

  • O influenciador prefere chamadas mensais / trimestrais / semestrais ou boletins informativos.
  • Integre-se com sua programação de relações públicas, agendamento de lançamentos de produtos, etc.
  • Envie e-mails em nome de executivos-chave. Planeje horários de viagens para executivos e organize reuniões presenciais

O marketing do influenciador não é

Este é um bom momento para salientar que as mensagens instantâneas não são apenas sobre encontrar alguém com um público e oferecer-lhes dinheiro ou exposição para que possam dizer coisas boas sobre você. É para isso que as celebridades virais existem. Influenciadores são pessoas que gastaram tempo construindo sua própria marca e cultivando sua audiência. Eles serão naturalmente protetores de sua reputação e das pessoas que confiam neles. São pessoas que tiveram paciência e foco para ter sucesso nas mídias sociais, um seguidor orgânico de cada vez – pessoas assim não estão interessadas em um pagamento rápido.

Marketing de Influenciadores também não é sobre pagamentos rápidos. É o mesmo tipo de abordagem lenta e constante que as mídias sociais e o marketing de conteúdo, em que sua campanha não se trata de vender diretamente seus produtos. É sobre demonstrar sua autoridade, credibilidade e liderança de pensamento em seu setor. Trata-se de se tornar sinônimo de tudo o que você oferece, como quando as pessoas dizem que vão tirar um “XEROX” de um documento em vez de copiá-lo.

Com o Social Media Marketing, é um jogo lento de adquirir o tipo de seguidores que serão leais e engajados. É tentador pensar que unir forças com um influenciador vai ser um caminho fácil para os corações e mentes de seus seguidores mas não é tão simples assim. Porque para se aliar a influenciadores, você tem que ganhar sua confiança e respeito. Mas como?

O que não funciona no Marketing de Influenciadores?

Generalizando sua abordagem para encontrar e fazer uso de diferentes influenciadores. Um tamanho não serve para todos os influenciadores: adapte sua abordagem ao influenciador específico.

Basta olhar para a popularidade do influenciador. Influência não significa apenas popularidade, lembre-se de que seu objetivo é obter uma ação específica de seus clientes



Uma Regra Simples: Marketing de Influenciador é Marketing para Influenciadores

Com o tradicional marketing de mídia social, uma marca configuraria sua identidade em qualquer plataforma escolhida e, à medida que o tempo passasse e as bases de usuários crescessem, eles poderiam ver quem eram seus campeões de marca. Ou seja, quem eram os clientes que curtiam e compartilhavam conteúdo ou mencionavam a própria marca em um post. Usuários como esses geralmente seriam mais alimentados, através de atenção pessoal e como parte de um grupo altamente segmentado de todos os campeões da marca. Esforços para comercializar para esse grupo incluiriam maneiras de mantê-los espalhando a palavra.

Um problema com essa abordagem:

Alguns usuários simplesmente não tinham seguidores suficientes para causar muito impacto. Na verdade, a maioria dos usuários não tem. A maioria dos usuários tem uma pequena rede de talvez algumas centenas de amigos e associados que representam todos os gostos e preferências. Enquanto isso, as marcas lutavam para criar conteúdo que esperavam que ressoasse com seus seguidores de alguma maneira significativa, ao mesmo tempo em que permaneciam engajados com as interações do dia-a-dia.

Esta abordagem dispersa ao marketing social produz resultados previsivelmente erráticos. Em vez de tentar cegamente “curtir” gostos e seguidores, ou jogar vários pedaços de conteúdo para ver o que acontece, Marketing de Influenciadores nos diz que nosso tempo é melhor gasto em marketing diretamente para pessoas influentes cujos gostos e desgostos já sabemos – estão bem alinhados com nossos próprios. Isso significa envolver-se com essas pessoas em todas as contas sociais – não apenas seguindo e gostando, mas comentando e demonstrando conhecimento e uma personalidade. Também pode significar criação de conteúdo escolhido a dedo para chamar a atenção dos influenciadores. Embora seja o público de influenciadores que é o prêmio final, o mercado-alvo das marcas compreende os próprios influenciadores.

Ao estabelecer esta base, duas coisas são alcançadas.

  1. A primeira é que, simplesmente interagindo de forma positiva e construtiva nas páginas sociais dos seus influenciadores, você terá acesso antecipado aos seus seguidores. Você não está promovendo nada para eles, mas está mostrando seu rosto como um membro da comunidade, por assim dizer, o que aumenta sua credibilidade.
  2. A segunda conquista é que, eventualmente, quando você propuser algum tipo de colaboração de mensagem instantânea, eles saberão quem você é. Influenciadores não são celebridades, por si só, mas sua vida online pode se parecer muito com a vida real de uma pessoa famosa: muitas interrupções de pessoas que eles não conhecem, querendo um pedaço do seu tempo, seja para elogiá-los ou lançá-los. Você precisa ser capaz de se destacar do barulho de atenção que recebe na forma de e-mails e tweets. Assim, quando você finalmente chegar até eles, eles saberão do que você é, e saberão se você é um bom candidato para o público deles. Se você fez bem o seu dever de casa, ficará tranqüilo sabendo que é.

Se você gostou do nosso post, compartilhe ele nas suas redes sociais. Se gostaria de solicitar a Gauchaweb um orçamento para criar ou redesenhar o seu site, gerenciar uma campanha de marketing digital e social, basta enviar uma mensagem. Você também pode ligar ou enviar mensagem por whatsapp para o Fone: (51) 99537-9296.



Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?