Como criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo

Como criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo não é uma “boa ideia”, é um requisito

Uma pesquisa recente do Content Marketing Institute descobriu que mais de 80% dos profissionais de marketing B2B (business to business) dizem ter uma estratégia de marketing de conteúdo. Destes, apenas um terço documentou essa mesma estratégia de marketing de conteúdo. Vamos consertar isso.

Na prática, é claro, criar um plano de marketing de conteúdo totalmente funcional requer tempo e esforço significativos. Veja abaixo 7 passos para criar uma estratégia de marketing de conteúdo para o seu negócio.

Por que o marketing de conteúdo?

Talvez mais importante do que entender o que é marketing de conteúdo é entender por que o marketing de conteúdo é importante para o seu negócio. Primeiro precisamos entender os quatro passos do ciclo de compra.

blog de marketing de conteúdo

Consciência

Antes da conscientização, um cliente pode ter uma necessidade, mas não sabe que existe uma solução.

Pesquisa

Uma vez que um cliente esteja ciente de que existe uma solução, ele realizará pesquisas para se educar. Por exemplo, um comprador de carro tentará descobrir que tipos diferentes de carros existem e qual deles atenderá às suas necessidades.

Consideração

Nesse ponto, o cliente começa a comparar diferentes produtos de diferentes fornecedores para garantir que eles obtenham um produto de alta qualidade por um preço justo.

Comprar

Finalmente, o cliente toma sua decisão e avança com a transação.

A publicidade tradicional e o marketing são ótimos quando se trata das segundas duas etapas. O marketing de conteúdo explora os dois primeiros estágios do processo de compra, aumentando a conscientização sobre soluções e educando os consumidores sobre um produto que talvez nunca tenham considerado antes.

Aqui está um resumo de cada uma das sete etapas da criação da estratégia de marketing de conteúdo que seus clientes AMARÃO:

  • Determinar objetivos para o marketing de conteúdo
  • Qual é o seu diferencial?
  • Meça o potencial do seu conteúdo de marketing
  • Defina seu público
  • Necessidades da audiência de pesquisa
  • Criar um plano de execução de conteúdo
  • Criar um plano de ampliação de conteúdo

1. Determinar objetivos para o marketing de conteúdo

Por que você está fazendo isso? O que o conteúdo vai fazer pela sua organização? Criar consciência? Gerar leads? Melhorar a lealdade e retenção?

Lembre-se: o objetivo não é ser bom em marketing de conteúdo. O objetivo é ser bom nos negócios por causa do marketing de conteúdo.

2. Qual é o seu diferencial?

O que você criará no seu programa de marketing de conteúdo que o diferencie? Há um enorme excesso de conteúdo (e mais a caminho). Você será desproporcionalmente útil? Você vai criar utilidade? Você será desproporcionalmente motivacional, inspirador ou não? Qual é o coração e a alma do seu programa de conteúdo?

Lembre-se: dê a si mesmo permissão para tornar a história MAIOR.

3. Meça o potencial do seu conteúdo de marketing

Seus objetivos ditam suas métricas. Se você está tentando gerar consciência, meça isso. Use as métricas de marketing de conteúdo  para criar uma estrutura de medição que seja importante.

Lembre-se: se você quiser acompanhar o comportamento, você deve fazer algo rastreável.

4. Defina seu público

Seus objetivos também ditam seu público. Use personas para modelar as audiências para o seu marketing de conteúdo. Entenda-os como você entende sua família.

Lembre-se: você não é seu público alvo.

5. Necessidades da audiência de pesquisa

O que o seu público precisa saber de você? Use a pesquisa e as mídias sociais, além de conversas com os clientes e sua equipe interna (vendas e atendimento ao cliente, especialmente) para entender melhor as informações e os requisitos persuasivos de seus clientes. Em seguida, organize essas necessidades por persona e estágio de funil para criar um mapa do conteúdo necessário.

Lembre-se: não se contente com dados, obtenha insights reais (isso requer conversas de clientes, não apenas mineração de planilhas)

6. Criar um plano de execução de conteúdo

Use personas e conversas de clientes para determinar as modalidades de conteúdo ideais. Onde e como seu público consome informações? Entenda que, dependendo do estágio do funil, os clientes precisarão de diferentes tipos de conteúdo. Crie um plano que mostre o conteúdo que você criará diariamente, semanalmente, mensalmente e trimestralmente.

Lembre-se: sempre defina calls-to-action. O que você deseja que seus consumidores de conteúdo façam em seguida?

7. Criar um plano de ampliação de conteúdo

A realidade é que apenas criar conteúdo não é suficiente. Em muitos casos, você precisa amplificá-lo. Você precisa comercializar seu marketing. É aqui que as mídias sociais podem ajudar bastante. Também reconheça os muitos lugares (e muitas pessoas: clientes, funcionários, influenciadores) que podem ajudá-lo a ampliar seu marketing de conteúdo. 

Lembre-se: conteúdo é fogo: mídia social é gasolina.

Espero que você se beneficie desta apresentação e estrutura para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo. Se você gostou deste conteúdo mas não sabe como iniciar, você pode solicitar um orçamento de planos de marketing de conteúdo conosco. Envie uma MENSAGEM ou ligue (51) 99537-9296. Se preferir envie mensagem pelo nosso whatsapp neste mesmo número.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?