6 maneiras de aproveitar as mídias sociais para a sua marca

6 maneiras de aproveitar as mídias sociais para a sua marca

Projetar uma marca on-line de sucesso depende não só de ideias atraentes, mas também de adaptabilidade

As mídias sociais se tornaram uma constante na vida cotidiana moderna. Hoje em dia não é incomum que os avós tenham seus próprios perfis no Facebook. Isso significa que o marketing nas mídias sociais está começando a ter menos limites sobre possíveis demografias-alvo, e um alcance cada vez maior à medida que o número de usuários nos principais sites de mídia social aumenta.

Dito isso, o domínio do marketing de mídia social depende tanto da mudança constante quanto da paisagem da mídia social em si. Projetar uma marca on-line de sucesso não depende apenas de ideias convincentes, mas também de adaptabilidade.

Sem uma marca dinâmica, os usuários de redes sociais novas e promissoras ou mesmo desatualizadas estarão fora do alcance de sua marca. É por isso que entender alguns aspectos diferentes do panorama atual da mídia social é fundamental para o sucesso do marketing digital.



Confira abaixo 6 maneiras de aproveitar as mídias sociais para a sua marca

  • Comércio social ou sCommerce
  • Agilidade não é mais uma opção, é essencial
  • O conteúdo é rei
  • Mensagens privadas = comunicações de marketing 1 em 1
  • Pagamentos móveis via plataformas de marca
  • Entenda as mudanças que as mídias sociais trouxeram

1. Pagamentos móveis via plataformas de marca

Integrar as compras on-line e o comércio eletrônico nas mídias sociais foi o próximo passo lógico por muito tempo, mas só recentemente foi bem feito e atingiu os níveis mais comuns de adoção. As pessoas agora estão acostumadas com a ideia de fazer compras por meio de smartphones ou tablets, além de comprar novos aplicativos, software ou itens digitais semelhantes.

A inclusão de um componente de vendas baseado na web pode incentivar as vendas e o engajamento. A venda de uma camiseta de marca, por exemplo, é uma maneira direta de integrar o comércio às mídias sociais. Com o Twitter adicionando um botão “comprar” e outros sites de mídia social, isso logo será mais fácil do que nunca.

As opções do sCommerce não precisam ser limitadas a um único domínio das redes sociais, as vendas não são apenas possíveis através do Facebook e do Twitter, mas são facilmente integradas em um site com uma das muitas plataformas disponíveis de criação de lojas na web.

Se você ainda não tem um produto físico para vender, vale a pena considerar promovê-lo nas mídias sociais deve ser fácil depois disso.

2. Agilidade não é mais uma opção, é essencial

Os dias de longas esperas por aprovação e múltiplas cadeias de comando acabaram para sempre. A velocidade da rede social significa que os profissionais de marketing precisam ter autonomia para agir rapidamente e responder a eventos atuais relevantes para obter sucesso. E seus chefes ou gerentes precisam confiar neles; e dar-lhes a liberdade de executar campanhas de marketing espontâneas ou ágeis.

redes sociaisMarketing ágil significa adaptar campanhas de marketing a tendências breves e súbitas ou tópicos sensacionalistas nas mídias sociais. Embora isso pareça basicamente vazio no esquema geral, fazer um esforço para manter-se atualizado, mesmo com tendências fugazes, valerá a pena no nível de engajamento percebido por diversão que sua marca demonstrará. Estas são duas características que seus clientes irão gostar especialmente.

Poucas pessoas lembram do blecaute durante o Superbowl de 2013, mas os blogs ainda estão escrevendo sobre o anúncio da Oreo como uma resposta direta a isso. A chave para o sucesso neste caso claramente não é o conteúdo, mas o tempo de resposta e a relevância. Esses fatores fizeram com sucesso um bom slogan em algo grandioso.



3. O conteúdo é rei

E viva o rei. O marketing de conteúdo tem sido uma parte importante do marketing digital há anos, mas seu valor continua aumentando e dificilmente é algo que qualquer pessoa no mundo da publicidade on-line possa se dar ao luxo de ignorar mais. Criar o tipo de conteúdo, seja um post de blog, vídeo, imagens, infográfico, post de mídia social ou qualquer outra coisa que inspire os usuários a transmiti-lo para suas próprias redes sociais está rapidamente se tornando o método mais importante de marketing em geral.

publique sua marca nas redes sociaisAntes de criar seu próprio conteúdo, vale a pena observar o que está sendo mais compartilhado em sites como o Buzzfeed ou o Upworthy. Esses sites, juntamente com alguns outros, dominam a arte de criar conteúdo viral.

Você, é claro, gostaria que seu conteúdo fosse viral. Competir contra todos os outros online com esse mesmo objetivo tornará difícil, mas o conteúdo se torna viral por um motivo. É algo que as pessoas não querem apenas ver, mas querem mostrar a outras pessoas. Prestar atenção às coisas que já estão sendo amplamente compartilhadas e tendências em cada um desses itens deve fornecer um instantâneo das características que inspiram as pessoas a compartilhar e pode dar a você um excelente ponto de partida.

4. Mensagens privadas = comunicações de marketing 1 em 1

Mensagens privadas no Twitter, Facebook, Snapchat, Whatsapp e muitas outras plataformas são algo que a maioria dos profissionais de marketing ainda precisa tirar vantagem, exceto talvez por clientes de mensagens diretas que poderiam postar informações confidenciais ou precisar de um acompanhamento 1 em 1.

No entanto, dados os últimos lançamentos de tecnologia e plataformas populares, os usuários estão começando a esperar uma experiência mais personalizada, mesmo quando se comunicam com grandes marcas. E os gerentes da comunidade e outros profissionais de marketing precisam entender e aproveitar isso, oferecendo suas próprias interações personalizadas.

Algumas funcionalidades dessas plataformas permitem que mensagens direcionadas de forma privada beneficiem o público. Tomemos, por exemplo, as inúmeras respostas “engraçadas” deixadas por grandes marcas no Facebook. Não tenha medo de ter senso de humor também. Atenda primeiro às necessidades dos seus clientes, mas se você for acima e além, sua audiência prestará atenção.

5. Pagamentos móveis via plataformas de marca

Permitir que seus clientes interajam com sua marca no celular é o primeiro passo; seja por meio de seu próprio aplicativo, de um aplicativo de terceiros ou simplesmente de um navegador para dispositivos móveis. Além disso, se for aplicável (por exemplo, você já tem uma presença de comércio eletrônico ou vende produtos on-line), a configuração de opções de pagamento móvel pode ser uma grande conveniência para seus clientes.

Na verdade, ser capaz de comprar on-line pode ajudá-lo a construir um relacionamento mais sólido e duradouro com sua clientela existente e futura. Quase todo mundo aprecia a conveniência.



6. Entenda as mudanças que as mídias sociais trouxeram

social médiaA velocidade com que o mundo da mídia social se movimenta pode ser vertiginosa; e às vezes, pode parecer que tudo que você pode fazer como um profissional de marketing é acompanhar. No entanto, isso não é suficiente. Estar à frente das tendências e inovar a si mesmo pode ser o que faz toda a diferença para sua empresa ou para as marcas em que você trabalha.

As novas tecnologias digitais estão tornando o início de seu próprio negócio mais fácil do que nunca. Assim, saber quais tendências e conceitos irão dominar as mídias sociais em 2019 é um conhecimento essencial que ajudará a promover sua carreira.

Conclusão

Como você pode ver, as mídias sociais possuem um papel importante no marketing digital e nos negócios do mundo moderno. Saber como apresentar sua marca nesse ambiente competitivo e em constante mudança é uma necessidade essencial. Invista em marketing digital e mídias sociais. Espero que este artigo tenha ajudado você a ter uma ideia mais clara do significado da importância das mídias sociais para o marketing.

Entre em contato e solicite orçamento de Web Design e Marketing Digital. Temos prazer em compartilhar conhecimento e gerar resultados para o seu negócio.

Envie uma MENSAGEM ou ligue (51) 99537-9296. Se preferir envie mensagem pelo nosso whatsapp neste mesmo número.



Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?